domingo, 27 de fevereiro de 2011

DESASSOREAMENTO DO LAGO 1 DO PARQUE IBIRAPUERA


Foto: parques sustentáveis









Foto: parques sustentáveis



Começa primeira etapa de limpeza do lago do Ibirapuera, em São Paulo


Autoria: Fabiana Uchinaka

Fonte: Do UOL Notícias

Em São Paulo
 
 
 
Processo de limpeza e desassoreamento do lago do Ibirapuera deve durar quatro meses
 
Começou em 19/11/10 mais uma etapa do processo de limpeza e desassoreamento do lago 1 do parque do Ibirapuera, na zona sul de São Paulo. Segundo a Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, a remoção do lixo da superfície, dos troncos e galhos, além dos detritos aparentes, foi antecipada por conta do tempo bom. Esta etapa deve durar até quinta-feira (25).



Durante esta semana, também aconteceu a etapa de migração dos peixes que vivem no lago principal. Uma rede foi usada para transportá-los até o lago 2, onde eles devem permanecer até que o processo de desassoreamento termine. Uma barreira foi construída para que os peixes não passem de um lago para o outro.



Na semana que vem, está programada a remoção de cerca de 4.000 toneladas de sedimentos, principalmente areia, que estão no fundo do lago e contribuem para que ele fique muito raso. Uma balsa flutuante será montada no lago para que aconteça a sucção subterrânea. Os detritos serão depositados no aterro da Estre Ambiental, em Itapevi (35 km da capital).



A expectativa é que, com o aprofundamento do lago --de 50 cm para um metro--, a circulação e a oxigenação da água melhorem. O local recebe a água que vem do córrego do Sapateiro e por isso acumula muito lixo e sedimentos.



O processo todo de tratamento, que começou no dia 14 de setembro com um levantamento do número de peixes do local, deve durar quatro meses e custará R$ 3,92 milhões ao governo do Estado e à Prefeitura de São Paulo. O trabalho será feito pela empresa V.A. Saneamento Ambiental Ltda., que venceu licitação feita pela Sabesp.

Esta é a primeira vez que uma obra deste tipo é feita no lago do Ibirapuera, que foi inaugurado em 1954.







Foto: parques sustentáveis



Peixes são retirados do lago do Ibirapuera






Sexta-feira, 19 de novembro de 2010 - 09h35 Última atualização, 19/11/2010 - 09h35


cidades@eband.com.br

Os peixes do lago um do parque do Ibirapuera serão removidos, com a ajuda de uma rede, para o lago 2 durante os próximos dias.



A medida permitirá o início da obra de desassoreamento do local, que não ocorre desde a inauguração do Ibirapuera, em 1954. A iniciativa vai custar cerca de R$ 3,92 milhões, valor que será dividido entre o Estado e a prefeitura.



O desassoreamento deve aumentar a lâmina de água do lago de 50 cm para um metro de profundidade e melhorar a oxigenação dos organismos que vivem ali.



Equipes da prefeitura vão retirar cerca de 4 mil toneladas de sedimentos que se acumularam no fundo do lago. O lixo superficial e os troncos de árvores serão retirados manualmente.



De acordo com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, é comum que detritos como garrafas e cigarros fiquem no rio depois de chuvas intensas.



O desassoreamento será feito de dezembro até março de 2011. Todo o material depositado será retirado por meio de uma balsa com uma bomba e, depois,despejado em um aterro na cidade de Itapevi, na Grande São Paulo.


Foto: parques sustentáveis