sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Lei antifumo reduz internações

Lei antifumo reduz internações

http://www.destakjornal.com.br/noticias/saude/lei-antifumo-reduz-internacoes-167360/

05 de Novembro de 2012

Estudo mostra que legislações contra o tabaco reduziram em 15% hospitalizações por ataque cardíaco

Uma pesquisa norte-americana observou que leis antifumo conseguem reduzir números ligados ao tabagismo em diversos países. O estudo foi publicado no periódico "Circulation" por pesquisadores da Universidade da Califórnia e do Instituto Nacional de Saúde (NHI) dos Estados Unidos. De acordo com o estudo, leis que proíbem o fumo em bares, restaurantes ou no trabalho reduziram em 15% o número de hospitalizações por ataque cardíaco, em 16% o de internações por acidente vascular cerebral e em 24% o total de atendimentos por problemas respiratórios. A pesquisa mostra que a redução vale também para fumantes passivos.
Os autores analisaram 45 pesquisas sobre consequências de 33 leis antifumo aplicadas em países como os Estados Unidos, Alemanha e Uruguai.
Anvisa vai trocar imagens
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou que cartelas de cigarro vão ganhar imagens mais fortes e chocantes até maio 2013. O diretor de tabaco da Anvisa, Agenor Álvares, afirmou à "Folha de São Paulo" que os direitos de uso das imagens atuais pertencem a pessoas com quem a agência não tem mais contato. Álvares disse ainda que a ideia é causar aversão sem usar sutilezas.