terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Programa Irati Livre do Tabaco é destaque em estudo internacional

Publicado em 20 de Dezembro de 2013, às 07h29min




Programa Irati Livre do Tabaco é destaque em 





estudo internacional

Para Maria Aparecida Havresko Rutyna, coordenadora do Programa em Irati, é um orgulho receber este reconhecimento

Diário de Guarapuava










Assessoria PMI
    
Programa de Irati envolve uma equipe de profissionais de diversas áreas da saúde (Foto: Assessoria PMI)
O Programa Irati Livre do Tabaco, que desenvolve um trabalho contínuo desde 2007, foi enquadrado pela segunda vez como destaque em uma pesquisa realizada pela University of Alabama at Birminghan (EUA), em parceria com a PUC/PR. Em 2013, o programa atendeu 188 pessoas, com índice de cessação que girou em torno de 70 a 80% dos participantes. 
Para a coordenadora do Programa em Irati, Maria Aparecida Havresko Rutyna, é um orgulho receber este reconhecimento. “Mas acima de tudo devemos continuar os trabalhos que já vêm sendo realizados e atrair também mais pessoas que tenham interesse em parar de fumar”, destaca.
A pesquisa realizada pela University of Alabama at Birminghan é coordenada pela doutora Isabel C. Scarinci, que é também diretora da Divisão de Medicina preventiva da Universidade Americana. O título da pesquisa é “Network for Tobacco Control among Women in Paraná, Brazil”, e destaca o Programa Irati Livre do Tabaco como um dos que mais tem obtido resultados satisfatórios pela alta porcentagem de cessação de fumantes.
O Paraná tem um dos índices mais altos de consumo de tabaco, e a cidade de Irati tem um dos maiores indicadores entre as mulheres no Brasil, cerca de 22%. Estes números preocuparam pesquisadores da Rede Paranaense para o Controle do Tabaco em Mulheres, que buscam as melhores alternativas no tratamento para se livrar do vício.
O Programa de Irati envolve uma equipe de profissionais de diversas áreas da saúde, mas que tem um objetivo em comum que é este tratamento. Estão envolvidos médicos, farmacêuticos, enfermeiros e profissionais da acupuntura.  Os trabalhos relacionados ao Programa Irati Livre do Tabaco retornam no início de fevereiro de 2014.
 Pessoas que queiram participar dos grupos de combate ao consumo do tabaco poderão entrar em contato através do telefone (42) 9969-4946.