sábado, 10 de janeiro de 2015

Descubra o que é a poluição radioativa

Descubra o que é a poluição radioativa e como ela pode trazer sérios danos para a saúde e para o meio ambiente


A poluição radioativa (ou nuclear) é considerada por muitos estudiosos do ramo como o tipo mais perigoso de poluição. Ela é proveniente da radiação, que é um efeito químico derivado de ondas de energia (sejam elas de calor, de luz ou de outras formas). A radiação existe naturalmente no meio ambiente, porém, devido a ações do homem, ela vem sendo liberada em excesso, causando mutações em diversas espécies de seres vivos (em humanos, por exemplo, podem originar câncer). Ainda não há formas efetivas para descontaminar uma área afetada por poluição radioativa - quando o local é contaminado, costuma ser isolado. Além disso, os átomos radioativos têm uma durabilidade bem longa - o plutônio, por exemplo apresenta como tempo de meia vida cerca de 24,3 mil anos.
Desde a descoberta da fissão nuclear (quebra do núcleo de um átomo instável, liberando calor), em 1938, diversos estudos ocorreram na ciência da radioatividade gerando tecnologias para seu uso. Algumas delas que são presentes na nossa sociedade são:
• Uso na medicina

Realização de exames, como radiografias (com raios x), radioterapia e esterilização de materiais médicos.

• Produção de alimentos e agricultura

Conservação de alimentos e eliminação de insetos e de bactérias.

• Geração de energia nuclear

Geração de energia elétrica a partir de reações nucleares de núcleos atômicos.

• Uso bélico

Produção de bombas nucleares.

Mesmo tendo aplicações positivas, a periculosidade dessa tecnologia é preocupante. Todos os seus usos devem ser extremamente controladas para não causarem danos. Porém, em casos de acidentes, como o ocorrido na usina de Chernobyl, na Ucrânia, em 1986, os danos são imensuráveis. Nesse acidente, após um reator sofrer uma explosão de vapor, ocorreu um derretimento nuclear, causando a contaminação da área a partir da liberação de uma quantidade letal de material radioativo, que contaminou uma grande área da região atmosférica. Foi estimado que a liberação desse material radioativo era cerca de 400 vezes maior ao que havia nas bombas de Hiroshima e Nagasaki. Esse acidente causou um enorme prejuízo, calculado em US$ 18 bilhões, além de proporcionar a contaminação da população e consequente abandono da região contaminada. Mais recentemente, o acidente de Fukushima, no Japão, contaminou a região e causou diversos danos, que certamente serão sentidos no futuro.

Tipos de radiação

A contaminação humana ou animal por radiação pode se dar de forma interna ou de forma externa. A interna ocorre quando o material radioativo entra no organismo, de modo que átomos radioativos se incorporam a ele - isso ocorre a partir da ingestão de alimentos contendo substâncias radioativas, por inalação ou via cortes. A contaminação externa ocorre a partir da exposição a uma fonte de radiação que está no ambiente. Vamos a elas:
• Radiação cósmica
Radiação proveniente do espaço, como a produzida pelo sol. A radiação ultravioleta (UV) emitida pela estrela citada passa pela nossa atmosfera e, com a degradação da camada de ozônio, pode causar câncer de pele em muitos indivíduos, por exemplo.


• Raios x
São produzidos artificialmente a partir de um feixe de elétrons em um metal (geralmente o tungstênio), que libera energia em forma de raios x. Esse tipo de radiação possui um grande potencial de penetração. O uso do raio x tem sido de grande importância para a medicina na realização de diagnósticos. Eles são absorvidos pelos osso enquanto passam facilmente pelos tecidos. Em intensidade não controlada, pode causar danos sérios, como câncer.



• Radiação Gama (γ)
É uma onda eletromagnética (assim como a luz) emitida a partir de um núcleo instável e que costuma liberar partículas beta ao mesmo tempo. É altamente penetrante e pode causar sérios danos aos órgãos internos (sem inalação ou ingestão).

• Radiação Alpha (α)
É uma partícula formada por um átomo de hélio com carga positiva. Seu alcance no ar é pequeno (1-2 cm), porém, sua inalação ou digestão podem causar danos aos tecidos e órgãos internos.

• Radiação Beta (β)

É um elétron (carga negativa) emitido por um núcleo instável. Essas partículas são menores que as alpha e podem penetrar mais profundamente em materiais ou tecidos. Podem ser perigosas se ingeridas ou inaladas e causam queimaduras na pele em exposição elevada.

