quinta-feira, 22 de maio de 2014

Projeto ‘Cinesolar’

21/05/2014 16h05 - Atualizado em 21/05/2014 16h13

Projeto ‘Cinesolar’ leva cinema aos moradores de Capão Bonito

Estação móvel de projeção funciona com energia da luz natural.
Outras cidades da região também irão receber o projeto.


Do G1 Itapetininga e Região
Moradores de Capão Bonito (SP) tiveram a oportunidade de participar de uma sessão gratuita de cinema. A cidade que não tem uma sala de projeção recebeu o projeto 'Cinesolar'. Em uma tela montada na Paróquia São Paulo Apóstolo, adultos e crianças conferiram o longa-metragem brasileiro “Saneamento Básico – O Filme”, de Jorge Furtado.
Além de cinema, o projeto também trabalha a sustentabilidade já que toda a projeção usa a energia solar para funcionar. Em uma estação móvel, os organizadores têm percorrido o país. Ele já passou pela Bahia e por Brasília (DF). Agora chega ao estado de São Paulo. Além de Capão Bonito, 20 cidades vão receber o grupo, entre elas, Ribeirão Grande (SP) e Itapeva (SP).
De acordo com a coordenadora do projeto, Cynthia Alário, a ideia da unidade sustentável itinerante de cinema surgiu a partir da falta de salas de cinema no Brasil. “Hoje a gente tem um problema com a falta de salas de cinema. Não só de salas, mas equipamentos culturais no geral. Então, a ideia surgiu de trabalhar a proposta de acesso à produção cinematográfica brasileira e atrelar ao conceito da sustentabilidade. Assim surgiu o Cinesolar, que é uma estação móvel de arte, sustentabilidade e cinema”, comenta.
Além da energia solar, o estrutura itinerante também vem com os conceitos de preservação do meio ambiente. De acordo com outro participante da criação do projeto, Paulo Perez, a ideia que surgiu na Europa, mas logo ganhou a cara do Brasil. “A maior parte da estrutura foi construída a partir do reaproveitamento de objetos e peças descartadas em lixões e desmanches. Já a decoração do veículo foi feita por um artista plástico que usa uma técnica de grafitar as próprias plantas, usando elas como estêncil... isso para deixar com a cara do Brasil”, ressalta.
Além das sessões de cinema, o projeto também desenvolve oficina para confecção de instrumentos usando objetos reutilizáveis. De acordo com o músico Guilherme Folco, que também integra o grupo, o objetivo é realmente discutir a sustentabilidade. “Essa ideia, assim como a transformação de energia renováveis, é usar materiais recicláveis. Isso tudo falando da sustentabilidade”, diz.
Programação
Ribeirão Grande
Sessão de cinema com o CINESOLAR (atividade aberta ao público)
Quarta-feira (21), às 19h
Salão de Eventos (Rua Joaquim Vitorino de Proença, 75 – Centro)
Entrada gratuita
Cinesolar (Foto: Divulgação/Cinesolar)Cinesolar percorre cidades do interior paulista (Foto: Divulgação/Cinesolar)