Parques sustentáveis com enfoque na sustentabilidade; socioambiental; saúde; longividade; qualidade de vida; Feng Shui; terapia holística e afins.
sábado, 6 de outubro de 2012
sexta-feira, 5 de outubro de 2012
Vacas transgênicas
02/10/2012 - 13h30
Vacas transgênicas produzem leite que não causa alergia
RICARDO BONALUME NETO
DE SÃO PAULO
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1162609-vacas-transgenicas-produzem-leite-que-nao-causa-alergia.shtml
DE SÃO PAULO
http://www1.folha.uol.com.br/ciencia/1162609-vacas-transgenicas-produzem-leite-que-nao-causa-alergia.shtml
Cientistas conseguiram criar na Nova Zelândia uma vaca transgênica cujo leite não produz uma proteína que causa alergia em bebês. Como escrevem os autores do estudo publicado na revista científica americana "PNAS", "nos países desenvolvidos, entre 2% a 3% das crianças são alérgicas a proteínas do leite de vaca no primeiro ano de vida".
O estudo foi feito por cinco pesquisadores da empresa estatal de pesquisa AgResearch e da Universidade de Waikato, liderados por Goetz Laible.
A proteína que causa a alergia é conhecida como BLG, sigla para beta-lactoglobulina. Ela não existe no leite humano, mas é comum no leite de vacas e ovelhas.
Deu muito trabalho chegar à bezerra transgênica cujo leite não tem BLG. Foram necessários estudos em células; depois, em um modelo genético com camundongos; e, por fim, o teste com bovinos.
Existem fórmulas "hipoalergênicas" para bebês, mas o resultado não é perfeito: o leite pode ter gosto amargo, e o custo é elevado.
Tentar tirar os genes da BLG dos bovinos também não deu certo. A equipe de Laible resolveu usar outra técnica de engenharia genética, usando a "interferência de RNA", método que usa um dos ácidos nucléicos para inibir a ação de certos genes.
Depois dos testes com células, foram testados camundongos que foram modificados para imitar a glândula mamária de uma ovelha (onde se produz a BLG). O "micro RNA" da técnica cortou em 96% a produção da proteína BLG.
Obviamente custa mais barato fazer os testes em células e em camundongos do que ficar produzindo bezerros e bezerras. Mas, uma vez demonstrado que a coisa funcionava, o próximo passo foi partir para criar um bovino transgênico _claro, uma fêmea.
Foram clonados 57 embriões e o resultado foram cinco gestações; uma resultou em uma fêmea, mas que nasceu sem a cauda... Mas o problema parece estar ligado à técnica de clonagem, não à modificação da proteína do leite.
Apesar de ser uma mera bezerra, com o uso de hormônios foi possível fazê-la lactar. A bezerra transgênica não tinha a proteína BLG, mas tinha maior índice de outras, as caseínas, no seu sangue.
Não se sabe muito sobre o papel da BLG, sua função biológica. Os estudos são difíceis por que não há modelos em camundongos capazes de produzir bons resultados. Mesmo a técnica de "interferência de RNA" ainda é algo novo nos estudos com animais de pecuária.
Como os autores admitem, ainda falta muito estudo para se ter vacas transgênicas produzindo o leite que se deseja.
quinta-feira, 4 de outubro de 2012
Projeto Hydros
Publicado em 05/06/2012 por ProjetoHydros
Personagens da Turma do Cocoricó são estrelas de filmetes do Projeto Hydros
O Projeto Hydros (www.projetohydros.com), campanha de conscientização pública da Mexichem Brasil voltada para a preservação dos recursos hídricos, ganha importantes aliados a partir de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando estreia a série "Pílulas de Cultura" focada no tema da água, com a Turma do Cocoricó.
O Projeto Hydros (www.projetohydros.com), campanha de conscientização pública da Mexichem Brasil voltada para a preservação dos recursos hídricos, ganha importantes aliados a partir de 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, quando estreia a série "Pílulas de Cultura" focada no tema da água, com a Turma do Cocoricó.
