segunda-feira, 3 de março de 2014

Mais da metade de crianças brasileiras com até 5 anos são fumantes passivas

 | VIVA COM MAIS SAÚDE

Mais da metade de crianças brasileiras com até 5 anos são fumantes passivas

http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/534274/mais-da-metade-de-criancas-brasileiras-com-ate-5-anos-sao-fumantes-passivas
O cigarro sempre foi motivo de muitas discussões devido aos danos que causa à saúde. E hoje, ganhou a atenção e preocupação dos pediatras. Apesar da Lei Antifumo (Lei 13.541) instaurada no dia 07 de maio de 2009, a qual proíbe o ato de fumar em ambientes fechados, o número de crianças fumantes passivas ainda é alarmante. 

De acordo com o pediatra Jorge Huberman, filhos asmáticos de pais fumantes estão mais suscetíveis a serem readmitidos em hospitais. "Essas crianças tem mais chances de desenvolver otites, bronquites e rinites. Além disso, a propensão à morte súbita também é dobrada", declara o especialista. 

Estudos recentes, desenvolvidos por pesquisadores do Hospital Penn State Milton S. Hershey Infantil na Pensilvânia, analisaram mais de 600 crianças e adolescentes de idade entre 1 e 16 anos, todos ingressados por asma ou chiado receptivo à broncodilatação. Por meio de exames de sangue e saliva, os resultados mostraram que essas crianças haviam sido expostas ao tabaco. 

No Brasil, uma pesquisa realizada pelo Ambulatório de Drogas do Hospital Universitário da USP (Universidade de São Paulo) revelou que 51% das crianças brasileiras de até 5 anos são consideradas fumantes passivas. "O problema é que mesmo não fumando no mesmo ambiente que as crianças, os pais fumantes prejudicam a saúde dos pequenos por meio do cheiro do cigarro que fica no corpo e nas roupas", explica Huberman. "Não fumar perto das crianças ajuda, mas o ideal seria que os pais deixassem os cigarros, o que reduziria significativamente as chances de inflamação nas crianças", ressalta o pediatra.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

EAD - Cursos Gratuitos por Categoria

EAD - Cursos Gratuitos por Categoria


CURSOS GRATUITOS


                CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE ADMINISTRAÇÃO


                CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE ARTESANATO


                          CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE COMUNICAÇÃO


                          CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE CULINÁRIA


                            CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE DIREITO


                                  CURSOS  GRATUITOS NA ÁREA DE EMPREENDEDORISMO


                                  CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE ELETRÔNICA


                                      CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE ENGENHARIA


                                      CURSOS GRATUITOS NA ÁREA FINANCEIRA


                                              CURSOS GRATUITOS DE FOTOGRAFIA


                                              CURSOS GRATUITOS DE GESTÃO


                                                CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE IDIOMAS  


                                                CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA   

                                                          

                                                          CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE JARDINAGEM


                                                            CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE LOGÍSTICA



                                                            CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE


                                                            CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE PEDAGOGIA 


                                                            CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE RECURSOS HUMANOS



                                                            CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE SEGURANÇA DO TRABALHO


                                                                CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE SAÚDE


                                                                  CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE VAREJO


                                                                  CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE VENDAS


                                                                      CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE APERFEIÇOAMENTO PESSOAL

                                                                        PAPEL DA ARQUITETURA NO CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTABILIDADE

                                                                        PAPEL DA ARQUITETURA NO CONSUMO CONSCIENTE E SUSTENTABILIDADE




                                                                        http://www.jundiaionline.com.br/colunistas/papel-da-arquitetura-no-consumo-consciente-e-sustentabilidade-426


