09/08/2011 - 08h32
Após assalto, ciclistas planejam protesto por segurança em SP
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA,
DE RIBEIRÃO PRETO
Um grupo de ciclistas de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo) está organizando um protesto para a próxima terça-feira (16) para reivindicar segurança. No último sábado (6), um ciclista foi baleado durante um assalto na cidade.
Ciclista é baleado durante roubo em Ribeirão Preto
Uma onda de violência atinge os ciclistas há cerca de um ano, segundo Lucas Cardoso, 35, proprietário de uma loja de bicicletas e um dos organizadores do protesto.
"Já chegou a um limite. Hoje um ciclista corre risco de morrer. Não podemos ficar de braços cruzados."
O ponto de encontro dos ciclistas será uma loja de bicicletas, na avenida Presidente Vargas, às 19h30. A intenção é bloquear o trânsito nos dois sentidos da via.
ASSALTO
Sérgio Tadeu Buonarotti, 40, praticava ciclismo na parte sul do anel viário que contorna a cidade quando o amigo Marcos Dellatorre Borges, 32, foi cercado por oito homens armados. Segundo a Polícia Militar, ele tentou evitar o roubo e foi atingido no abdome.
As vítimas estavam com outro ciclista, Tales Benetti Zeviani, 35, e eram acompanhados de carro pelo policial militar Ricardo Aurélio Maschetto, 40, que não estava a serviço. Durante a ação, o policial disparou um tiro contra os bandidos.
Buonarotti perdeu três órgãos --um rim, o pâncreas e o baço-- e teve de retirar um pedaço do intestino. Ontem, até o início da noite, seguia internado em estado grave e corre risco de morte, segundo o Hospital das Clínicas.