terça-feira, 12 de abril de 2011

Um grande desafio da educação ambiental: Programa Virada Cultural Sustentável, sem lixo no chão.

  Prefeito anuncia Programa Virada Cultural sem lixo no chão





11 de Abril de 2011 - 14:00

Autoria e fonte: http://www.prefeitura.sp.gov.br/portal/a_cidade/noticias/index.php?p=43853



Para ajudar os paulistanos a não jogar o lixo no chão durante a Virda Cultural, a Prefeitura oferecerá uma infraestrutura com 4.900 lixeiras adicionais nos locais que receberão os eventos, 3.300 homens para trabalharem no recolhimento do lixo e 299 caminhões e equipamentos.



A Virada Cultural contará com 4.900 lixeiras adicionais


O prefeito de São Paulo convidou a população da Cidade que irá participar da Virada Cultural a não jogar lixo no chão. O megaevento, que acontecerá no sábado (16/4) e domingo (17/4), deve receber mais de 3 milhões de pessoas nos cerca de 15 quilômetros de vias onde as atrações culturais serão realizadas. Diante da magnitude do espetáculo, o chefe do Executivo Municipal propôs uma parceria com os espectadores da Virada.



“Em 2011, a limpeza será um dos focos da Virada Cultural. Queremos que a população ajude para que o evento tenha mais conforto. Tão importante quanto as ações da Prefeitura é a colaboração das pessoas. Essa é a razão de estarmos fazendo um apelo aos cidadãos. Com a colaboração deles, teremos uma Virada mais limpa”, afirmou o prefeito na manhã desta segunda-feira (11/4), em evento realizado no Paço Municipal.



Para ajudar os paulistanos a não jogar o lixo no chão, o Poder Público oferecerá a infraestrutura. Serão colocadas 4.900 lixeiras adicionais nos locais que receberão os eventos. Nada menos do que 3.300 homens trabalharão no recolhimento do lixo, utilizando 40 contêineres e 299 caminhões e equipamentos.



As lixeiras, contêineres e equipamentos serão identificados com adesivos que remetem à campanha. A iniciativa prevê, ainda, que mensagens sonoras serão veiculadas nos intervalos dos shows e apresentações pedindo a colaboração das pessoas. “Além disso, os artistas serão convidados a solicitar a todos os participantes que depositem o lixo nos locais disponibilizados pela Prefeitura, para que elas não descartem no chão”, ressaltou o secretário municipal de Serviços.



Cartazes com as mensagens da campanha serão fixados nas 155 barracas de alimentos que funcionarão durante a Virada. “Isso também ocorrerá nos banheiros químicos. Eles estarão maiores nessa edição e serão limpos com mais velocidade. Esses banheiros serão adaptados, inclusive, para pessoas com limitação física”, explicou o secretário municipal de Coordenação das Subprefeituras.



Logística reforçada



A Virada Cultural terá uma logística reforçada para a coleta e tratamento do lixo. Neste ano, 3.300 homens trabalharão na coleta e manuseio do lixo produzido durante o evento. Haverá também, pela primeira vez durante a Virada, a atuação de dez equipes de coleta seletiva que processarão parte do material descartado ainda durante a realização do evento, o que envolverá o trabalho de 120 membros de cooperativas de reciclagem.



A Prefeitura reforçou os pontos para o descarte do lixo com 4.900 novas lixeiras, além das que já estão instaladas nas vias em que serão realizadas as atrações, divididas pelos seguintes tipos:



- 1.300 novas lixeiras fixadas nos postes




- 2.500 lixeiras de papelão para uso apenas durante a Virada



- 800 lixeiras de arame colocadas especialmente para a Virada



- 300 carrinhos usados pelos garis, que serão amarrados nos postes e irão armazenar grandes volumes de lixo



O lixo coletado será tratado por 299 equipamentos assim distribuídos:



- 40 contêineres de 1.200 litros



- 76 caminhões carroceria



- 30 caminhões compactadores



- 66 caminhões antares



- 60 caminhões pipa



- 6 caminhões gaiola



- 11 coletores Iveco



- 10 mini coletores