• Radiação de nêutrons (n)
É um nêutron emitido por um núcleo instável - ocorre principalmente em reações no reator nuclear. A radiação de nêutrons é bastante penetrante e libera, ao mesmo tempo, partículas beta e gama.

Energia nuclear

A energia nuclear é gerada a partir da fissão do núcleo do átomo de urânio enriquecido. O reator utiliza o urânio como combustível, e o calor é gerado pela fissão nuclear em que nêutrons colidem com o núcleo, que o divide ao meio, liberando uma grande quantidade de calor. Dióxido de carbono ou água são bombeados para o reator, gerando vapor da água aquecida, que alimenta turbinas e gera energia.
Atualmente, os Estados Unidos lideram a produção de energia nuclear. Vários países da Europa fazem uso dessa fonte de energia, como a França, que possui 59 usinas (responsáveis por cerca de 80% da eletricidade do país).
No Brasil, a implantação do Programa Nuclear Brasileiro começou no fim da década de 1960. O país possui a central nuclear Almirante Álvaro Alberto, localizada no município de Angra dos Reis (RJ), constituída por três unidades (Angra 1, Angra 2 e Angra 3), sendo que apenas a unidade Angra 2 está em funcionamento.
Apesar da polêmica envolvendo essa tecnologia e do receio da população, a energia nuclear apresenta aspectos positivos, como o fato de haver grandes reservas de matérias-primas disponíveis, proporcionar menor impacto ambiental (isso num primeiro momento, caso os resíduos sejam armazenados corretamente e não haja catástrofes), e não contribuir de forma considerável para o desequilíbrio do efeito estufa. Os aspectos negativos são o alto custo dessa tecnologia, o risco de seu uso para construção de armas nucleares, a possibilidade de acidentes e o descarte dos resíduos radioativos, que deve ser feita de forma extremamente segura.

Fontes de poluição radioativa

Fontes naturais de poluição radioativa

• Minerais radioativos presentes na natureza (presentes no solo, na litosfera e em minas);
• Radiação por raios cósmicos;

Fontes antropogênicas (causadas pelo homem) de poluição radioativa

• Aplicações médicas: radiações, como raios x e raios gama, usados em tratamentos e exames médicos;
• Testes nucleares: explosões de testes nucleares, especialmente quando são realizadas na atmosfera são a maior causa de poluição radioativa. Esses testes são responsáveis pelo aumento dos níveis de radiação no mundo. Durante um teste nuclear na atmosfera, um grande número de radionuclídeos são soltos na atmosfera. Essa poeira radioativa é suspensa no ar, a uma altura de 6 km a 7 km acima da superfície da terra e então é dispersada pelo vento para longas distâncias. Esses radionuclídeos se misturam com a água da chuva, que acaba em nosso solo e água, podendo contaminar alimentos;
• Reatores nucleares: radiação que pode escapar dos reatores nucleares e outras instalações nucleares;
• Acidentes nucleares: acidentes em instalações nucleares que podem liberar quantidades alarmantes de poluição nuclear, causando danos imensuráveis;

A exposição a qualquer tipo de radiação ionizante (partículas alpha e beta, raios x e raios gama) de forma não controlada pode causar sérios danos e até mesmo ser letal. Há danos genéticos, que proporcionam alterações em genes e cromossomos, levando a deformações e mutações; ou não genéticos (danos ao corpo), que causam queimaduras, tumores, câncer de órgãos, leucemia e problemas de fertilidade. O dano causado pela radiação irá depender do tempo de exposição, da intensidade da radiação, do tipo da radiação (poder de penetração) e se a radiação é emitida de externamente ou internamente com relação ao corpo afetado.

Prevenção, controle e segurança

Diversas medidas de segurança e prevenção são adotadas a fim de diminuir os efeitos negativos da radiação e prevenir acidentes como o de Chernobyl. Existem diversas normas internacionais e órgãos reguladores com a responsabilidade de garantir a segurança na operação de reatores nucleares para geração de energia. O treinamento correto dos profissionais que atuam na usina, a segurança do local, a contenção do material radioativo e procedimentos de emergência são fundamentais em cada instalação.
A Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) promove o uso pacífico para a energia nuclear e desencoraja o seu uso militar, atuando juntamente com a ONU.
A destinação do lixo atômico é outra questão fundamental para a utilização dessa fonte de energia. Sua disposição final deve se dar em instalações para armazenamento de longo prazo ou definitivo, devido ao grande tempo necessário para que o material radioativo se torne inofensivo.
Veja também:


MMA e PNUMA divulgam dicas para ter uma viagem mais sustentável


http://www.itu.com.br/sustentabilidade/noticia/mma-e-pnuma-divulgam-dicas-para-ter-uma-viagem-mais-sustentavel-20150106Publicado: Terça-feira, 6 de janeiro de 2015 por Jéssica Ferrari
Veja como desfrutar dos destinos naturais de forma consciente
Com a chegada das férias de verão, os brasileiros costumam procurar destinos de praia e sol. Neste período, o Ministério do Meio Ambiente (MMA) alerta para a importância de desfrutar dos destinos naturais de forma consciente.
As dicas vão além do turismo: estimulam um comportamento que respeita o meio ambiente, favorece a economia local e o desenvolvimento social e econômico das comunidades.
A pesquisa mensal Sondagem do Consumidor – Intenção de Viagem, do Ministério do Turismo (MTur), divulgada em dezembro, aponta que oito em cada dez entrevistados que pretendem viajar planejam visitar destinos brasileiros nos próximos seis meses. Quase metade deles (46%) indica a região Nordeste como local favorito. Região que se destaca pela diversidade de praias e áreas verdes.

Em parceria com o projeto Passaporte Verde, iniciativa do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o MMA dá algumas sugestões de como fazer uma viagem consciente e ajudar a preservar esses destinos, mesmo neste período de visitação intensa. Confira:


1. Antes de viajar

Antes mesmo de viajar, a dica é procurar saber mais sobre o destino interessado e buscar roteiros que permitam conhecer a cultura e as belezas naturais e vivenciar o ritmo local. Em casa, desligue tudo da tomada antes de partir: cafeteiras, computadores, celulares, secadores de cabelo e outros equipamentos eletrônicos ligados na tomada, mesmo em estado de "stand by", continuam consumindo energia.
Outra dica é montar uma mala inteligente: levar roupas que combinem entre si e dar preferência àquelas que não precisam ser passadas, assim a quantidade de malas é reduzida e o consumo de energia também.

2. Local ideal
Prefira hotéis que fiquem próximos aos locais que deseja conhecer. Assim você economiza em transporte e diminui a emissão de poluentes. Tente não levar de casa nada que possa comprar no local em que visitará. Isso contribui com a geração de empregos, aumenta a renda dos moradores e valoriza os talentos locais.
Cada turista consome quase três vezes mais água do que a média dos residentes. 60% de consumo de água nos hotéis são ligados à hospedagem. Peça para trocar toalhas e enxoval no hotel se for realmente necessário, pois essa medida simples já economiza uma quantidade boa de água.

3. Limpeza
O primeiro cuidado está em recolher o lixo que é gerado durante o passeio. Se não tiver lixeiras por perto, o ideal é guardar os restos em uma sacola que pode ser usada como lixinho. É preciso ter cuidado para que as sacolas não voem, pois elas podem ser ingeridas pela fauna local, seja na praia, na floresta ou, até mesmo, na cidade. Outra sugestão é usar sacolas retornáveis.
Um alerta é para não queimar nem enterrar o lixo produzido, trazendo-o de volta. Lixo na praia, além de poluir, pode machucar alguém ou prejudicar algum animal. Outra sugestão é levar uma garrafa reutilizável, evitando comprar garrafinhas de água, que geram mais resíduos.

4. Escolhas saudáveis
Opte por restaurantes que possuem práticas sustentáveis como medidas para reduzir o desperdício de alimentos, que ofereçam pratos preparados com produtos locais e sazonais. Outra dica é fazer o prato evitando desperdícios de alimentos. Desfrute do local: aproveite as frutas da estação, pois são mais gostosas e têm o melhor preço. Também experimente sucos das frutas típicas da região.
Algumas cidades brasileiras já têm sistema de aluguel de bicicleta. Também aproveite o transporte coletivo para vivenciar mais a cidade. As escolhas feitas pelos turistas influenciam diretamente a sustentabilidade de seu destino.

