terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Uso do espaço público...mediação de conflitos...


08/01/2013 - 19h19

Subprefeito pede bom senso a skatistas e promete adaptações na Roosevelt

RENATA MIRANDA
DE SÃO PAULO

http://www1.folha.uol.com.br/saopaulo/1211936-subprefeito-pede-bom-senso-a-skatistas-e-promete-adaptacoes-na-roosevelt.shtml

A reunião entre o subprefeito da Sé, Marcos Barreto, representantes da Associação Ação Local Roosevelt e skatistas terminou sem resultados concretos sobre o uso do espaço público na praça, no centro de São Paulo. Uma das ações para resolver o impasse entre moradores e skatistas é a realização de pequenas reformas e instalação de placas que orientem sobre o uso do espaço. O projeto foi pensado na gestão do prefeito Gilberto Kassab (PSD), mas não foi colocado em prática.
Renata Miranda/Folhapress
Skates ficaram do lado de fora da sala de reunião que discute uso do espaço na praça Roosevelt (centro de São Paulo)
Skates ficaram do lado de fora da sala de reunião que discute uso do espaço na praça Roosevelt (centro de São Paulo)
Um prazo para a conclusão dessas obras e o valor estimado que elas custarão, no entanto, não foram estabelecidos pela administração municipal. "Ainda é precipitado estabelecermos um prazo, mas acredito que é algo que deve ocorrer nos próximos meses porque não são obras complexas", disse Barreto.
O encontro desta terça (8), que ocorreu em uma sala da base da GCM (Guarda Civil Metropolitana) a portas fechadas, funcionou para informar a nova gestão sobre as principais reclamações e reivindicações referentes à praça.
"Foi um evento de posicionamento para informar o subprefeito sobre a atual situação", diz Jader Nicolau Jr., presidente da Associação Ação Local Roosevelt.
Barreto, há menos de uma semana à frente da Subprefeitura da Sé, disse que a solução dos problemas apresentados --como a discussão sobre a prática do skate no local-- é uma das prioridades do órgão a partir de agora.
Até que as obras sejam concluídas, o subprefeito pede que os usuários do espaço usem do bom senso. Segundo ele, as partes envolvidas no impasse precisarão ter boa vontade e tolerância enquanto os problemas são resolvidos.

Inauguração da praça Roosevelt

 Ver em tamanho maior »
Lalo de Almeida/Folhapress
AnteriorPróxima
Skatista faze manobras na praça Roosevelt
INCIDENTE

A discussão pelo uso da praça Roosevelt vem desde sua reinauguração no fim de 2012. Um vídeo feito na última sexta-feira (4) flagrou o momento em que ao menos quatro guardas-civis metropolitanos se envolvem em confusão e usam spray de pimenta contra skatistas que andavam no local. As imagens mostram um rapaz sendo imobilizado por um GCM --que não estava fardado.
O guarda, apesar de ter sido afastado, continua exercendo atividade interna, afirmou a inspetora da GCM, Lindamir Magalhães. "Os excessos estão sendo apurados e para todo processo existe um tempo legal", justificou a comandante.
De acordo com ela, a orientação para os guardas que atuam na Roosevelt continua a mesma: evitar o mau uso da praça por parte dos usuários.