                                                                        Temos de ter em mente que os recursos do nosso planeta estão a cada dia mais escassos, portanto trata-se de um dever do cidadão com o futuro das novas gerações começarem a agir de forma consciente quanto ao consumo e a sustentabilidade.
                                                                        O poder de crédito nos deu acesso a muitas coisas que até então não conseguiríamos ter, despertando um consumismo desenfreado. Chegou então a hora de parar e repensar onde estamos aplicando nosso dinheiro, exigindo de fornecedores produtos que chegam aos nossos lares e ambientes de trabalho tenham todo um processo de planejamento, garantindo o máximo de eficácia com o mínimo de agressão ao meio ambiente.
                                                                        Como a arquitetura pode influenciar e repensar padrões?
                                                                        Ambientes planejados garantem:
                                                                        - Aproveitamento de recursos naturais da área.
                                                                        - Aproveitamento da luminosidade externa, reduzindo o consumo de energia.
                                                                        - Aproveitamento da ventilação externa, para controle da temperatura do ambiente, reduzindo assim o uso de aparelhos de aquecimento e ar-condicionado.
                                                                        - Aproveitamento de águas pluviais para reutilização em vasos sanitários, torneira de quintal, etc.
                                                                        - Compra de materiais em quantidade correta, sem sobras ou desperdício na obra, que também resulta em redução de custos para o empreendedor.
                                                                        - Gestão de resíduos na obra, reutilizando o entulho gerado para enchimentos e também reduzindo descarte de material ao meio.
                                                                        - Visualização prévia de uso e manutenção de ambientes, garantindo uso adequado.
                                                                        - Escolha de materiais, ferramentas e processos de trabalho ecologicamente corretos.
                                                                        Consumo consciente na arquitetura considera, o planejamento específico de cada ambiente de acordo com seu uso, desta maneira é possível prever melhor disposição e planejamento até do próprio mobiliário para evitar: troca frequente de itens pelo uso provisório, retrabalho e gasto de materiais por erros não previstos.
                                                                        Consciência ecológia para melhorar seu ambiente, contrate um arquiteto!

                                                                        quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

                                                                        Cursos Grátis De Sustentabilidade Online

                                                                        Cursos Grátis De Sustentabilidade Online

                                                                        Conheça diversos cursos gratuitos a distância na área de sustentabilidade.


                                                                        Planeta Verde
                                                                        Imagem: Pixabay / Gerd Altmann
                                                                        Segundo a Wikipédia, Sustentabilidade pode ser definida como a capacidade do ser humano de  interagir com o planeta, preservando o meioambiente para não comprometer os recursos naturais das gerações futuras.

                                                                        A procura por cursos na área de sustentabilidade é crescente, por isso a dica de hoje é para quem deseja adquirir conhecimento na área de sustentabilidade. Ao procurar nainternet por cursos gratuitos nesta área, encontramos cinco cursos grátis online e com certificado de conclusão.

                                                                        Veja a seguir, quais são os cursos gratuitos que tem como tema a sustentabilidade e a preservação do meio ambiente:

                                                                        CURSOS GRATUITOS NA ÁREA DE SUSTENTABILIDADE

                                                                        Relevância das Questões Ambientais
                                                                        FGV

                                                                        Sustentabilidade aplicada aos negócios: orientações para gestores
                                                                        FGV

                                                                        Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão
                                                                        FGV

                                                                        Sustentabilidade, um valor para a nova geração: orientações para o professor do ensino fundamental
                                                                        FGV

                                                                        Curso Online de Práticas de Sustentabilidade
                                                                        iPED Cursos

                                                                        Além dos cursos gratuitos mencionados acima, conheça também o Curso Online de Sustentabilidade do site Cursos 24 Horas, este curso tem carga horaria de 50 horas e você aprenderá o conceito de sustentabilidade e como aplicá-lo no dia a dia. Ao concluir o curso, você receberá um certificado de conclusão em sua residência. Acesse aqui para conhecer o curso online e obter mais informações.

                                                                        Gostou da dica?
                                                                        Curta está página nas redes sociais.

                                                                        Fumantes são mais infelizes, afirmam estudos


                                                                        Fumantes são mais infelizes, afirmam estudos


                                                                        Por Maria Fernanda Ziegler - iG São Paulo 
                                                                        Texto

                                                                        Pesquisa brasileira diz que cigarro causa depressão, artigo britânico afirma que ex-fumante tem melhora na saúde mental

                                                                        O cigarro não traz felicidade. Mesmo que fumantes do mundo inteiro afirmem que o cigarro relaxa, acalma e até faz pensar melhor, cientistas estão cada vez com mais provas que derrubam o mito do cigarro antiestresse. De acordo com dois estudos publicados recentemente, o fumo piora o humor, provoca ansiedade e está ligado a casos de depressão.
                                                                        Pesquisadores brasileiros afirmam que o cigarro é um forte agente depressor do humor. No estudo - realizado no hospital São Lucas em Porto Alegre com 1021 pessoas entre fumantes, não-fumantes e ex-fumantes -, verificou-se que o grupo de fumantes tem maior grau de depressão. Em uma escala que mede os pontos de grau de depressão, o grupo de fumantes, em média, atinge 50% mais pontos do que quem nunca fumou ou largou o cigarro.