Bicicletas compartilhadas conquistam Brasília

http://www.ecobrasilia.com.br/2015/01/02/bicicletas-compartilhadas-conquistam-brasilia/



bikebrasilia2Em sete meses, foram feitas mais de 160 mil viagens e cadastrados 80 mil usuários
Mais de 160 mil viagens e 80 mil usuários cadastrados. Os números comprovam que as  “laranjinhas” do projeto Bike Brasília conquistaram os moradores da Capital Federal. Lançada em maio de 2014, a iniciativa disponibilizou 400 bicicletas em 40 estações no Plano Piloto.
A lógica do compartilhamento faz com que o uso dessas bicicletas se multiplique, ampliando o acesso e quebrando barreiras da cultura de valorização do automóvel. Milhares de pessoas foram motivadas a optar por um novo meio de transporte que não polui, não complica o trânsito e ajuda a manter a saúde.
As laranjinhas se tornaram um meio complementar ao transporte público e possibilitam a vivência da cidade sob uma nova perspectiva. Cerca de 800 pessoas já estão experimentando a troca do carro pela bicicleta diariamente, graças à iniciativa.
O estudante Mateus Santos, 18 anos, usa a bicicleta do projeto para deslocamento entre o Ministério das Relações Exteriores e a Rodoviária do Plano Piloto. “É mais rápido, mais saudável e mais econômico”, enumerou.
“Sem contar que é muito fácil de usar o sistema para retirar a bicicleta”, completou o jovem, que já utilizou sistema semelhante em São Paulo. Resultado de uma parceria público-privada, que envolve as empresas Samba/Serttel e o Itaú Unibanco, o projeto disponibiliza bicicletas aos usuários todos os dias da semana, das 6h à 0h.
Com o uso de tecnologia moderna, as estações desse projeto de compartilhamento funcionam com energia solar e são interligadas por um sistema de comunicação sem fio que opera pela rede GSM e 3G. Para usar a bike, que tem fabricação 100% nacional e pesa em torno de 15 quilos, o ciclista pode destravá-la por um aplicativo para smartphones ou por meio de uma ligação para o número 4003-9846.
Como funciona - Para utilizar as bicicletas, basta preencher um cadastro na internet (neste link) e efetuar o pagamento de uma taxa anual de R$ 10. A pessoa poderá usar a bike durante uma hora. Após esse período, para assegurar a gratuidade por mais de uma vez em um mesmo dia e permitir que mais pessoas tenham acesso a esse sistema, o ciclista deve esperar um período de 15 minutos para utilizar novamente a bicicleta. Caso opte por não fazer a pausa, o usuário deve pagar R$ 5 por hora excedente.
(com informações da Agência Brasília) 

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

5 Dicas para Parar de Fumar cigarro em 2015

6/1/2015 às 16h27

http://noticias.r7.com/dino/saude/5-dicas-para-parar-de-fumar-cigarro-em-2015-06012015

O cigarro é uma das coisas mais prejudiciais para a saúde e qualidade de vida de uma pessoa. Afinal, o tabagismo aumenta significativamente as chances da pessoa desenvolver uma série de doenças graves, como câncer de pulmão, câncer de boca e estômago; derrame; infarto do miocárdio; úlceras e muitas outras. Se você está preso a este vício, mas quer se libertar dele, confira agora cinco dicas que serão de grande ajuda para você parar de fumar em 2015:


1) A primeira e mais importante dica é acreditar em si mesmo. Tome verdadeiramente a decisão de abandonar o vício do cigarro e acredite que você é capaz de viver sem ele. Tenha foco, lembrando o quanto a sua qualidade de vida vai melhorar estando longe do cigarro. Uma coisa que pode ajudá-lo a seguir essa dica é escrever uma lista com todas as coisas difíceis que você já conquistou ao longo de sua vida.



2) Ter planejamento também pode ser uma boa dica! Depois que você tomar a importante decisão de largar para sempre o vício do cigarro, estabeleça o dia para fazer isso. Diga para si mesmo e para seus familiares quando você irá parar de fumar, e faça isso!



3) Pratique atividades físicas que, além de serem ótimas para manter a saúde em dia, também reduzem a ansiedade que naturalmente aparece quando a pessoa para de fumar.



4) Comemore todas as etapas na sua luta para parar de fumar. Quanto conseguir passar duas semanas sem fumar, faça algo que goste muito; quando estiver um mês longe do cigarro, faça algo que goste ainda mais. Recompense a si mesmo pela determinação e pela superação.



