domingo, 22 de janeiro de 2012

Um problema antigo sem uma solução moderna...


22/01/2012 - 11h10

Reintegração de posse deixa um ferido em São José dos Campos



COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Atualizado às 11h35.
Ao menos uma pessoa ficou ferida durante a reintegração de posse da área invadida do Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de São Paulo), na manhã deste domingo. A informação foi confirmada pela prefeitura. A área, onde vivem cerca de 6.000 pessoas, é alvo de uma disputa entre os invasores e a massa falida de uma empresa, proprietária do terreno.
A vítima, ferida por bala, foi encaminhada para o hospital municipal, onde passou por uma cirurgia. De acordo com a Secretaria de Saúde, o estado do paciente é considerado estável.
A Polícia Militar chegou ao local por volta das 6h. A ação conta com o apoio da tropa de choque, de helicópteros e de PMs da cidade de São Paulo. Segundo a polícia, os moradores montaram barricadas e estão resistindo à ação.
As famílias afirmam que os policiais usaram balas de borracha e gás de pimenta. Ainda de acordo com o grupo, moradores de bairros vizinhos ao Pinheirinho entraram em confronto com a Guarda Civil, que está apoiando a PM, e quebraram o alambrado que cerca o Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães. O local estava preparado para abrigar os moradores após a reintegração de posse.
Um carro foi queimado na entrada do bairro na manhã deste domingo.
Lucas Lacaz Ruiz/A13/Folhapress
Tropa de choque da Polícia Militar chegou à área invadida por volta das 6h
Tropa de choque da Polícia Militar chegou à área invadida do Pinheirinho por volta das 6h
JUSTIÇA
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região suspendeu na sexta-feira (20) a ordem de reintegração de posse da invasão Pinheirinho. A decisão também devolveu o caso para a Justiça Federal.
O desembargador federal Antonio Cedenho, que analisou o caso, entendeu que a disputa envolve a União, já que o governo federal manifestou interesse em participar de uma solução do conflito.
Ao longo da semana, um imbroglio entre diferentes esferas do Judiciário fez o caso ser transferido diversas vezes entre a Justiça Federal e estadual. Esta última foi a que concedeu para os proprietários a ordem de reintegração de posse.


22/01/2012 - 08h26

PM começa a retirar famílias de área invadida no interior de SP


A Polícia Militar acompanha desde as 6h deste domingo a reintegração de posse da invasão Pinheirinho, em São José dos Campos (97 km de São Paulo). A área, onde vivem cerca de 6.000 pessoas, é alvo de uma disputa entre os invasores e a massa falida de uma empresa, proprietária do terreno.
Veja fotos do grupo preparado para a reintegração
Veja fotos do ônibus queimado em São José dos Campos
Justiça suspende reintegração de área invadida no interior de SP
Procuradoria quer responsabilizar São José dos Campos por omissão em invasão
Acordo suspende por 15 dias reintegração do bairro Pinheirinho
Segundo a PM, a tropa de choque está no local e, até as 7h30, não havia resistência por parte dos moradores.
As famílias, porém, afirmam que estão estão resistindo e que a polícia usou bala de borracha e gás de pimenta.
Ainda de acordo com o grupo, moradores de bairros vizinhos ao Pinheirinho entraram em enfrentamento contra a Guarda Civil, que está apoiando a PM, e quebraram o alambrado que cerca o Centro Poliesportivo do Campo dos Alemães. O local estava preparado para abrigar os moradores após a reintegração de posse.
Nilton Cardin-13.janeiro.2012/Folhapress
Moradores do Pinheirinho fizeram escudos de tambor plástico para se preparar para a reintegração
Moradores do Pinheirinho fizeram escudos de tambor plástico para se preparar para a reintegração
Ocupando uma área de cerca de 1,3 milhão de metros quadrados, a invasão Pinheirinho existe há oito anos. Nos últimos dias, o clima no local tem sido de tensão. Os invasores prometeram resistir com violência a uma ação da polícia.
No dia 13, as famílias se armaram com pedaços de madeira e formaram barricadas à espera de uma ação da PM. Na data, uma reunião entre os governos estadual, federal, municipal e os representantes do movimento terminou sem acordo, mas suspendeu a reintegração.
Na terça-feira (17), a Polícia Militar chegou a deslocar mais de 1.700 homens para retirar os invasores do terreno, mas cancelou a operação quando a primeira das liminares da Justiça Federal suspendendo a reintegração foi concedida.