terça-feira, 10 de janeiro de 2012

MP 'aprova' tratamento alternativo de chorume em Londrina

09/01/2012 -- 19h35

http://www.bonde.com.br/?id_bonde=1-3--424-20120109&tit=mp+aprova+tratamento+alternativo+de+chorume+em+londrina

Guilherme Batista - Redação Bonde

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente de Londrina recebeu ofício da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), sobre um novo modelo de tratamento de chorume, que estaria sendo colocado em prática desde o final do mês passado. A evaporação, trazida à cidade por uma universidade do Rio Grande do Sul, está em fase de testes.

A medida foi aceita pela companhia depois que a Sanepar emitiu comunicado oficial, em dezembro, negando ficar responsável pelo tratamento de chorume no município. "A companhia estadual cogitou fazer o serviço em uma das estações de tratamento de esgoto, mas depois desistiu da ideia. Um novo modelo é bem-vindo. Vamos acompanhar os testes da evaporação e avaliar se ela poder ser implantada de modo concreto em Londrina", explicou a promotora de Defesa do Meio Ambiente, Solange Vicentin.

Ela disse também que, se o novo modelo não der resultados satisfatórios, deve voltar a se reunir com representantes da Sanepar, para saber os motivos que fizeram a estatal desistir de tratar o chorume na cidade. "Vale lembrar, ainda, que o serviço só pode ser feito em Londrina mediante licenciamento do IAP [Instituto Ambiental do Paraná]", completou.

Atualmente, o poder público faz o tratamento no antigo aterro do Limoeiro - liberado pelo IAP em agosto do ano passado - e com a ajuda da empresa Revita, de Apucarana, contratada emergencialmente para ficar responsável por parte do serviço.

A CMTU precisou colocar em prática as medidas depois que o IAP proibiu o município de fazer o tratamento de chorume na Central de Tratamento de Resíduos (CTR). Segundo o instituto, o procedimento poderia comprometer a capacidade do espaço futuramente.

Por meio da assessoria de imprensa, a CMTU comunicou que os testes com o novo modelo de tratamento de chorume devem ser finalizados até o início do próximo mês.