30/09/2012 - 12h00
Personagens do 'Cocoricó' falam sobre importância da água
DE SÃO PAULO
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1161155-personagens-do-cocorico-falam-sobre-importancia-da-agua.shtml
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/1161155-personagens-do-cocorico-falam-sobre-importancia-da-agua.shtml
Para marcar o Dia Interamericano da Água, comemorado em 8 de outubro, o projeto Hydros lança o vídeo "Tudo é Água", com a participação de personagens do programa "Cocoricó".
A estreia acontece no dia 6, na TV Cultura, no intervalo da programação da emissora. O vídeo fala da presença da água na vida das pessoas, das mais variadas formas, desde a água que se bebe até o suor que se transpira.
Através de campanhas e atividades em escolas, o Projeto Hydros foca na conscientização sobre o uso responsável da água.
No site do projeto, professores interessados em tratar do tema água podem ter acesso a uma cartilha ilustrada, que alia imagens e textos para tentar estimular o uso responsável.
A cartilha está disponível em versão completa (51 páginas) ou reduzida (11 páginas), nosite do projeto.
| Joel Silva/Folhapress | ||
| Vista da usina hidrelétrica de Itaipu em Foz do Iguaçu, no Paraná |
..."apenas a redução da taxa de natalidade não será suficiente para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta."
28/09/2012 - 12h04
"A demografia não é um destino", diz diretor do Fundo de População da ONU
DENISE MENCHEN
DO RIO
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1160727-a-demografia-nao-e-um-destino-diz-diretor-do-fundo-de-populacao-da-onu.shtml
DO RIO
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1160727-a-demografia-nao-e-um-destino-diz-diretor-do-fundo-de-populacao-da-onu.shtml
Em outubro de 2011, a ONU anunciou que a humanidade tinha atingido a marca de sete bilhões de pessoas. Oito meses depois, em junho, a mesma entidade revelou que 222 milhões de mulheres no mundo querem evitar a gravidez, mas não têm acesso a métodos contraceptivos modernos. Dessas, 162 milhões estão nos 69 países mais pobres do mundo, especialmente em áreas rurais.
Para o diretor-executivo do Fundo de Populações das Nações Unidas, o nigeriano Babatunde Osotimehin, isso mostra que a demografia não é um destino. Em entrevista à Folha, ele defendeu a importância de garantir às mulheres meios de decidir se e quando ter filhos como forma de desacelerar o crescimento populacional e dar mais qualidade de vida para as pessoas. Mas alertou: apenas a redução da taxa de natalidade não será suficiente para garantir o desenvolvimento sustentável do planeta.
Leia os principais trechos da entrevista:
Folha - Muitos estudos científicos mostram que estamos ultrapassando vários limites do planeta, ao mesmo tempo em que a população mundial cresce em ritmo acelerado. Que tipo de perspectiva essas duas realidades trazem para a humanidade?
Babatunde Osotimehin - Quando se fala dos desafios ambientais e das mudanças climáticas, a resposta não está apenas no crescimento populacional. Neste exato momento em que conversamos, a parte do mundo que está contribuindo com a maior pegada de carbono não é o mundo em desenvolvimento, onde a população cresce. É muito importante ter isso em mente. Por outro lado, nesses locais onde a população está crescendo a aspiração é chegar à classe média e ter um consumo similar ao que existe no mundo desenvolvido hoje. Por isso precisamos de um novo paradigma para tratar dessa questão, por isso se fala tanto na economia verde.
De qualquer forma, desacelerar o crescimento da população parece importante...
Sim, e para isso é fundamental dar condições para mulheres e meninas fazerem suas próprias escolhas. É preciso assegurar que elas tenham acesso aos serviços de saúde reprodutiva, especialmente ao planejamento familiar, para que possam optar por ter apenas o número de filhos de que possam cuidar. Isso fará diferença não apenas para as mulheres, mas também para os orçamentos domésticos e para os países.
O que o senhor achou do fato de que, por pressão do Vaticano, a menção aos direitos reprodutivos femininos acabou excluída do documento final da Rio+20 [Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em junho no Rio]?
