sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Construção sustentável:Estrutura de steel frame



Passo a Passo: Estrutura de steel frame



Alinhamento e prumo exigem atenção redobrada para evitar problemas estruturais e de alinhamento dos fechamentos. Veja como subir estrutura de casas em steel frame

http://www.equipedeobra.com.br/construcao-reforma/52/estrutura-de-steel-frame-alinhamento-e-prumo-exigem-atencao-267880-1.asp

Reportagem: Gisele Cichinelli


Estruturas em steel frame são compostas por perfis leves de aço galvanizados conformados a frio. Como os perfis chegam prontos ao canteiro, não há desperdício de materiais. Além disso, a execução dessas estruturas é seca e rápida.



Por conta dessas características, lembra o engenheiro Alexandre Mariutti, diretor da Construtora Sequência, especializada nesse tipo de construção, o sistema é indicado, sobretudo, "para projetos com muita repetição de elementos, como no caso de conjuntos habitacionais, ou que contam com muitas divisões internas, como hospitais, alojamentos e escritórios", observa.
A etapa de montagem dos frames (estrutura) exige muita atenção. Isso porque o alinhamento e o prumo da estrutura devem ser perfeitos, o que exige capacitação técnica do instalador. "Erros nessa etapa afetarão o revestimento, pois placas também chegam à obra nas medidas corretas", explica o engenheiro, lembrando ainda que o correto alinhamento da estrutura para os andares superiores também deve ser observado. De acordo com ele, o steel frame não aceita desvios maiores do que 0,5 cm, sob risco de haver falhas estruturais.
Para que a montagem seja rápida e eficiente os instaladores precisam ter em mãos todas as medidas para posicionamento dos painéis, evitando paradas e erros. Em geral, o tipo de fundação adotado para essas obras é o radier. "É mais leve, mais rápido de ser executado e com menos consumo de concreto. Também já incorpora o contrapiso", lembra Mariutti.
Confira nas próximas páginas como levantar estruturas de casas de steel frame.

MATERIAIS E EPIs
Capacete, protetor auricular, luvas, óculos, furadeira, brocas, parafusos, lixadeira, esquadro, linha de giz, marcadores, nível bolha, chave catraca, trena, martelo, estilete e chumbadores.

1. No dia anterior à chegada dos painéis na obra, transfira o desenho da posição dos frames para o radier.

2. Faça a marcação do local onde serão posicionados e fixados os painéis com a linha de giz.

3. Cheque o esquadro, garantindo que os ângulos tenham 90 graus.

DICA
Essa etapa é muito importante, pois o esquadro do radier nem sempre é preciso, já que a fôrma pode se deslocar em alguns milímetros durante a concretagem. Mesmo que esse desvio não prejudique o desempenho da fundação, lembre-se que o steel frame não tolera desvios maiores do que 0,5 cm. Logo, não é recomendável tomar o radier como base para o posicionamento da estrutura.Reportagem: Gisele Cichinelli


4. Com o projeto em mãos, transfira a numeração de cada painel para a posição correta onde serão montados.

ATENÇÃO!
A numeração pode ser conferida na face interna do painel metálico.

Fotos: Marcelo Scandaroli
5. Inicie a aplicação da manta acústica rente à marcação previamente executada. Esse material evita o contato direto do aço com a laje, permitindo que os painéis se acomodem melhor à estrutura e reduzindo a transmissão de ruídos.

Fotos: Marcelo Scandaroli
6. Com o auxílio da furadeira, faça os furos no painel e no concreto.

Fotos: Marcelo Scandaroli
7. Para fixar os perfis ao radier utilize uma chave catraca e parafusos com rosca soberba, que dispensam o uso de bucha.

Fotos: Marcelo Scandaroli
8. Utilize a chave catraca para fixar os chumbadores ao radier. Os chumbadores, cuja quantidade varia de acordo com o tamanho do painel e o projeto estrutural, são geralmente fixados à distância de 40 cm a 1,20 m entre eles.

Fotos: Marcelo Scandaroli
9. Conforme as bandas de impermeabilização forem sendo distribuídas, faça os recortes necessários nos pontos por onde passarão as tubulações que ficarão embutidas no painel.

Reportagem: Gisele Cichinelli


Fotos: Marcelo Scandaroli
10. É preciso cortar os perfis para que as tubulações possam passar através deles. Para tanto, meça e transfira a medida da tubulação para o painel. Em seguida, execute o corte com o auxílio de uma lixadeira com disco de corte.

Fotos: Marcelo Scandaroli
11. Com a parafusadeira, fixe um painel ao outro, utilizando parafusos a cada 50 cm. Fique sempre atento, no entanto, à definição de projeto sobre a quantidade de parafusos necessários para fixação dos frames.

Fotos: Marcelo Scandaroli
12. Ao finalizar os cantos, confira, com um esquadro metálico, se os painéis formam ângulos de 90 graus entre si.

Fotos: Marcelo Scandaroli
13. Os painéis devem ser fixados continuamente, um ao lado do outro, conforme determina o projeto.

Fotos: Marcelo Scandaroli
14. O procedimento é o mesmo ao longo de toda a estrutura, inclusive nos andares superiores.

Apoio técnico: Everaldo Barbosa e Walter Cleiton, montadores, e Roberto Pereira da Costa, encarregado de obra da Construtora Sequência.