                                                                        Getty Images
                                                                        Pesquisadores derrubam o mito de que cigarro reduz o estresse

                                                                        De acordo com o coordenador do estudo, o pneumologista José Miguel Chatkin, há solução para os fumantes. Após a turbulência inicial dos primeiros dias de abstinência do cigarro, o ex-fumante se torna mais feliz do que aquele que permanece fumando. Chatkin afirma também que o fumo esporádico do cigarro até melhora o humor, mas no longo prazo pode levar à depressão.
                                                                        Pesquisadores britânicos pegaram ainda mais pesado nos argumentos antitabaco. Em um artigo publicado neste mês no British Medical Journal, estudiosos afirmam que largar o cigarro melhora a saúde mental, e de forma rápida (em menos de seis semanas).
                                                                        Tornar-se ex-fumante está associado com a redução da depressão, da ansiedade e do estresse; e com a melhora do humor e da qualidade de vida. De acordo com os pesquisadores, o efeito de abandonar o cigarro é igual ao visto no uso de antidepressivos no tratamento de ansiedade.
                                                                        Para chegar a esta conclusão, eles analisaram 26 estudos que compararam a saúde mental de pessoas antes e depois de terem largado o vício. “Espero que esses estudos mudem a perspectiva das pessoas a respeito do cigarro. Muitos fumantes citam o período estressante que estão passando como desculpa para não largar o cigarro, mas vemos que é justamente o contrário. Parar de fumar ajuda na redução da ansiedade e melhora a saúde mental”, afirma Gemma Taylor da Universidade de Birmingham e autora principal do estudo.
                                                                        Gemma afirma que o mito do cigarro relaxante pode ser explicado pelo fato de os fumantes experimentarem irritabilidade, ansiedade e depressão quando não fumam por um tempo. Estes sentimentos são aliviados quando ele fuma. “Crian-se, desta forma, uma impressão de que fumar tem benefícios psicológicos, quando na verdade foi o tabagismo que fez com que estes distúrbios se sobressaíssem”, disse.

                                                                        Mais de 13 mil mudas de árvores serão plantadas nesta quinta em Itu

                                                                        Mais de 13 mil mudas de árvores serão plantadas nesta quinta em Itu


                                                                        Publicado: Quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014 por André Roedel
                                                                        Ação integra programação de aniversário da cidade.
                                                                        DECOM/Prefeitura de Itu
                                                                        Foto
                                                                        Alunos do Colégio Almeida Júnior durante plantio realizado em anos anteriores
                                                                        Dentro das comemorações do aniversário de 404 anos da cidade, a Secretaria do Meio Ambiente promove na manhã desta quinta-feira, dia 27 de fevereiro, o plantio de mais de 13 mil mudas de árvores nativas. Alunos de escolas públicas e particulares de Itu, associações e moradores de bairros, funcionários públicos e da iniciativa privada, membros da sociedade civil em geral e autoridades, participarão desta mobilização que irá plantar árvores nativas e frutíferas em diversos locais de plantio.
                                                                        A ação acontece no Dia Municipal e Estadual de Plantio de Mudas Nativas. “Do total de 13 mil mudas de árvores plantadas neste dia, 12 mil correspondem à parte da compensação ambiental pelas obras de drenagem dos córregos urbanos de Itu. Mas a cidade ainda irá receber mais 68 mil mudas até a entrega da obra concluída, uma vez que a compensação total é de mais de 80 mil árvores”, disse a secretária de Meio Ambiente, Patrícia Otero.
                                                                        Um dos maiores locais que irá receber o plantio nesta quinta-feira será as margens do Rio Tietê, ao lado da pista de aeromodelismo de Itu (acesso ao Condomínio Santo Antônio I). Um local significativo, pois, além de revegetar as margens desse importante rio que passa por Itu cumprindo uma Lei nacional de mais de 40 anos que determina a preservação ou recuperação de mata ciliar às margens de rios, ainda irá devolver ao local sua formação florestal original com árvores nativas do bioma Mata Atlântica. O plantio deste local acontece às 9 horas.
                                                                        Às 10h15, o local do futuro Parque Ecológico Almeida Júnior (ao lado do Colégio Divino Salvador) irá receber 60 mudas de árvores nativas, este plantio é uma parceria com a empresa Cia City e terá a participação de alunos do colégio. Além desses locais de plantio, 15 escolas de educação infantil e creches irão realizar plantios neste dia como parte de suas atividades de educação ambiental.