Eu prefiro ver o copo meio cheio, não meio vazio. Quando o primeiro rascunho do documento foi divulgado, ele sequer mencionava a palavra saúde [a redação final fez menção à saúde reprodutiva]. Então trilhamos um longo caminho até aqui. E o documento final reitera a agenda que resultou da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento, a agenda do Cairo. Isso significa que os direitos reprodutivos estão citados de forma implícita.
Quando se fala dos problemas ligados ao crescimento da população, muita gente os associa às previsões de Malthus [que dizia que a expansão da produção de alimentos não iria acompanhar o ritmo de expansão da população e aconselhava a abstinência sexual para diminuir a natalidade]. O senhor vê similaridades?
O malthusianismo não tem nada a ver com as discussões atuais. O jeito que abordamos a questão do crescimento populacional é diferente. Hoje muitos países têm políticas e programas específicos para o tema. O Brasil é um exemplo. Em 30 anos, o número de filhos por mulher caiu consideravelmente. E o mesmo está acontecendo em muitos outros países. Quanto mais conseguirmos engajar os governos, mais o que aconteceu aqui vai acontecer também em outros lugares.
Relatório recente divulgado pelo UNFPA destaca que a média das projeções populacionais apontam que seremos 10 bilhões ao fim do século, mas há estimativas que chegam a 16 bilhões...
A demografia não é um destino. A questão é o que faremos para não ultrapassar essa projeção média. Precisamos dar o poder de escolha para as mulheres. Mas muitos países no sul global ainda têm uma população muito jovem e assistirão ao crescimento de suas populações. Só que ele não será tão rápido como tem sido se as medidas necessárias forem tomadas.
Por outro lado, o envelhecimento da população também é um problema.
Essa é outra questão que deve ser abordada. Alguns países no mundo já estão elaborando políticas sociais para garantir que a população envelheça com dignidade. Porque isso vai ter consequências nas aposentadorias, nos serviços sociais, no sistema de saúde, na habitação, nos transportes... É algo para o qual não estamos preparados. E claro que esses países também vão perder competitividade. A produtividade vai cair porque eles não vão ter o mesmo contingente de jovens na indústria, nos serviços... Por isso, alguns países já estão fazendo esforços para rejuvenescer suas comunidades. A Dinamarca, por exemplo, conseguiu elevar o número de filhos por mulher, que estava abaixo de 2 e agora está em 2,1 ou 2,2. E isso só foi possível porque criaram uma série de políticas amigáveis para as mulheres, com licenças maternidade mais longas, segurança no trabalho e instalações para crianças nas proximidades dos locais de trabalho. Cada país tem que achar a solução para os seus desafios.
O senhor falou da perda de produtividade decorrente do envelhecimento da população, exatamente num momento em que o mundo precisa aumentar a produtividade para alimentar sua população crescente sem aumentar a pressão sobre recursos naturais. Isso não torna o desafio ainda mais difícil?
Isso nos leva de volta à questão da economia verde. No hemisfério sul há muitos jovens que estão em busca de educação, em busca de empregos, e eles podem ajudar a aumentar a produção de alimentos e de outros bens sem causar desequilíbrios ao meio ambiente. Não podemos esquecer que vivemos em um mundo globalizado, onde muito possivelmente as maçãs que são comidas em Nova York foram produzidas na África do Sul.
E qual o papel que a ciência e a tecnologia terão nesse novo cenário?
Um papel crucial. Em meados dos anos 60, havia uma previsão interessante de um dos maiores pesquisadores do mundo sobre população. Ele dizia que a Índia iria colapsar porque não seria capaz de alimentar sua população em crescimento. Mas a produção de comida na Índia cresceu tremendamente. E as tecnologias para aumentar a produção agrícola vão continuar a fazer diferença no futuro. Tem também a questão da água. Vamos ter que desenvolver tecnologias que nos permitam utilizar a água de forma melhor.
Quando se fala sobre crescimento populacional, o foco sempre está nas mulheres. Claro que são elas que dão à luz os filhos, mas o senhor não acha que deveria haver uma tentativa de envolver mais os homens nessa discussão?
