domingo, 17 de junho de 2012

Faculdade de Engenharia tem sistema de iluminação de LEDs


http://www.ufjf.br/secom/2012/06/14/faculdade-de-engenharia-tem-sistema-de-iluminacao-de-leds/

Faculdade de Engenharia - (Foto: Tiago Gandra)
O anel viário da Faculdade de Engenharia recebeu o novo sistema de iluminação (Foto: Tiago Gandra)


A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) apresentou, no último dia 6, o novo sistema de iluminação por diodos emissores de luz, popularmente conhecidos como LEDs (sigla em inglês para Light Emmitig Diode), da área externa da Faculdade de Engenharia, no campus. O evento contou com a presença de uma comissão da Eletrobras, instituição que financiou o projeto.
O grupo de pesquisa do Núcleo de Iluminação Moderna (Nimo) da Faculdade de Engenharia da UFJF vem trabalhando desde 2010 no tema iluminação pública empregando LEDs. Para o doutorando em Engenharia Elétrica Cláudio Rodrigues, o futuro da iluminação está nesta tecnologia. “A utilização de LEDs em iluminação de interiores e também de exteriores é uma tendência, principalmente devido à elevada eficácia luminosa e longa vida útil características da tecnologia.” Ele ressalta que existem outros lugares no país que já possuem iluminação externa utilizando LEDs. “Outros lugares como o Parque Ibirapuera, a Ponte Estaiada em São Paulo e a Ponte Rosinha Felippo em Guaratinguetá já são iluminados com LEDs.”
Além de ter contribuído na elaboração do projeto da nova iluminação da área externa da Faculdade de Engenharia, o Nimo também tem trabalhado no desenvolvimento de drivers para LEDs. “Os drivers são dispositivos eletrônicos necessários para acionamento dos diodos emissores de luz”, explica o professor Henrique Braga, coordenador do Nimo.
As vantagens da utilização da tecnologia LED são muitas, conforme atesta Henrique Braga. Segundo o professor, a nova tecnologia consegue reproduzir a qualidade das cores de forma mais eficaz do que os sistemas tradicionais empregados em iluminação de vias públicas. Comparados à luz solar, que reproduz 100% da qualidade das cores, os LEDs conseguem atingir até 70% de qualidade, ao passo que as lâmpadas de vapor de sódio em alta pressão, tradicionalmente utilizadas, reproduzem apenas 40%. “Isto acarreta muitas vantagens, já que as pessoas podem distinguir melhor formas de objetos, cores de veículos e feições de pessoas.” O professor lembra que, assim como acontece com o olho humano, também a captação das imagens pelas câmeras de segurança se torna mais fidedigna. “O setor de segurança é um dos mais beneficiados.”
Outro ganho está na economia de energia e gastos com manutenção. Além de contarem com um período de vida útil quase três vezes maior do que as lâmpadas de vapor de sódio em alta pressão, os LEDs também proporcionam até 40% de economia de energia. “Além disso, quando o modelo comercial o permite, é possível programar uma redução da intensidade de luz nos horários em que a iluminação é menos necessária, como durante a madrugada”, explica o coordenador.

Adaptar o novo sistema ao antigo posteamento foi uma dificuldade
Uma das dificuldades ao se implantar o sistema de iluminação por diodos emissores de luz na UFJF, de acordo com Cláudio Rodrigues, foi adaptar o novo sistema à distribuição dos postes, já existentes. “A distância entre os postes, o comprimento do braço de sustentação, a altura de montagem e a inclinação da luminária, são parâmetros de projeto de um sistema de iluminação. No nosso caso, todos estes parâmetros estavam ajustados para a utilização de luminárias com lâmpadas de vapor de sódio.” De acordo com ele, o fluxo luminoso emitido pelas luminárias LED é mais direcionado, fazendo com que alguns parâmetros de projeto tenham que ser alterados. “Para garantir um bom nível de iluminamento, em alguns pontos foi necessário que o braço do poste fosse removido o que acabou reduzindo a altura de montagem e corrigindo o ângulo de inclinação da luminária.”
Outro integrante do NIMO, o engenheiro eletricista Pedro Almeida, também doutorando, destaca que o consumo de energia do novo sistema é bastante inferior. “As luminárias LED instaladas são de 157 W, enquanto as antigas utilizavam lâmpadas de vapor de sódio em alta pressão de 250 W.” Ele destaca ainda que o potencial de economia pode ser ainda maior no caso de uma nova instalação. “Se pudéssemos alterar os outros parâmetros de projeto, como por exemplo a distância entre os postes, poderíamos ter um projeto ainda melhor em termos de eficiência energética, ou seja, com uma potência instalada ainda menor.”

Diretor da Eletrobras destaca a importância da nova iluminação
Uma das presenças mais aguardadas para a apresentação da nova iluminação foi a da comissão da Eletrobras, liderada pelo Gerente do Departamento de Projetos de Eficiência Energética da empresa, Fernando Dias Pinto Perrone. Em visita aos laboratórios do NIMO, ele confirmou a importância da parceria estabelecida entre a Eletrobras e a UFJF, por meio da equipe liderada pelo professor Braga.
“Um projeto como esse é uma iniciativa de sucesso. Podemos dizer que uma oportunidade única foi aproveitada”, elogiou Perrone. Segundo o gerente, esse é um projeto de fundamental importância para o planejamento da empresa, que já recomenda a tecnologia LED para iluminação semafórica e pretende comprovar a aplicabilidade dos LEDs para iluminação de espaços públicos.
No que diz respeito à pareceria entre empresas de capital misto, como a Eletrobras, e a pesquisa acadêmica nas universidades, Perrone ressaltou a importância do desenvolvimento de drivers para LEDs. “Os diodos emissores de luz já são exportados pelo Japão e pela China e nós não temos como competir com esses países. O que nós podemos aperfeiçoar é a tecnologia dos dispositivos eletrônicos para o acionamento de LEDs. Nesse trabalho a parceria com as universidades é primordial.”
Outras informações: (32) 2102-3401 (Faculdade de Engenharia)