5) Muitos médicos têm indicado tratamentos auxiliares no combate ao tabagismo. Existem duas formas de tratamento: a) A primeira forma de tratamento são os repositórios de nicotina - Adesivos de nicotinam chicletes e pastilhas, que substituem a nicotina do cigarro, fazendo com que o fumante reduza a quantidade de cigarro. Mas estudos comprovam que a nicotina é a grande causadora da dependência do cigarro e demora cerca de três para sair do corpo. Com isso, muitos fumantes que adotam este método, conseguem reduzir o consumo do cigarro, mas não conseguem parar de fumar definitivamente. b) Novos tratamentos em spray têm surgido no mercado como uma alternativa eficaz parar parar de fumar, já que em sua fórmula, não há nicotina ou qualquer outra substância presente no cigarro. Estes tratamentos spray reagem em contato com a fumaça do cigarro, causando uma reação de aversão, ou seja, o fumante, passa a ter nojo do cigarro, pois sente um gosto amargo, fazendo com que o cérebro entenda que o cigarro já não traz sensação de bem estar e prazer. Dependendo dos produtos, as chances de parar de fumar utilizando do tratamento spray podem chegar até 70%, número muito superior ao tratamento de reposição de nicotina. 



Um tratamento spray que tem ganhado notoriedade, é o Nicomentol da empresa Saúde Garantida. Acesse: 
Website: http://www.saudegarantida.com.br/tratamento-parar-de-fumar-nicomentol

Dica de garoto de 8 anos faz prédio reduzir consumo de água pela 1ª vez no ano


por Isabela Leite

http://g1.globo.com/sao-paulo/blog/como-economizar-agua/post/dica-de-garoto-de-8-anos-faz-predio-reduzir-consumo-de-agua-pela-1-vez-no-ano.html


Dica de garoto de 8 anos faz prédio reduzir consumo de água pela 1ª vez no ano em São Paulo


Um prédio na Vila Mariana, Zona Sul de São Paulo, conseguiu reduzir o consumo de água pela primeira vez no ano após a dica de economia dada por um morador de oito anos. A dentista Carolina Curti, que é mãe do garoto Henrique Ferrara Curti, de 8 anos, contou que ele aprendeu com uma colega de escola a colocar baldes embaixo do chuveiro enquanto a água do chuveiro a gás esquenta, evitando o desperdício. 


Ao sair da aula, o menino pediu aos pais que fizessem o mesmo em casa. "Isso foi bem na semana que o Cantareira estava em nível bem crítico, ainda na discussão do uso da segunda cota do volume morto. Quando meu marido chegou para buscá-lo, ele falou: papai, minha coleguinha falou isso. vamos fazer isso em casa?", disse a dentista (veja aqui o passo a passo para armazenar a água em baldes enquanto o chuveiro esquenta).



A ideia de Henrique Curti não ficou restrita ao apartamento onde ele mora com os pais. Ele pediu para que o pai escrevesse um bilhete e divulgasse uma dica para os moradores do prédio. No bilhete fixado no elevador, o menino, que na época tinha 7 anos, contou o que aprendeu na escola: "Enquanto a água do chuveiro a gás não esquenta, deixe-a cair dentro de um balde. Use essa água após fazer xixi, ao invés de dar a descarga".



Moradores que leram o recado escreveram mensagens como "boa ideia" e "muito bom, já estamos usando". A iniciativa de Henrique deu resultado. Um comunicado do síndico divulgado no início de dezembro apontou que o prédio recebeu bônus de R$ 576,72 e economizou R$ 1.341,36 na conta da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O consumo no condomínio caiu de 527 m³ para 452 m³ de água no mês passado. Cada m³ equivale a 1 mil litros de água.



"Foi muito legal saber que todo mundo gostou e que está fazendo. Teve gente que contou que até comprou mais baldes. Ele fica muito contente em saber que uma ideia que ele trouxe dentro do condomínio está funcionando. Quando a conta chegou e meu síndico colocou o comunicado, ele leu e ficou super feliz", afirmou a mãe do menino.

> Deixe sua dica de economia nos comentários ou envie através do VC no G1.
> Se você achou a dica útil, compartilhe nas redes sociais pelos atalhos abaixo.