Você está absolutamente correta. Nós sabemos que muitas decisões tomadas tanto no nível macro quanto no micro têm a participação dos homens. Em algumas culturas, até mesmo a decisão de a mulher ir para o hospital ou tomar medicamentos depende do homem. É essencial envolvê-los na discussão.
Em muitos países, questões religiosas e culturais acabam funcionando como uma barreira ao planejamento familiar. Como mudar isso?
Essas questões têm que ser abordadas com base na realidade de cada país. Temos que engajar os governos e as partes interessadas para garantir acesso aos serviços. É preciso fazer um diagnóstico de cada comunidade para ver qual a melhor forma de fazer isso.
E o senhor acha que o aborto deveria ser uma opção para uma mulher que teve uma gravidez indesejada?
O Fundo de População da ONU apoia o que já foi acordado na ONU, de que nos países onde o aborto é legal, ele tem que ser seguro. Mas é importante enfatizar que, se formos capazes de atender as necessidades das mulheres por planejamento familiar, vamos reduzir os abortos, porque elas terão o poder de fazer escolhas antes que seja tarde demais.
quarta-feira, 3 de outubro de 2012
Projeto abre inscrições para capacitar 1000 técnicos da América Latina e Caribe
Projeto abre inscrições para capacitar 1000 técnicos da América Latina e Caribe
28/9/2012
Cataratas do Iguaçu dividem Brasil e Argentina
Para estreitar as relações de cooperação entre os países da América Latina e Caribe no tema dos recursos hídricos, o projeto Água – Conhecimento para Gestão oferecerá oito cursos gratuitos, em língua espanhola, na área de gestão de recursos hídricos nos próximos dois anos. No total serão oferecidas cerca de 1.000 vagas. As primeiras turmas já estão com inscrições abertas até 5 de outubro (curso Qualidade de água em reservatórios) e 11 de outubro (Hidrologia Básica e Gestão Territorial para Recursos Hídricos com Software Livre de Código Aberto). As três capacitações têm 40h de carga. As três capacitações têm 40h de carga e terão atividades entre novembro e dezembro.
Todos os cursos são gratuitos e a maioria deles tem a vantagem de ser totalmente a distância, o que permite a redução de despesas (principalmente com transporte e hospedagem) para os participantes da América Latina e do Caribe. Outra virtude é que esta modalidade permite um apoio técnico mais amplo para os alunos. Em menor medida também serão oferecidas capacitações no formato semipresencial. Para que os participantes recebam certificado ao final dos cursos, é necessário atingir um aproveitamento mínimo estipulado pelo Água – Conhecimento para Gestão.
Entre as capacitações previstas há cinco temas principais a serem abordados: Hidrologia, Qualidade da Água, Planejamento e Gestão de Recursos Hídricos, Educação e Participação Social e Geoprocessamento e Sensoriamento Remoto. Todas as informações divulgadas no âmbito do projeto, por meio de boletins eletrônicos, também estão disponíveis em espanhol. Para receber tais informações basta se cadastrar no site www.aguaegestao.com.br.
O Projeto
O projeto Água – Conhecimento para Gestão é um convênio entre a Agência Nacional de Águas (ANA), a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil e a Itaipu Binacional. O objetivo da iniciativa é desenvolver ações de comunicação, difusão, mobilização social, capacitação e educação para a gestão de recursos hídricos no Brasil e demais países da América Latina. São 24 cursos de capacitação complementar, além de ferramentas de educomunicação que atingirão 300 mil pessoas até julho de 2014.
Texto:Ascom/ANA
Foto: Zig Koch / Banco de Imagens ANA
Campanha contra o abandono de animais em parques
01/10/2012 - 16:23
SMA lança campanha em defesa aos animais
http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1462
SMA lança campanha em defesa aos animais
http://www.ambiente.sp.gov.br/verNoticia.php?id=1462
01 de 08
| ||
No dia 04 de outubro, a Secretaria de Meio Ambiente lança campanha inédita para impedir a prática de abandonos de animais em parques estaduais
Em busca de coibir o abandono de animais, problema que afeta a maiorias dos parques estaduais, a Secretaria do Meio Ambiente (SMA) e seus parceiros promovem nesta quinta-feira, dia 4 de outubro, o lançamento de uma série de placas de conscientização sobre o abandono. As placas serão inauguradas pelo secretário Bruno Covas, em evento no Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal), às 16h30.
