domingo, 11 de janeiro de 2015

Tabagismo, a principal causa de morte evitável!

Cigarro Eletrônico: opção oferece mais riscos do que benefícios

JAN062015
CIGARRO ELETRÔNICO: OPÇÃO OFERECE MAIS RISCOS DO QUE BENEFÍCIOS
 
Letra.:
O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável. Ainda assim, 1,2 bilhão de pessoas no mundo são fumantes. Nos países em desenvolvimento, 48% da população masculina e 7% da feminina fumam. Já nos países desenvolvidos, o vício cresce entre as mulheres: enquanto 42% dos homens, as tabagistas somam 24%.
Em 2003, visando oferecer uma alternativa para quem busca consumir a nicotina menos nocivamente, Hon Lik, farmacêutico chinês, criou o cigarro eletrônico (e-cigarro). É um aparelho movido à bateria, que converte a nicotina diluída em líquidos específicos, como propilenoglicol, em vapor.
Por não conter as outras 4,7 mil substâncias provenientes da queima do tabaco, ele virou a sensação para os que desejam diminuir ou largar o vício. Funciona com o uso de refis, possui opções sem nicotina, além de diferentes sabores, entre eles chocolate, morango e menta.
Atualmente, o mercado de cigarros eletrônicos é concorrido e valioso: 466 marcas disputam a indústria, já avaliada em US$ 3 bilhões.
Um estudo publicado em 2013, na revista científica PLoS One, mostrou que fumar apenas a nicotina não reduz o risco de câncer de pulmão. Segundo os resultados, a substância pode alterar a expressão dos genes nas células, o que torna o aparecimento da doença mais provável.
Cigarro Eletrônico ajuda a parar de fumar?
Para analisar a eficácia do aparelho, pesquisadores americanos da Universidade da Califórnia compararam fumantes que tentam parar sozinhos e aqueles que usam o cigarro eletrônico. O primeiro grupo contou com 861 voluntários e 13,8% deles conseguiram deixar o vício. Já no segundo, somente 10,2% dos 88 participantes obteve êxito.
“Em alguns casos, após iniciar o uso do cigarro eletrônico, a pessoa retorna ao cigarro convencional mais intensamente ou tem uma troca de dependência”, alerta a dra. Maria Vera Cruz de Oliveira Castellano, membro da Comissão de Tabagismo da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia.
É perigoso?
A OMS considera os cigarros eletrônicos como os convencionais, em termos de comercialização e uso em locais fechados. A nicotina é uma substância perigosa, por isso os produtos compostos por ela devem ser consumidos controlada e limitadamente.
Como possuem essências altamente atrativas e que despertam a atenção dos mais jovens, é preciso cuidado redobrado com as crianças e adolescentes. O inicio do vício pode acontecer precocemente em contato com o dispositivo.
Aos fumantes passivos, a pneumologista explica que existem menos componentes da fumaça e em menor concentração, por isso a exposição não é tão grave quanto do cigarro convencional.
Legalização 
Desde 2009, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proíbe a venda no Brasil por falta de comprovação de sua segurança.
No início de 2014, o Parlamento Europeu criou uma lei que iguala o cigarro eletrônico ao convencional. Já o órgão regulador de drogas e alimentos dos Estados Unidos (FDA) organiza um protocolo para tornar ainda mais rígido o controle do e-cigarro.
Mesmo com a proibição no Brasil, quem deseja obtê-lo consegue comprar em lojas de produtos importados com facilidade.