sábado, 28 de julho de 2012

Saquinhos gratuitos para pets são aprovados


bairro a bairro

26/07/2012 21:47

http://www.diariosp.com.br/noticia/detalhe/28805/Saquinhos+gratuitos+para+pets+sao+aprovados

Os moradores da Vila Nova Conceição se reúnem para instalar porta-saco em praça e veem resultado

Renata Asp




Os saquinhos oferecidos na Praça Pereira Coutinho são oxibiodegradáveis














Daniela Souza/ Diário SP

Os saquinhos oferecidos na Praça Pereira Coutinho são oxibiodegradáveis


Parques e praças de São Paulo já oferecem gratuitamente saquinhos ecológicos para auxiliar no recolhimento das fezes de animais de estimação. É o caso da Praça Pereira Coutinho, da Vila Nova Conceição, na Zona Sul. Lá, existem três porta-sacos, que ajudam frequentadores e moradores da região a passearem com seus cães e gatos de maneira consciente.
Assim como em outras praças da cidade, os problemas de sujeira, mau cheiro e desconforto foram solucionados a partir da iniciativa dos moradores.

A Associação de Amigos da Praça Pereira Coutinho se mobilizou e encontrou resultado nos saquinhos oxibiodegradáveis. Eles se dissolvem em aproximadamente 18 meses após o descarte.

“A ideia só deu certo por causa da ajuda dos moradores. São cerca de 30 que contribuem mensalmente com a associação. Apesar de serem poucos, tem dado muito certo”, conta um dos diretores da entidade, Nelson Simbara.

Segundo Luiza Etsuco Omi, que é dona da Banca Vila Nova Conceição, instalada na praça há 25 anos, as campanhas que incentivam a população a recolher as fezes dos animais em lugares públicos devem aumentar. “Toda sujeira que fazemos é de nossa responsabilidade. Cada um deve recolher a sua e a do seu animal. Não é difícil, mas parece que não entendem”, enfatiza.
Os saquinhos gratuitos e oxibiodegradáveis também estão disponíveis nos parques Ibirapuera, Boaçava e Colinas de São Francisco e na Praça Canumá. Na Praça Pereira Coutinho, eles são reabastecidos até três vezes ao dia. “Pena não ter em mais praças da região”, diz a moradora Anielle Sanjar.
Porta-saco/ O mecanismo, que ganhou o nome de Acacabou, vem sendo instalado em áreas públicas da capital desde abril de 2010, segundo a empresa Wesco Equipamentos de Higiene, que o comercializa. Ele pode ser adquirido pelo valor de R$ 170 com 500 saquinhos. Os refis com mil unidades custam R$ 95.