O material compreende 20 placas de caráter educacional que destacam o aspecto legal do abandono, considerado crime por ser uma cruel forma de maus-tratos a animais. Elas serão dispostas nos principais acessos aos parques e em pontos críticos de abandono, segundo levantamento dos grupos voluntários. Das 20 placas, 12 serão instaladas no Parque Estadual Alberto Löfgren, principal palco de atuação dos grupos protetores dos animais, quatro no Parque Villa-Lobos e as outras quatro aguardam definição. Outras áreas naturais, da capital e do interior, serão contempladas nos meses seguintes e durante o próximo ano.
Além das placas, a SMA confeccionou 100 mil folhetos “Abandono de animais nos parques” para dar continuidade à distribuição nos parques estaduais e conscientizar de funcionários e visitantes. Todo esse material, desenvolvido pelo setor de comunicação da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com as entidades protetoras em março de 2012, faz parte das ferramentas utilizadas pela SMA para colaborar com o combate ao abandono.
Problema tão antigo quanto os próprios parques, o abandono de animais em áreas verdes é fruto da certeza da impunidade combinado com a ilusão de que animais domésticos sobrevivem dignamente nas áreas naturais, quando a realidade é exatamente o oposto. Animais abandonados ficam condenados a uma vida indigna, expostos a maus-tratos e doenças, impactam negativamente as áreas de preservação ambiental, competem por espaço e alimento com a fauna silvestre e, ao lutar por sua sobrevivência, podem prejudicar o equilíbrio natural. Vítimas de indiferença, amedrontados, acuados, doentes ou feridos, podem se tornar agressivos. Além disso, reproduzem-se sem controle, fazendo com que o problema torne-se ainda maior se não for enfrentado.
Antes vistos como um mero problema de saúde pública, hoje os animais domésticos em estado de abandono mobilizam um número enorme de pessoas atuando em sua proteção. Cada dia mais são encarados como uma questão ambiental e vistos como merecedores da mesma dignidade e atenção que outras questões ambientais recebem. A ação da SMA, em parceria com as entidades protetoras, sinaliza nessa direção.
Proteger os animais – coisa de santo
O dia 4 de outubro homenageia São Francisco de Assis, protetor dos animais e padroeiro da ecologia. Assim como o santo, os grupos voluntários Os Cães do Parque, Natureza em Forma, Celebridade Vira Lata, Distrito Animal e a ONG Cão sem Dono, parceiros da SMA, atuam fortemente em defesa dos animais, principalmente domésticos, maiores vítimas dos abandonos.
O lançamento das placas é um complemento da campanha iniciada pela SMA, em março de 2012, quando o secretário Bruno Covas recebeu os grupos voluntários, hoje parceiros da SMA, para ouvir suas sugestões. O encontro resultou numa mobilização contra o abandono de animais nos parques estaduais, áreas administradas pela SMA, que contou com um seminário entre entidades, Polícia Militar Ambiental e técnicos do Departamento de Fauna da SMA e a confecção do folheto institucional “Abandono de animais nos parques”.
A abordagem do tema é uma resposta a crescente demanda de ações em prol dos animais provenientes da sociedade civil. O grupo voluntário Os Cães do Parque, que há cerca de três anos atua de forma continuada em um dos parques estaduais de São Paulo, assiste uma pequena população de cães fixadas no parque e atuam em seu controle populacional através de castrações. Ainda, os voluntários de Os Cães do Parque são responsáveis por cerca de 150 resgates de animais abandonados, entre cães e gatos, encaminhados para adoções regulares.
