Portugal já poupou 350  milhões na factura energética 
> 27 de Abril de 2011 
Autoria e fonte: http://www.jornalarquitecturas.com/Notícias.aspx?noticia=175
No ano passado, Portugal poupou 350 milhões de euros em importações  energéticas, ultrapassando assim os objectivos de eficiência energética  estabelecidos pelo Governo, revela a ADENE – Agência para a Energia, num  comunicado divulgado hoje. 37 por cento das metas estabelecidas para 2015 no  Plano Nacional de Acção para a Eficiência Energética estão já  cumpridas.
A eficiência energética “equivale a uma redução de  4,9 milhões de barris de petróleo, o que, a preços correntes, significa uma  economia anual superior a 350 milhões de euros na factura energética com o  exterior”, explica a ADENE.
A área residencial e de serviços é a que  apresenta melhores taxas de execução, apresentando “uma excelente performance  nos programas de renovação de iluminação e equipamentos, energia solar e  certificação energética de edifícios”.
Abaixo dos objectivos ficou no  entanto a área do Estado, “registando pouco mais de dez mil toneladas  equivalentes de petróleo contabilizadas”, e a dos comportamentos sociais, com  apenas 28 mil toneladas equivalentes de petróleo. 
“Para melhorar estes  valores e promover a eficiência energética no Estado, está em execução o  programa Eco.ap, que visa aumentar em 20 por cento a eficiência energética na  Administração Pública”, acrescenta a nota. Quanto à generalidade da população, a  ADENE mostra-se também optimista: “Os portugueses estão mais sensíveis para as  questões da eficiência energética nos seus edifícios de residência e trabalho e  utilizam mais e melhor os transportes públicos”.

 
