18
Mai
Boas práticas de gestão municipal disponíveis em vídeos ajudam prefeituras brasileiras a mudarem suas realidades
Ideia é estimular a troca de experiências e facilitar o diálogo entre os municípios para que as experiências exitosas possam ser replicadas em várias cidades
Sustentabilidade, proteção de nascentes em áreas urbanas, preservação dos conhecimentos tradicionais indígenas, educação pública de qualidade, geração de trabalho e renda. Todos esses temas são resultados de uma boa gestão pública que, consequentemente, melhoram a qualidade de vida da população. Foi a partir desse princípio que a Fundação Verde Herbert Daniel (FVHD) iniciou o mapeamento social e ambiental e a forma que os municípios lidavam com seus problemas mais graves. As experiências bem sucedidas foram transformadas em vídeos para serem difundidas pelo país e acessíveis em: http://fundacaoverde.org.br/portcat/videos/
O projeto, denominado Pesquisa, Diagnóstico e Troca de Experiências Verdes, desenvolvido pela FVHD com o apoio do Partido Verde, tem como objetivo elaborar um diagnóstico detalhado dos municípios, listar suas dificuldades e viabilizar, junto aos gestores públicos, boas práticas que beneficiem o local ambiental e socialmente.
A ideia é de estimular a troca de experiências, produzir material de pesquisa relatando as boas práticas e facilitar o diálogo entre os mais de cinco mil municípios brasileiros, para que as experiências exitosas possam ser replicadas em várias cidades.
Para complementar o estudo e facilitar a réplica em outros municípios, é elaborado um relatório detalhado com as mudanças que podem ser feitas e onde as prefeituras podem encontrar ajuda (fontes de financiamento, convênios, consultorias etc). Dessa forma, as experiências exitosas servem de exemplo para gestores e cidadãos, que passam a ter acesso às melhorias que podem ser implementadas em suas cidades. Com comprometimento e vontade política a Fundação prova que é possível transformar o cenário ambiental e social das cidades brasileiras e ainda sinaliza o caminho mais fácil para promover a mudança.
Para tanto, é feito um levantamento de dados sobre saúde, educação, mobilidade urbana, infraestrutura e outros problemas vivenciados pelo município. Cabe ressaltar que a execução dessas ações administrativas locais faz parte do comprometimento que os prefeitos e vereadores firmaram com suas cidades nas eleições municipais passadas, intitulado 'Cidades Verdes, Eleições Limpas'.
Os vídeos e mais informações sobre o trabalho podem ser acessados em www.fundacaoverde.org.br ou com José Paulo Tóffano, diretor técnico da Fundação Verde e coordenador do projeto, por e-mail dtfvhd@gmail.com.
CHINA LIDERA EMPREGOS EM ENERGIA RENOVÁVEL; BRASIL É SEGUNDO
São Paulo – A China é o pais que mais emprega na indústria de energia renovável, com 2,6 milhões de postos de trabalhos ligados à energia solar, eólica e outras fontes verdes.
Isso é 40% dos cerca de 6,5 milhões de empregos diretos e indiretos do setor em todo o mundo, segundo um novo estudo da Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA).
O país é seguido do Brasil, com mais de 890 mil postos de trabalho, e dos EUA, com 625 mil postos.
De acordo com o relatório, a maior indústria de energia renovável por aqui é a bioenergia. O etanol gera cerca de 539 mil empregos diretos e indiretos, enquanto o biodiesel responde por 82 mil.
A energia eólica também cresce e já gera um número estimado de 32 mil postos de trabalho. Por sua vez, o biodiesel é “ainda menos importante do que o etanol no Brasil”, diz o estudo, mas o emprego está aumentando, chegando a 81 mil postos, em 2012.
De acordo com o estudo, a área que mais emprega na indústria renovável em todo o mundo é a de energia solar, com cerca de 2, 27 milhões de pessoas.
Ela é seguida pela indústria de biocombustíveis líquidos, com 1,4 milhão de pessoas empregadas
Fonte: Exame.com