Serviço
Evento: Lançamento da Campanha contra o abandono de animais em parques - Inauguração de placas
Data: 04 /10/ 2012
Horário: 16h30
Local: Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)
Endereço: Rua do Horto, 931 – Tremembé
Assessoria de Imprensa da Secretaria do Meio Ambiente
(11) 3133-4008/3370/3376/3933
Os Cães do Parque
Assessoria: Cida Cândido
(11) 9.8997.4865
Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio
http://www.cetesb.sp.gov.br/mudancas-climaticas/prozonesp/eventos-ozonio/12-14%C2%B0-seminario-do-dia-do-ozonio--2009
O 14º Seminário de Comemoração do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio foi realizado no dia 18 de novembro de 2009, no auditório Augusto Ruschi, na sede da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo - CETESB e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente - SMA.
O evento, realizado pela Coordenação do Prozonesp em conjunto com o Setor de Clima e Energia da CETESB, Grupo Ozônio e Abrava, contou em sua abertura com o Diretor-Presidente da CETESB, Fernando Rei, com o representante do Ministério do Meio Ambiente, Euler Martins Lage, com o representante do PNUD, Anderson Moreira Alves, e também com o representante da Abrava, Samuel Vieira.
As apresentações de palestras foram feitas pelos especialistas em CFCs e HCFCs: Paulo Neulaender - Abrava, Euler Martins Lage - MMA, Ruy de Goes Leite de Barros - PNUD, Donato N. Di Giacomo - IMT.
O evento teve como principal foco de discussão o Plano Nacional de Eliminação de HCFCs, em cumprimento com o Protocolo de Montreal, do qual o Brasil é signatário. O Plano prevê que o consumo de CFCs no Brasil deve ser igual a zero em 2010, sendo que a importação desses gases já não ocorre mais pelo Brasil.
Para Paulo Neulaender, diretor da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento - Abrava, que juntamente com a CETESB e a SMA promoveu o encontro, o setor de refrigeração será bem sucedido na eliminação do uso dos CFCs e HCFCs. Ele fez um breve histórico das ações do Grupo Ozônio, que agora passou a se denominar Grupo Clima Ozônio, dando conta de que nos 14 anos de sua existência, o grupo, fundado por representantes da CETESB, para estimular a proteção da camada de ozônio e divulgar boas práticas, só vem crescendo e obtendo novas adesões. Conforme o palestrante, foram 14 seminários, realizados anualmente, com média de 230 participantes, inúmeras palestras em indústrias e universidades e uma lista eletrônica com mais de 5135 participantes, além de parcerias sólidas com instituições privadas e governamentais.
| Palestras | |
|---|---|
| Avaliação das Emissões de HCFC-22 pelos Sistemas de Refrigeração Comercial em Supermercados - Donato N. Di Giacomo | |
| O Programa Brasileiro de Eliminação de HCFCs - Euler Martins Lage | |
| Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio - Paulo Neulaender | |
| O PBH e a Conversão de Empresas - Ruy de Goes Leite de Barros | |
| Audios do 14º Seminário de Comemoração do Dia Internacional de Proteção da Camada de Ozônio | |
| Parte 1 de 6 | |
| Parte 2 de 6 | |
| Parte 3 de 6 | |
| Parte 4 de 6 | |
| Parte 5 de 6 | |
| Parte 6 de 6 | |
Cursos de "Manejo da irrigação" e "Avaliação de Equipamentos"
Cursos de "Manejo da irrigação" e "Avaliação de Equipamentos" / em várias cidades
A Agência Nacional de Águas - ANA realizará, em alguns dos principais pólos de irrigação do país, uma série de cursos de capacitação na área de irrigação. Os cursos serão ministrados por alguns dos mais renomados profissionais brasileiros da área de irrigação e abordarão dois temas: Manejo da irrigação: “onde, quando e quanto irrigar”; e "Avaliação e manutenção de equipamentos de irrigação”. Cada tema será desenvolvido focando o principal sistema de irrigação utilizado na região onde o curso será ministrado. O objetivo principal desses cursos é o ensino, difusão e atualização de técnicas que promovam a conservação e o uso racional dos recursos hídricos na agricultura irrigada. Os cursos serão direcionados, prioritariamente, para agricultores irrigantes, gerentes agrícolas e operadores de equipamentos de irrigação, podendo também ser realizado por extensionistas rurais, técnicos e profissionais de instituições do SINGREH com o interesse de se aperfeiçoar no tema. Cada curso será composto de 16 horas, divididos em aulas teóricas (8 horas) e práticas (8 horas). Os cursos são gratuitos e as vagas limitadas a 30 alunos por turma. O calendário com as cidades e as datas dos cursos podem ser visualizados no arquivo anexo. As inscrições estarão abertas a partir de 28 de setembro, sexta-feira, aqui no Portal. O período de inscrição e programa de cada curso poderão ser acessadas nos arquivos anexos na página de inscrição.
