sexta-feira, 2 de maio de 2014

Fundema "respira" com nova audiência pública

Fundema "respira" com nova audiência pública

Governo Udo cede e propõe nova discussão sobre a extinção da fundação

Daiana Constantino 
JOINVILLE

A emenda proposta pelo vereador James Schroeder (PDT) pela manutenção da Fundema (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Joinville) ganhou força, esta semana, após o apoio de entidades ligadas ao meio ambiente. Havia a deliberação na base governista pela extinção do órgão, porém, ontem, o prefeito Udo Döhler aceitou reavaliar a proposta – talvez a mais polêmica da reforma administrativa.

Rogério Souza Jr./ND
Emenda pró-Fundema foi apresentada, na última terça, na Comissão de Finanças

Udo esteve reunido com a base governista, entre terça e quarta, para tratar do assunto. Diante da emenda de Schroeder, que também é da base, foi sugerida a realização de audiência pública para debater pontos específicos da reforma, como a extinção da Fundema.
A audiência pública foi agendada para o próximo dia 22, às 19h30, na Câmara de Vereadores. A realização do evento foi confirmada, ontem, em votação nas comissões de Legislação e de Finanças.
Líder de governo na Câmara, Rodrigo Fachini (PMDB) foi o encarregado de levar o posicionamento de Udo aos edis. A audiência já havia sido proposta anteriormente, pelo vereador Levi Rioschi (PPS), porém, sendo ignorada naquela situação.
Para colaborar na discussão sobre se o governo mantém ou não a Fundema, o Sinsej (Sindicato dos Servidores Públicos) realizou, ontem, assembleia com cerca de 60 servidores da Fundema. Ficou decidido que os trabalhadores apresentarão proposta detalhada ao prefeito Udo de como reformular os serviços e as ações da fundação, tornando o órgão mais ágil, sem tirar sua autonomia.

Na próxima semana, o sindicato prepara uma reunião de trabalho para afinar a proposta dos servidores e defendê-la na audiência pública. Até lá, o trâmite da reforma na Câmara fica suspenso. Para Schroeder, a “audiência é bem-vinda para discutir as dimensões da reforma”.