Postado em 21/06/2011 às 10h37
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2788
http://www.ciclovivo.com.br/noticia.php/2788
ÉVA tem certas capacidades que o tornam uma alternativa verde original para a pilha de compostagem tradicional. (Imagem:Divulgação)
O designer francês François Hurtaud criou um novo conceito de composteira.  Denominado ÉVA a composteira orgânica vem “disfarçada” de vaso. O produto foi  especialmente projetado para ser usado em restaurantes onde os resíduos  orgânicos são gerados em grandes quantidades.
A ÉVA tem certas capacidades que a tornam uma alternativa original para a  pilha de compostagem tradicional.
Ao contrário da comum, nesta composteira pode crescer plantas no topo e uma  parte de seus resíduos são reciclados e transformados em adubo para a própria  vegetação, enquanto a parte restante dos resíduos são transformados em gás  metano, produzindo energia, graças a um co-gerador. Esta energia, obtida através  da decomposição orgânica, é utilizada pelas luzes LED que estimularão o  crescimento das plantas. Além disso, a água será filtrada naturalmente, assim  que entrar no recipiente.
O projeto é uma espécie de sistema de “viveiro caseiro” que não só permite o  cultivo de legumes, mas também produz ar fresco e luz. A ÉVA é um testemunho dos  processos de restaurantes de comidas verdes e saudáveis, projetado para ser  fácil e rapidamente montados e mantidos.
 