                                                                        quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

                                                                        Fumar é considerado vontade de se matar! O risco à saúde é inerente ao cigarro!

                                                                        Notícias

                                                                        PROPAGANDA ENGANOSA

                                                                        Souza Cruz não indenizará homem que fumou por 35 anos

                                                                        O cigarro é produto associado a riscos para a saúde, mas tanto a fabricação como a venda são lícitas e permitidas no Brasil. Além disso, não há propaganda enganosa dos fabricantes, pois elas não obrigam ninguém a fumar ou faz com que alguém fume a ponto de contrair doenças. Com base neste entendimento, a 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais negou provimento à Apelação de um homem que pedia o pagamento de danos morais e materiais pela Souza Cruz por conta dos problemas de saúde que enfrenta.
                                                                        O morador de Belo Horizonte disse ter começado a fumar na década de 1970, com 22 anos, após grande campanha de publicidade que não alertava para os malefícios do cigarro. Segundo afirmou, as propagandas mostravam o cigarro como saudável, um hábito de artistas e esportistas. Ele fumou por 35 anos e, em 2010, teve decretada a aposentadoria por invalidez, consequência de doença pulmonar obstrutiva crônica e problemas nas vias urinárias. Em primeira instância, a ação foi rejeitada pela juíza Maura Angélica de Oliveira Ferreira, da 1ª Vara Regional do Barreiro (bairro de Belo Horizonte).
                                                                        Relator da apelação ao TJ-MG, o desembargador Pedro Bernardes citou o fato de o autor basear sua ação na tese de propaganda enganosa por parte da Souza Cruz, que teria omitido dados relevantes e o induzido a erro. No entanto, segundo ele, a constatação de dano moral e material dependeria da “caracterização de ato ilícito praticado pela demandada”, e isso não ocorreu. Bernardes apontou a regulamentação da propaganda de tabaco — assim como bebidas alcoólicas e agrotóxicos — feita por meio do artigo 220, parágrafo 4º, da Constituição, sujeita a restrições legais e com “advertência sobre os malefícios decorrentes de seu uso” quando for necessário.
                                                                        A Lei 9.294/1996 regulamentou as restrições ao uso e propaganda de cigarros e foi alterada pela Lei 10.167/2000, mais rigorosa do que a anterior, disse ele. Em relação à propaganda enganosa, para o desembargador a Souza Cruz “cumpriu as exigências legais, para a produção, comercialização e propaganda das suas marcas de cigarro” previstas no Código de Defesa do Consumidor. Como as restrições à propaganda foram aprovadas na Constituição, mesmo ano da primeira portaria do Ministério de Saúde, “sem existência de lei anterior não se pode falar em descumprimento de dever jurídico preexistente”, afirmou o relator.
                                                                        Para Pedro Bernardes, não há também indenização por responsabilidade objetiva, pois não há defeito ou vício de produto e o risco à saúde é inerente ao cigarro. Além disso, não é possível estabelecer nexo causal entre a doença e o fumo e, se provado o nexo, “ainda seria necessária a comprovação de que o autor sempre e exclusivamente consumiu cigarros fabricados pela requerida”. Seu voto negando provimento à Apelação foi acompanhado pelos desembargadores Luiz Artur Hilário e Márcio Idalmo Santos Miranda. Com informações da Assessoria de Imprensa do TJ-MG.
                                                                        Clique aqui para ler a decisão.

                                                                        Evento Eco Cidadão