sábado, 1 de setembro de 2012

Casa ecologicamente correta

Fonte: http://www.cbca-acobrasil.org.br/apostilas-e-trabalhos-detalhes.php?cod=64&bsc=


autoria da OCA house:Adriana Cunha et al.




Casa ecologicamente correta

Tipo: Trabalhos
Autor: 
Fonte: UNIVERSIDADE FUMEC
Projeto de alunos e professores da Universidade FUMEC, com estrutura em aço, recebe prêmio internacional e propõe soluções para o aproveitamento de recursos naturais. Projeto estará exposto, até setembro, no Instituto Britânico de Arquitetos, em Londres
As construções sustentáveis, ecológicas e com soluções energéticas eficientes podem reduzir substancialmente os custos e a poluição ao meio ambiente. Empreendimentos com esse conceito utilizam recursos como madeira certificada, materiais reciclados e reaproveitados como papel, plásticos, vidros; terra, bambu, água reaproveitada da chuva, luz solar, entre outros.  
Uma habitação sustentável com eficácia energética, conforto térmico é a solução para preservar o meio-ambiente e contribuir para as baixas emissões de CO2 na atmosfera. Este conceito é proposto por alunos e professores da Escola de Arquitetura da Universidade FUMEC na disciplina “Arquitetura e Sustentabilidade Ambiental”, por meio do projeto Oca House, que propõe o aproveitamento máximo das condições naturais, e o uso responsável do material de construção.
Premiado com menção honrosa recentemente no concurso internacional para estudantes de arquitetura “EcoHouse Student Competition”, proposto pela Concrete Centre e a revista Architectural Press, da Inglaterra, o projeto foi considerado o melhor da América do Sul e ficará exposto, até setembro, no Instituto Britânico de Arquitetos.
Inspirada no conceito de uma oca original, mas adaptada para um tipo contemporâneo de vida urbana, a Oca House foi elaborada para atender ao padrão de uso residencial para uma família, de quatro a seis pessoas. A proposta é criar uma unidade residencial capaz de gerar ou coletar do micro ambiente seus insumos, reciclar seus produtos e gerenciar de maneira eficiente suas funções cotidianas, diminuindo o impacto diário no macro ambiente.
O projeto possui ainda estrutura em aço, que é reciclável, fácil e ágil na montagem, o que resulta em redução de custos. Já para vedações é utilizada a telha Ecotop, produzida com material 100% reciclável, constituído de 25% de alumínio e 75% plástico. Segundo informações do fabricante, o telhado de Ecotop deixa a casa até 30% mais fresca, além de serem mais resistentes que as telhas comuns.
Para ventilação, a oca possui aberturas na base e no alto da estrutura para permitir  A entrada do ar frio e a saída do ar quente. A iluminação fica por conta das venezianas e de parte da cobertura vedada com placas fotovoltaicas - painéis que absorvem a luz do sol - interligadas a uma bateria que produz energia elétrica, que possa ser permutada junto à concessionária.  A energia elétrica captada por meio das placas fotovoltaicas também proporciona o conforto de um banho com água quente. 
Outro recurso natural importante e reaproveitado na Oca House é a água da chuva. Após a captação por meio de calhas situadas no telhado, a água vai para uma caixa de tratamento e, logo após, pode ser utilizada para a lavagem de utensílios domésticos, no jardim, entre outros.    
A solução para o tratamento do esgoto é por meio de um sistema de fossa séptica. Este é o recurso mais adequado, pois consiste em um tanque de tratamento primário de esgoto doméstico no qual são feitas as separações e transformações dos resíduos sólidos em água tratada.  
OCA HOUSEProjeto da Escola de Arquitetura da Universidade FUMEC - disciplina “Arquitetura e Sustentabilidade Ambiental”
Alunos participantes: Adriana Cunha, Bruna Almeida, Marina Domingues, Isabela Furtado, Marilia Mara e Renata Guimarães.
Orientação e colaboração: Arquiteto João Diniz, com a colaboração da professora arquiteta Adriana Tonani