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Construção de parque linear na China
1/Outubro/2012
Construção de complexo projetado por Foster + Partners na China é iniciada
http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/construcao-de-complexo-projetado-por-foster-+-partners-na-china-271177-1.asp
Parte do projeto de expansão de Xangai, terreno de 28 mil m² abrigará parque linear e edifícios comerciais com soluções sustentáveis
Aline Rocha
Construção de complexo projetado por Foster + Partners na China é iniciada
http://www.piniweb.com.br/construcao/urbanismo/construcao-de-complexo-projetado-por-foster-+-partners-na-china-271177-1.asp
Parte do projeto de expansão de Xangai, terreno de 28 mil m² abrigará parque linear e edifícios comerciais com soluções sustentáveis
Aline Rocha
Foram iniciadas as obras do Hongqiao Vantone SunnyWorld Centre, complexo de 28 mil m² formado por um parque linear e edifícios comerciais sustentáveis no centro de Xangai, na China. O projeto arquitetônico é do escritório Foster + Partners.
Os edifícios do complexo possuem formato triangular e serão construídos nos cantos do terreno, para maximizar a vista para o parque. A área verde ajudará a minimizar a incidência de luz solar nos prédios, diminuindo o consumo de ar-condicionado.
Além de escritórios, o complexo comercial ainda vai abrigar lojas e restaurantes no andar térreo. Na cobertura, serão implantados telhados verdes.
Já o parque, que será de acesso público, termina em um edifício histórico da cidade. O Hongqiao Vantone SunnyWorld Centre faz parte do projeto de expansão de Xangai.
Os edifícios do complexo possuem formato triangular e serão construídos nos cantos do terreno, para maximizar a vista para o parque. A área verde ajudará a minimizar a incidência de luz solar nos prédios, diminuindo o consumo de ar-condicionado.
Além de escritórios, o complexo comercial ainda vai abrigar lojas e restaurantes no andar térreo. Na cobertura, serão implantados telhados verdes.
Já o parque, que será de acesso público, termina em um edifício histórico da cidade. O Hongqiao Vantone SunnyWorld Centre faz parte do projeto de expansão de Xangai.
A nova geração de mictórios privilegia a economia de água.
26/Setembro/2012
Começa em Bolonha a Cersaie, feira de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias
http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/comeca-em-bologna-a-cersaie-feira-de-revestimentos-ceramicos-e-270985-1.asp
Veja os lançamentos de produtos para banheiros; vaso sanitário com controle remoto, mictório sem água e chuveiro multissensorial são algumas das novidades
Ana Paula Rocha, de Bolonha
Cerca de 270 expositores de todo o mundo estão apresentando novidades em produtos para banheiro na feira Cersaie 2012, que acontece até 29 de setembro na cidade de Bolonha, na Itália.
Se o visual clean se tornou uma unanimidade nas louças sanitárias, produtos hi-tech e ajustáveis ao gosto de cada consumidor vêm se tornando o diferencial das empresas. Economia de água e energia também são destaques nos lançamentos. Confira alguns produtos selecionados pela reportagem:
Começa em Bolonha a Cersaie, feira de revestimentos cerâmicos e louças sanitárias
http://www.piniweb.com.br//construcao/tecnologia-materiais/comeca-em-bologna-a-cersaie-feira-de-revestimentos-ceramicos-e-270985-1.asp
Veja os lançamentos de produtos para banheiros; vaso sanitário com controle remoto, mictório sem água e chuveiro multissensorial são algumas das novidades
Ana Paula Rocha, de Bolonha
Cerca de 270 expositores de todo o mundo estão apresentando novidades em produtos para banheiro na feira Cersaie 2012, que acontece até 29 de setembro na cidade de Bolonha, na Itália.
