terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Retrofit

Indústria e Comércio | Publicada em 24/02/2014 às 11:18:11h
Retrofit: uma maneira sustentável de valorizar construções

AcquaBrasilis aponta os benefícios de realizar sistema em construções e patrimônios históricos.

http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=17715#.Uwxx9fldWT8

A AcquaBrasilis, empresa especializada em reuso de água e captação de chuva, em mais uma atitude sustentável, veem participando da implantação do Retrofit, novo sistema de valorização interna de patrimônios históricos e construções antigas.

O Retrofit valoriza o imóvel, tanto na parte econômica, quanto na parte estética, ou seja, moderniza-se o prédio em suas instalações, adequando as necessidades de cabeamentos (internet / fibra óptica) e também aos conceitos mais modernos de sistema hidráulico, iluminação e elevadores. Com isso, o prédio pode diminuir seu consumo de energia e recursos hídricos, gerando economia para condôminos.

Para a revitalização de arquiteturas preservadas, a AcquaBrasilis trabalha em conjunto a projetistas hidráulicos e arquitetos das encarregadas pelas obras de Retrofit, principalmente, para estabelecer os espaços necessários aos sistemas e também as tubulações e reservatórios que complementam o processo de tratamento e armazenamento da água, de forma que possam instalar nossos sistemas integrando-os ao projeto inicial com menor impacto dentro da obra e, também, na parte estética do prédio e em sua área útil.

“Tanto na parte de consumo, como no esgoto tratado e, ter uma valorização em seu preço de mercado. Podemos pensar também que o Retrofit, quando aplicado em projetos nas regiões degradadas de grandes centros urbanos nacionais, traz revitalização da região e oportunidades de negócios a áreas antes deixadas de lado pela economia da cidade e por seus moradores que evitavam tais áreas”, pontua Sibylle Muller, Engenheira e Diretora da AcquaBrasilis.      

Alguns cuidados devem ser preservados antes de implantar o novo sistema em construções antigas. Qualquer obra em edificações, deve ter prévia autorização dos órgãos responsáveis, como a prefeitura e, também, um estudo profundo dos desenhos arquitetônicos e hidráulicos, para que, uma possível, reforma não prejudique a estrutura do prédio (como visto em alguns casos de desabamento recentemente). Além disso, o estudo prévio possibilita um trabalho mais racional no uso de equipamentos em estruturas já existentes.

O Rio de Janeiro é um exemplo de cidade que implanta o Retrofit em muitas de suas Arquiteturas já construídas, a fim de preservar a estética de construções históricas. Porém, essa ação poderia ter maior incentivo à sustentabilidade se o CEDAE, órgão que cuida do fornecimento de água e tratamento de esgoto, no Rio de Janeiro, fomentasse o uso racional da água e a aplicação de técnicas, equipamentos e sistemas que diminuem o consumo e também, incentivar a substituição de água potável para fins “não-nobres” pela água de reuso ou da água de chuva, durante todo o ano e, não apenas nos períodos de estiagem (inverno) ou maior consumo (verão) de modo a preservar os recursos hídricos naturais disponíveis.

“Sistemas de captação de água de chuva e, também, de tratamento e reuso de águas cinzas permitem um consumo muito menor dos recursos hídricos, trazendo consequente economia na conta de água e vantagens ambientais. O uso racional da água e seu reaproveitamento trazem benefícios para a qualidade de vida da população local, melhorando a vida da comunidade nos grandes centros”, conclui Sibylle.


Por: MKT Comunicação