quarta-feira, 20 de junho de 2012

Evento paralelo à Rio +20 gera mobilização em redes sociais


19/06/2012 - 13h53

http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1106944-evento-paralelo-a-rio-20-gera-mobilizacao-em-redes-sociais.shtml

VENCESLAU BORLINA FILHO
DO RIO

Um assunto chama a atenção na lista dos mais comentados do Twitter nesta terça-feira (19) no Brasil. O Rio + Social é um evento paralelo à Rio +20 (Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável) que tenta mobilizar pessoas em torno das redes sociais na internet para transmitir conceitos de desenvolvimento sustentável.

Reunidos em um hotel na praia da Barra, na zona oeste do Rio, dezenas de internautas usam o Twitter, Facebook, Pinterest, Google+ e outras redes sociais para chamar a atenção da sociedade digital enquanto assistem a debates com líderes nesta área, como o presidente da Fundação das Nações Unidas, Ted Turner, personalidades e pessoas ligadas à tecnologia.
Entre os temas abordados nos debates e palestras "tuitados" pelos participantes, estão a preservação ambiental, a maior participação das mulheres nas decisões mundiais e ações individuais com benefícios coletivos, como a reciclagem.
Todos os temas estão sendo tratados pelos representantes de governos na conferência da ONU que acontece no Riocentro.
Turner afirmou que abordar essas questões na internet é fundamental porque as informações e as notícias podem mudar o mundo. "Nunca se teve tanta informação disponível quanto hoje por causa da internet. Nós podemos usar essas ferramentas para preservar o ambiente. Destruindo o ambiente, estamos destruindo a nós mesmos", disse.
Brasileiros participam dos debates, como o apresentador de TV, Luciano Huck, e a cantora Daniela Mercury. O ex-jogador de futebol Ronaldo enviou uma mensagem de vídeo. São esperados para os debates desta tarde a ex-presidente do Chile, Michelle Bachelet, e a representante da EDP no Brasil, Ana Maria Fernandes.