Se o visual clean se tornou uma unanimidade nas louças sanitárias, produtos hi-tech e ajustáveis ao gosto de cada consumidor vêm se tornando o diferencial das empresas. Economia de água e energia também são destaques nos lançamentos. Confira alguns produtos selecionados pela reportagem:
Brandoni
Com design assinado pelo arquiteto Fabrizi Batoni, o Monolite combina o fogo e a água ao abrigar, em uma única torre, o chuveiro e radiador do sistema de aquecimento. A coluna está disponível nas larguras de 500 mm ou 400 mm e nas versões com vidros abertos nos dois lados, fechados ou na versão de canto com porta lateral articulada fechada.
Tel. +39 071 78 22 026
www.brandoni.com
info@brandoni.com
Tel. +39 071 78 22 026
www.brandoni.com
info@brandoni.com
Catalano
O sanitário CataClen possui um sistema integrado para melhorar o conforto do usuário. Entre as funções disponíveis estão higienização, secagem e desodorização, interruptores de sensor de toque, auto-limpeza e até regulação de temperatura. Essas características são ajustadas por meio de um controle remoto que acompanha a louça.
Tel. +39 076 15 661
www.catalano.it
Tel. +39 076 15 661
www.catalano.it
Graff
O chuveiro Aqua-sense se propõe a criar uma experiência sensorial completa. O produto possui queda de água ajustável, semelhante à chuva, e é equipado com luz led que pode mudar de cor, além de um sistema de som e tela sensível para a execução de músicas e vídeos.
sales@graff-faucets.com
www.graff-faucets.com
sales@graff-faucets.com
www.graff-faucets.com
Roca
Para economizar espaço, o In-Tank incorpora a cisterna dentro do armário da água. Com isso, a tecnologia dispensa instalações na parede, facilitando ainda, segundo a fabricante, a montagem do produto. Os botões de ativação da descarga estão localizados na própria louça. O sanitário também possui um sistema de injeção de ar para otimizar o fluxo de água.
www.roca.com
www.roca.com
Rubinetterie Zazzeri
A linha Tango, desenhada pelo arquiteto Roberto Innocenti, foi desenvolvida para agradar especialistas e consumidores comuns. O produto é comercializado com acabamento cromado ou de níquel. Cada torneira misturadora possui um controlador especial que permite o consumo de 8 litros por minuto ou 5,5 litros por minuto.
Tel. +39 055 696051
info@zazzeri.it
www.zazzeri.it
Tel. +39 055 696051
info@zazzeri.it
www.zazzeri.it
Artceram
O Il Cavalletto, assinado por Meneghello e Paolelli Associati, é um lavatório de cerâmica apoiado em cavaletes de madeira. O conjunto ainda abriga luz, acessórios, prateleiras e toalheiros. O lavatório é vendido em três posições: no centro, ou à direita ou à esquerda do cavalete.
Tel. +39 0761 599499
info@artceram.it
www.artceram.it
Tel. +39 0761 599499
info@artceram.it
www.artceram.it
Olympia Cerâmica
A linha Formosa de louças sanitárias une o clássico e o contemporâneo, de acordo com a Olympia Cerâmica. Há duas familias de produtos: redondo/oval e retangular, em um total de 12 itens. A empresa ainda disponibiliza duas coleções de acessórios para banheiros.
Tel. + 39 0761 573392
www.olympiaceramica.it
Tel. + 39 0761 573392
www.olympiaceramica.it
Duravit
A nova geração de mictórios Architec privilegia a economia de água. O produto é operado sem tubos de água, acessórios de torneira ou água de lavagem, e possui uma membrana integrada no sistema de descarga, que permite o funcionamento sem água alguma. Esta membrana só se abre quando a descarga é acionada, se fechando logo apos a passagem da urina. A partir daí, é lançada uma mistura especial de ingredientes de pH neutro e ativos de limpeza para impedir a formação de odores desagradáveis.
www.duravit.it
www.duravit.it
Assinar:
Postagens (Atom)