quinta-feira, 14 de abril de 2011

Reciclagem de equipamentos de refrigeração merece cuidados especiais

Reciclagem de equipamentos de refrigeração merece cuidados especiais






Autoria e fonte: http://playpress.com.br/2011/04/reciclagem-de-equipamentos-de-refrigeracao-merece-cuidados-especiais/

O correto descarte de aparelhos eletroeletrônicos, pilhas e baterias tem gerado inúmeras campanhas pelo país voltadas a cuidados com o meio ambiente. Apesar destas ações, a reciclagem de eletrodomésticos ainda é um mistério para muitas famílias que não sabem onde colocar seus equipamentos após adquirirem um novo. No caso de geladeiras e ar condicionado, o tratamento previne a destruição do meio ambiente e contaminação de pessoas. Para a reciclagem dos gases, Porto Alegre já conta com um Centro de Regeneração, evitando que material poluente seja lançado na atmosfera. O problema, porém, ainda é o que fazer com a carcaça de refrigeradores e freezers.



A Política Nacional de Resíduos Sólidos, que institui o princípio de responsabilidade pelo ciclo de vida dos produtos, trata sobre distinção entre resíduo (lixo que pode ser reaproveitado ou reciclado) e rejeito (o que não é passível de reaproveitamento). Conforme o diretor da Refrigeração Capital, empresa associada à ASBRAV, Adão Lumertz, no Rio Grande do Sul não há um local específico para descarte deste tipo de material como existe em São Paulo, mas aconselha entrar em contato com as lojas de varejo e solicitar encaminhamento dos produtos antigos a um ferro velho certificado.



- Geladeiras e aparelhos de ar condicionado possuem partes e peças que tem alto poder de destruir o meio ambiente e contaminar pessoas. Os compressores têm óleo que, derramado no chão ou esgoto pode atingir rios e lençóis freáticos e contaminar a água. Além disso, eles usam gases de refrigeração que, quando vazam para atmosfera, podem destruir a camada de ozônio contribuindo para o aquecimento global – explica.



Os equipamentos de refrigeração contêm, em sua maioria, ferro, aço, alumínio, cobre, vidro e plásticos. Os materiais passam por um processo de trituração, onde os aparelhos são moídos e os metais separados e reaproveitados. Os gases CFC são retirados e são transformados em solução ácida que pode ser reaproveitada pela indústria química.



Uma das soluções é a troca dos equipamentos feita de forma consciente. A Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) está em campanha para recolher cerca de 10 mil geladeiras na grande Porto Alegre. Clientes da CEEE na região metropolitana que estão cadastrados em programas sociais do governo federal poderão trocar suas antigas geladeiras (com mais de três anos de uso) por novas que gastem menos energia. Mais informações sobre o projeto com os atendentes da companhia ou pelo teleatendimento 24 horas no telefone 0800-721-2333.