quarta-feira, 20 de junho de 2012

Casa sustentável ou Ecoponto?


Márcia Moura prestigia lançamento da “Casa Sustentável”









O projeto tem o objetivo de recolher, por meio de coleta pública seletiva, materiais recicláveis (papel, plástico e alumínio) e óleo de cozinha usado

A prefeita Márcia Moura (PMDB) participou na noite desta sexta-feira (15), no recinto do Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza, do lançamento do projeto “Casa Sustentável”, que tem o objetivo de recolher, por meio de coleta pública seletiva, materiais recicláveis (papel, plástico e alumínio) e óleo de cozinha usado.

A iniciativa surgiu graças a uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social e a empresa Eldorado Brasil, que conta também com a parceria da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Durante o evento, a engenheira ambiental da Eldorado, Mayza Carla da Silva, explicou como irá funcionar o projeto. “Teremos seis pontos de coleta na Cidade e os resíduos serão trocados por pontuações e posteriormente, entrega de cestas básicas e óleo de cozinha limpo, como forma de incentivo para que as pessoas percebam a melhoria na qualidade de vida”, disse Mayza.
Ainda de acordo com a engenheira ambiental, o óleo recolhido será reaproveitado para fazer biodiesel, neste caso o Rotary Club é parceiro do projeto. Já os outros materiais serão reciclados.
Em sua fala, a prefeita Márcia Moura destacou a importância do projeto. “O Meio Ambiente precisa dessa proteção, isso é progresso, é crescer e se desenvolver com sustentabilidade. Destaco também a participação de crianças, jovens e adultos de nossos programas sociais que são os agentes multiplicadores deste projeto”, reforçou a prefeita.

Participaram do lançamento do projeto o secretário de Meio Ambiente, José Estevão Moraes Palma; o presidente do Sindicato Rural de Três Lagoas, Pascoal Secco; o senador Waldemir Moka (PMDB-MS), o major Rufato, do 5º Grupamento dos Bombeiros e representantes da C&R Reciclagem e Rotary Club Cidade das Águas.

Agentes multiplicadores


Crianças, jovens e adultos de programas sociais da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho participam do projeto. Com as crianças é desenvolvido um trabalho de confecção dos recipientes onde será depositado o óleo usado; já os adultos são orientados sobre educação ambiental e o reaproveitamento de materiais recicláveis.

Pontos de coleta


Ao todo seis locais receberão o óleo e o lixo reciclável: Posto HM, na Rua João Dantas Filgueiras; Posto Nikkey, na Avenida Antônio Trajano; Posto Mercosul, na Avenida Clodoaldo Garcia; Corpo de Bombeiros, na Avenida Filinto Muller; Polícia Militar Ambiental (PMA), na Vila Piloto; e C&R reciclagem, na Rua Márcia Mendes, Jardim Alvorada.


ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA DE TRÊS LAGOAS/MS