28 de December de 2012 • Atualizado às 14h53
Neste ano, a ONG reafirmou seu compromisso com o meio ambiente assumindo diversos projetos. | Foto: André Ribeiro/CC
Criada em 1986 por cientistas, empresários e jornalistas, a Fundação
SOS Mata Atlântica já atua há 26 anos conservação da diversidade
biológica e cultural do bioma Mata Atlântica e os ecossistemas sob sua
influência. Neste ano, a ONG reafirmou seu compromisso com o meio
ambiente assumindo diversos projetos.
Confira alguns destaques do ano da ONG que fez a diferença em 2012:
A situação dos Remanescentes Florestais de Mata Atlântica em 2012
Em 27 de maio, data em que é comemorado o Dia da Mata Atlântica, a
Fundação e o Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) divulgaram os dados
atualizados sobre do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata
Atlântica referentes ao período de 2010 a 2011. O monitoramento contou
com o patrocínio do Bradesco Cartões e execução técnica da Arcplan.
Da área total do bioma Mata Atlântica, 1.315.460 quilômetros quadrados,
foram avaliados no levantamento 1.224.751 quilômetros quadrados , o que
corresponde a cerca de 93%. Entre os Estados avaliados, Minas Gerais e
Bahia seguem como aqueles em situação mais crítica, sobretudo nas
regiões com matas secas. A floresta continua reduzida a apenas 7,9% de
sua cobertura original.
“A conservação e a proteção desse bioma tão ameaçado continuam sendo
nossas grandes lutas. Os recursos naturais e os serviços ambientais da
Mata Atlântica são essenciais para a sobrevivência de mais de 118
milhões de habitantes que vivem sob seus domínios”, enfatiza Marcia
Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento e coordenadora do Atlas pela
SOS Mata Atlântica.
Políticas Públicas
O projeto de Lei que alterou o Código Florestal Brasileiro foi uma das
reformas mais discutidas durante 2012, mobilizando milhões de
assinaturas e manifestações pelos vetos presidenciais. Por meio das
áreas de Políticas Públicas, de Mobilização e da Rede das Águas, a
Fundação SOS Mata Atlântica atuou fortemente nestas questões, com
protestos, coletas de assinaturas e a participação nas sessões no
Congresso, em audiências públicas e eventos sobre o assunto.
Durante todo o ano o foi mantido o apoio ao movimento Floresta Faz a
Diferença, que lançou novas campanhas, como o Cartão Vermelho aos
Parlamentares que Querem Piorar o Código Florestal e Não Vote em quem
Votou Contra as Florestas. A população demonstrou também nas urnas seu
desejo pelo “veto” ao Código Florestal: 75% dos candidatos “cartão
vermelho” (que votaram pelo enfraquecimento do Código e disputavam o
cargo de prefeito) não foram eleitos. Além disso, no evento Viva a Mata,
cerca de duas mil pessoas se reuniram na manifestação #VetaTudoDilma,
pedindo à Presidente o veto integral do Novo Código Florestal.
A Fundação se envolveu também com mobilizações e debates da Rio+20,
lançou a Plataforma Ambiental aos Municípios 2012 e ajudou mais cidades a
elaborarem seus Planos de Mata Atlântica. Previsto na Lei da Mata
Atlântica, esse documento reúne e normatiza os elementos necessários à
proteção, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica nas cidades
abrangidas pelo bioma. Neste ano, Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, foi a
terceira cidade brasileira a concluir seu plano. Ainda com o apoio da
Fundação, mais 15 municípios do Rio de Janeiro estão produzindo seu
plano, entre outras cidades.
Campanha Veteranas de Guerra
No Dia da Árvore, 21 de setembro, a Fundação SOS Mata Atlântica lançou a
campanha Veteranas de Guerra, uma criação da agência F/Nazaca Saatchi
& Saatchi. Com a participação do botânico Ricardo Cardim, foram
selecionadas 20 das árvores mais antigas da capital paulista, espécies
nativas da Mata Atlântica que receberam medalhas de honra e uma placa de
bronze em homenagem e agradecimento pelos serviços prestados à
população.
Zelando também pela lembrança da relevância dessas que são verdadeiras
“sobreviventes do asfalto”, a campanha conquistou em novembro seu
primeiro prêmio na categoria, levando o bronze na categoria Craft TV
& Vídeo, da premiação argentina El Diente, a mais importante do
mercado publicitário argentino.
Nosso Verde Também Depende do Azul
Durante 2012, a Fundação trabalhou a relação entre as zonas costeiras,
ecossistemas marinhos e a Mata Atlântica, baseando-se no conceito “Nosso
Verde Também Depende do Azul”, tema do evento em comemoração ao dia
nacional da Mata Atlântica (27/05), Viva a Mata 2012. Em sua oitava
edição, ele recebeu mais de 100 mil pessoas e atividades e projetos de
80 expositores de todo o Brasil. O evento contou com o patrocínio do
Banco Bradesco e da Natura e o apoio da Rede Globo, da Rádio Estadão
ESPN, da TAM e da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de
São Paulo.
Também no Viva a Mata 2012 foi inaugurado o quarto ciclo da mostra
itinerante “A Mata Atlântica é aqui”. O público pode conferir a
exposição “Nosso Verde Depende do Azul”.
De maio a dezembro de 2012, com patrocínio do Bradesco Cartões, Natura e
Volkswagen Caminhões & Ônibus, a exposição visitou 10 cidades,
contabilizando mais de 100 dias de atividades de educação ambiental.
Outros eventos foram destaque durante o ano, como a distribuição de 120
mil mudas no Faça Parte da Paisagem, que marcou o Dia da Árvore em
setembro, e pelo menos 50.000 pessoas interagiram diretamente com a
Fundação em eventos como a Semana do Meio Ambiente, Adventure Sports
Fair e Virada Sustentável.
Esses são apenas alguns dos destaques da ONG, entre no site para conhecer mais sobre o trabalho realizado pela fundação.