segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Motoristas culpam ciclofaixas pelo trânsito em SP aos domingos


Postado em 26/11/2012 às 14h40
A principal reclamação é que as ciclofaixas estão em lugares onde normalmente já é difícil de transitar. | Foto: CicloFaixaSP
O aumento de ciclofaixas na cidade de São Paulo é motivo de alegria para quem busca formas alternativas de se locomover, porém as vias têm desagradado alguns motoristas que reclamam do trânsito intenso aos fins de semana.
Já há algum tempo o congestionamento em São Paulo não é mais limitado aos dias de semana em horário de pico. Por isso, muitas pessoas preferem aproveitar a abertura das ciclofaixas aos domingos. Entretanto, nem todos fazem esta opção e, pior, têm colocado a culpa do aumento do trânsito na quantidade de ciclistas que cresceu significativamente na cidade. A principal reclamação é que as ciclofaixas estão em lugares onde normalmente já é difícil de transitar.
No último domingo (25), por exemplo, a situação ficou complicada na região entre a Paulista e a Vergueiro. Em frente à Unip, a reportagem da Folha presenciou discussões entre ciclistas e motoristas. O local era um dos pontos onde ocorria a prova da Fuvest (Fundação Universitária para o Vestibular), o vestibular usado para selecionar os aprovados na Universidade de São Paulo (USP).
Para uma parte dos motoristas, os ciclistas estão atrapalhando. Alguns afirmam que defendem as vias, porém não onde o trânsito é intenso. A falta de estrutura da cidade para a utilização de bicicletas como transporte também é apontada como uma razão.
Até mesmo os ciclistas afirmam que há pontos mais caóticos, porém ressaltam a importância da conquista de um espaço para os ciclistas também durante a semana. "Na Paulista, fica trânsito mesmo. Mas se fosse um espaço permanente, o motorista iria se adaptar", afirmou o fotógrafo e adepto da ciclofaixa Daniel Assis à Folha.
As bicicletas, que deveriam fazer parte do conjunto de soluções para melhorar o trânsito, são apontadas como vilãs. O que se percebe é a intolerância e a falta de respeito com qualquer medida que venha a prejudicar a indústria automobilística.
Enquanto não se melhora as condições da cidade para receber as bikes e realiza-se uma campanha eficaz de conscientização do uso pacífico do espaço público, motoristas e ciclistas saem às ruas aos domingos preparados para a troca de ofensas. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já é mais otimista, segundo a companhia "a utilização delas (ciclofaixas) por mais de 500 mil pessoas já demonstra uma convivência mais harmoniosa na relação bicicletas e demais veículos". Com informações da Folha.
Redação CicloVivo

Leia também