Dica de garoto de 8 anos faz prédio reduzir consumo de água pela 1ª vez no ano em São Paulo

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Transformar dejetos humanos que normalmente são desperdiçados em água potável e eletricidade

Bill Gates apresenta máquina que transforma lixo em água potável

Por Redação Olhar Digital - em 06/01/2015 às 14h17
Avaliação:
Avaliar:

  • Bill Gates
  • Ciência
  • Microsoft
  • Saúde


 Share122 

Bill Gates parece determinado a salvar a humanidade de si mesma. Em sua mais nova empreitada filantrópica, o fundador da Microsoft pretende transformar dejetos humanos que normalmente são desperdiçados em água potável e eletricidade.
Através da Bill and Melinda Gates Foundation, o executivo desafiou alguns pesquisadores universitários a desenvolver soluções para o que pretendia, então ele se uniu a Peter Janicki e os dois deram vida ao Janicki Bioenergy Omniprocessor.

A máquina recolhe quantidades enormes de dejetos e reaproveita tudo num processo que dura alguns instantes. Em um vídeo demonstrativo é possível ver Gates beber um copo com água que cinco minutos antes era lixo.




O potencial do JBO é grande. Com o material produzido em uma comunidade de 100 mil pessoas, a máquina libera 86 mil litros de água e 250kw de eletricidade diariamente. E esses padrões podem ser reajustados para lugares mais ou menos populosos.
Com isso, Gates quer não apenas criar um sistema de reuso, mas também diminuir os gastos em países em desenvolvimento (porque sistemas de saneamento custam muito e, na maioria dos casos, não são totalmente eficientes) e melhorar a saúde desses lugares, uma vez que boa parte das doenças é causada pelo consumo de água suja.
Até o final do ano, Janicki levará o Omniprocessor a Dakar, no Senegal, para testar o recurso e descobrir suas potenciais falhas, além da possibilidade de entender se é possível controlá-lo a distância.

Jogo sobre sustentabilidade para crianças

06/01/2015 18h37 - Atualizado em 07/01/2015 11h01

Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/01/alunos-da-unitau-criam-jogo-sobre-sustentabilidade-para-criancas.html

No jogo, as crianças se divertem passeando por cômodos de uma casa.
Para conquistar pontos, jogadores devem optar pela escolha sustentável.

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)
Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças (Foto: Divulgação)Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças. (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de ensinar hábitos sustentáveis para crianças, dois estudantes da Universidade de Taubaté (Unitau) criaram um jogo educativo para computador que diverte e educa crianças. O objetivo da ferramenta é mostrar de maneira divertida a importância das escolhas sustentáveis para o meio ambiente.
A ideia de criar esse "mundo virtual" veio do estudante Alan César de Oliveira, de 24 anos, e da Flávia Nogueira Costa, de 26 anos, durante o projeto de conclusão do curso de engenharia de computação. "Decidimos criar o jogo, o tema veio logo depois em uma conversa com o professor. Sustentabilidade é um tema bem amplo e sentimos falta no mercado desse assunto direcionado às crianças", afirmou Alan de Oliveira.
No jogo, as crianças se divertem passeando por cômodos como o quarto, banheiro, sala e cozinha. Em cada fase, a criança se depara com situações do cotidiano e precisam optar pela prática mais adequada, como o banho mais rápido e a economia de água ao escovar os dentes. As situações vivenciadas e as escolhas da personagem determinarão seu futuro no game.
Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças (Foto: Divulgação)
No jogo, crianças devem escolher a opção mais
sustentável. (Foto: Divulgação)
"O jogo tem quatro fases, em uma delas, na cozinha, a criança se depara com uma pia cheia de louças e precisa escolher uma das três opções de ações, sendo que uma delas é a mais sustentável e a correta", conta o estudante. O jogo "Vida Sustentável" também aborda assuntos como desperdício de recursos naturais, coleta seletiva e reciclagem.
Testes
Como ainda não está no mercado, uma fase de testes foi realizada com cerca de dez crianças com idade entre 8 e 14 anos. "A aceitação foi ótima, as crianças gostaram do jogo e conseguiram absorver bem o conteúdo do jogo", disse. Para medir o conhecimento adquirido, a dupla disponibilizou um questionário antes e depois da brincadeira, com perguntas direcionados ao tema sustentabilidade.

Para o futuro, os estudantes planejam disponibilizar o jogo online gratuitamente até maio de 2015 e realizar um novo testes com crianças em outra escola. Além de criar novas fases e expandir o jogo em versões mais simples para celular. "O projeto completo constitui em mais fases, mas estamos utilizando essa versão mais simples para testar. Nosso foco agora é terminar o projeto para computador e já disponibilizar para download", afirmou.
(*) Colaborou: Ana Paula Cunha