terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Arquitetando o Futuro – Construção Civil e Meio Ambiente



10/1/2012

http://jornalmeioambiente.com/materia/1476/arquitetando-o-futuro-%E2%80%93-construcao-civil-e-meio-ambiente-


JMA-Jornal Meio Ambiente | Fonte Atitude Sustentável



Com o passar dos anos e o rápido desenvolvimento das cidades, diversos problemas ao meio ambiente foram acarretados, como a poluição do ar, o desmatamento de grandes áreas verdes, a contaminação de rios e mares e um grande acúmulo de lixo.
Com a expansão do conceito de sustentabilidade , diversas áreas e setores da economia passaram a buscar práticas alternativas que revertam, reduzam ou, mesmo que não crie novos fatores prejudiciais ao meio ambiente.
Uma área que tem obtido muitos avanços relacionados à ecologia é a arquitetura, criando, assim, o conceito de arquitetura sustentável. Esse termo baseia-se na ideia de que as construções não são obras de artes e, sim, parte de o habitat do ser humano, ligado à sociedade e a todos os outros componentes do meio.
O foco da arquitetura sustentável está em realizar construções confortáveis e belas, porém sem comprometer o meio ambiente e oferecendo ganhos à sociedade. Ela não tem como visão apenas o hoje, mas também o futuro da construção, ou seja, todo o ciclo de vida do edifício, contando com seu uso, manutenção, demolição ou, até mesmo, reciclagem. Suas práticas têm como objetivo aperfeiçoar os processos construtivos, reduzir os resíduos da construção e diminuir o consumo energético do prédio.
Esse movimento surgiu na década de 1970, e sua principal intenção é criar tecnologias e inovações para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Durante o processo de construção de um edifício sustentável , deve-se fazer o uso consciente da água, como a reutilização da água da chuva.
Utilizar materiais ecológicos, com menor impacto ao meio ambiente, como blocos de terra comprimida, tintas sem componentes tóxicos e madeira com certificação, também faz parte das práticas comuns a uma edificação sustentável.
Assim, a arquitetura sustentável busca formas de construir edifícios mais eficientes energeticamente, como prédios ou casas com aquecimento solar do ambiente e da água e também com maior captação da luz do sol e do vento.
Portanto, podemos concluir que a arquitetura sustentável representa o futuro da construção civil de todo o mundo.