domingo, 18 de setembro de 2011

Certificação AQUA

16/09/2011 - 10:12

Residencial da Brookfield em Campinas conquista certificação AQUA para a fase de programa

http://www.revistafator.com.br/ver_noticia.php?not=173331


O projeto sustentável garante menor impacto ambiental durante a obra, escolha racional de materiais, menor consumo de água e energia além de redução de gastos durante o uso.
Campinas- O empreendimento Horizon Residence Premium, da Brookfield Incorporações, que será lançado em outubro em Campinas, conquista a certificação AQUA (Alta Qualidade Ambiental) na fase programa. A certificação foi emitida após auditorias presenciais realizadas por profissionais da Fundação Vanzolini que verificaram o projeto ambiental do edifício, além do comprometimento do empreendedor em desenvolver e implantar o perfil AQUA.
Para atingir os índices de desempenho ambiental das 14 categorias exigidas pela certificação, a Brookfield Incorporações contou com o trabalho de consultoria da PROACTIVE e se comprometeu em atingir um nível de desempenho excelente em cinco categorias – índice superior ao exigido pela certificação: canteiro de obras com baixo impacto ambiental, gestão da água, gestão dos resíduos de uso e operação do edifício, gestão da manutenção e qualidade sanitária da água.
“O Horizon já nasce com a sustentabilidade incorporada ao conceito e vamos garantir a execução de um condomínio responsável do ponto de vista econômico, social e ambiental em todos os processos”, afirma André Lucarelli, superintendente de incorporação da Brookfield. “E quem sai ganhando com isso são os clientes, que poderão viver em um condomínio com uma performance melhor, tendo mais contato com a natureza e economizando água e energia.”
Segundo a diretora da PROACTIVE Consultoria, Ana Rocha Melhado, a certificação chega para confirmar a preocupação da incorporadora com a qualidade de vida dos usuários e proteção ao meio ambiente. “O projeto do Horizon vai garantir isso com ações de preservação dos recursos, de redução dos resíduos e da gestão patrimonial (durabilidade, adaptabilidade, conservação, manutenção, custos nas fases de uso e operação). No empreendimento também foi dada atenção especial às condições de conforto, saúde e acessibilidade dos usuários, além da vizinhança e equipe de produção, com a criação de uma completa infraestrutura de lazer e integração”, detalha.
Para Bruno Casagrande, executivo de negócios da Fundação Vanzolini, durante a auditoria da certificação para o empreendimento Horizon, ficou constatada a coerência da sustentabilidade no projeto. “A certificação AQUA é rigorosa, pois requer o atendimento a todos os objetivos da Alta Qualidade Ambiental. A verificação é realizada por meio de auditorias presenciais em todas as fases e ao mesmo tempo oferece flexibilidade quanto às soluções que podem ser adotadas nos projetos em relação ao clima, vegetação, comunidade local, entre outros critérios”, destaca Casagrande.
O Horizon Residence Premium será localizado na Avenida Nossa Senhora de Fátima com rua Dr.Plinio Barreto, no Bairro Taquaral.
Sobre o empreendimento: o Horizon Residence Premium será construído em um terreno de 16.566,17m², terá 368 unidades divididas em quatro torres, com plantas de 119m², 129m² e 135m². Oferecerá mais de 20 opções de lazer, entre elas pista de caminhada, dog place, redário, playground, quadra de areia, quadra recreativa, praça de alongamento, bicicletário, piscinas, espaços churrasqueira/pizza, espaço zen, fitness, sala de massagem, espaço gourmet, salão de festas, brinquedoteca, enoteca, espaço mulher e lan house.
A Brookfield Incorporações é uma das maiores incorporadoras do Brasil. Há mais de três décadas no mercado imobiliário, a companhia tem hoje mais de cinco mil colaboradores e uma experiência de 41 mil imóveis entregues, totalizando mais de 13 milhões de m2 de área construída e em desenvolvimento. Com atuação nos segmentos residencial – em todas as faixas de renda –, e de escritórios, a Brookfield Incorporações está presente nos principais mercados do País – São Paulo, Rio de Janeiro, Centro Oeste e Sul. Uma empresa comprometida, que investe para o desenvolvimento sustentável das regiões onde atua por meio do Instituto Brookfield, lançado em 2010, reunindo ações voltadas para a conservação ambiental e inclusão social. Companhia de capital aberto listada no Novo Mercado, segmento da BM&FBovespa que exige as melhores práticas de transparência e de governança corporativa, o símbolo para negociação das suas ações é BISA3. Sua principal acionista é a Brookfield Asset Management, gestora global de mais de U$ 150 bilhões em ativos em 5 continentes, que mantém investimentos nos segmentos de energia renovável, infraestrutura, além do imobiliário, onde estão investidos mais de U$75 bilhões nos principais mercados do mundo. |www.br.brookfield.com
Perfil-O Processo AQUA (Alta Qualidade Ambiental), desenvolvido e adaptado à realidade brasileira pela Fundação Vanzolini, maior certificadora da construção civil do Brasil, é um referencial técnico formado por 14 critérios de desempenho sustentável divididos em quatro grupos: eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde, que auxiliam empreendedores da construção civil na redução do impacto ambiental de obras residenciais, comerciais, complexos esportivos e arenas ou destinados à habitação popular. Isso abrange as fases de programa, concepção (projeto), realização (construção) e operação e uso dos empreendimentos. A Fundação Vanzolini mantém acordos de cooperação técnica para o desenvolvimento da Alta Qualidade Ambiental da Construção com o CERQUAL, do grupo QUALITEL, organismo francês de certificação de empreendimentos habitacionais e com a CERTIVÉA, subsidiária do CSTB (Centre Scientifique et Technique du Bâtiment), instituto francês, referência mundial em pesquisas na construção civil e responsável pela certificação de edifícios no setor de serviços. A Certificação AQUA é abrangente e inclui parâmetros técnicos, regulamentações e normalização técnica nacional. A metodologia, baseada na certificação francesa HQE (Haute Qualité Environnementale), é reconhecida por diversas entidades certificadoras no mundo (França, Alemanha, Inglaterra, Finlândia, Itália e Estados Unidos ), que fazem parte da SB Alliance, da qual a Fundação Vanzolini é membro fundador e ocupa a vice-presidência. [www.vanzolini.org.br e www.processoaqua.com.br].