quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Prefeitura entrega nova iluminação de túneis e do trecho final da Avenida Paulista


http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=47957

20 de Dezembro de 2011 - 10:44

O prefeito entregou na noite desta segunda-feira (19/12) a nova iluminação do trecho final da Av. Paulista e dos túneis Tribunal de Justiça, Fernando Vieira de Melo, Takeharu Akagawa e Noite Ilustrada. A remodelação gera uma economia de 85% de energia.



O prefeito de São Paulo entregou na noite desta segunda-feira (19/12) a nova iluminação do trecho final da Avenida Paulista e dos túneis Tribunal de Justiça, Fernando Vieira de Melo, Takeharu Akagawa (São Gabriel) e Noite Ilustrada. A remodelação amplia a luminosidade e gera uma economia de 85% de energia, com a utilização de luminárias de vapor metálico e LED (Light Emiting Diode).


A inauguração foi realizada na Praça Marechal Cordeiro de Faria, localizada no trecho da Avenida Paulista contemplado pela segunda etapa de remodelação da iluminação da via. Esta fase foi realizada entre as ruas da Consolação e Minas Gerais e nas passagens que interligam a Paulista às avenidas Rebouças e Doutor Arnaldo.

Para a nova iluminação foram instaladas lâmpadas de vapor metálico, que aumentam o índice de reprodução de cores, preservando o aspecto natural do local onde são utilizadas. Os trabalhos utilizaram cinco projetores, 49 novas unidades com lâmpadas de vapor metálico em postes de 7,5 metros e 16 novas unidades em postes de 12 metros. Nesta etapa da remodelação foi investido R$ 1,5 milhão.

Nesta segunda-feira também foi entregue a nova iluminação dos túneis Tribunal de Justiça, Fernando Vieira de Melo, Takeharu Akagawa (São Gabriel), Noite Ilustrada e das passagens subterrâneas Tom Jobim e Paulista. Foram instaladas luminárias de LED, cuja longa vida útil reduz a necessidade de manutenções. A tecnologia LED permite uma distribuição de luz mais uniforme e não possui em sua composição produtos nocivos ao meio ambiente. Além disso, não emite luz ultravioleta, contribuindo para evitar o aquecimento global.


Até o fim de dezembro, também estarão concluídos os trabalhos nos túneis Max Feffer e João Paulo II (Anhangabaú). No Maria Maluf, a nova iluminação estará pronta ao fim da primeira quinzena de janeiro.

Ao todo, na remodelação da iluminação dos seis túneis e das duas passagens subterrâneas, serão instalados 3.900 projetores LED de 92W, substituindo 5.800 lâmpadas fluorescentes de 40 Wats e 2.370 lâmpadas de vapor de sódio de 400, 340, 250 e 150 Wats. As obras começaram em agosto deste ano e receberam o investimento de R$ 18,5 milhões.

Todos os trabalhos de remodelação de iluminação pública foram realizados em uma parceria da Secretaria Municipal de Serviços, por meio do Departamento de Iluminação Pública (Ilume), com a concessionária AES Eletropaulo.