quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Jardim Botânico do Recife tem visitação recorde

13 DE JANEIRO DE 2014 - 8H22 

Jardim Botânico do Recife tem visitação recorde


Centenas de pessoas resolveram, neste domingo (12), deixar para trás a paisagem urbana e desfrutar das belezas naturais de um pedacinho de floresta atlântica localizado na Zona Oeste da capital. Ao longo do dia, o Jardim Botânico (JBR) recebeu mais de 900 visitantes. - See more at: http://www2.recife.pe.gov.br/jardim-botanico-do-recife-tem-visitacao-recorde/#sthash.9e7jXzB8.dpuf




Entre os que estiveram na reserva, 50 fizeram parte do passeio gratuito promovido pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade. O circuito leva, aos domingos, a população do Parque da Jaqueira até o JBR, localizado no km 7,5 da BR 232, no Curado.

“Hoje (12), nós tivemos uma grande visitação que supera os meses de janeiro e fevereiro de 2013 juntos, quando registramos um total de 525 visitantes. Muitas pessoas vieram espontaneamente. Além disso, o primeiro dia do passeio foi um sucesso. Muita gente chegou cedo para se inscrever e todos voltaram satisfeitos. Acredito que agora o Jardim Botânico fará parte efetivamente da programação dos recifenses e dos turistas que chegam a nossa cidade”, avaliou a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife, Cida Pedrosa.

Com bastante disposição, o público explorou cada atrativo do JBR, conhecendo as coleções científicas, as trilhas ecológicas e os diversos jardins. Contudo, dois espaços foram mais disputados: o Jardim Sensorial e o orquidário. No primeiro, crianças e adultos se divertiram com a experiência de conhecer a flora brasileira aguçando os seus sentidos. Aqui, as plantas foram escolhidas para despertar uma maior proximidade com a natureza e, por isso, podiam ser tocadas e cheiradas livremente.

Já no orquidário, a beleza e o colorido das flores chamaram a atenção de quem passeava pelo parque. “As orquídeas são lindas. Têm uma beleza que encantam a gente. Para mim, é o espaço mais bonito”, frisou a psicóloga Geórgia Araújo, que caminhava com o marido e a filha pela reserva. O local também se tornou concorrido por abrigar uma área de contemplação e um pequeno mirante sobre o lago artificial. Todos queriam parar um pouco ali para tomar uma água e curtir uma bela vista da área verde.

Quem foi preparado para entrar nas trilhas teve uma experiência mais intensa. Isso porque, durante a caminhada, foi possível ver algumas espécies animais e vegetais típicos da mata atlântica. Entre as árvores, estão Amora-da-Mata; Sapucaia de Pilão; Coco de Fuso; Amescla Seca; entre outras. Com um pouco mais de sorte, pode-se deparar com preguiças, sagüis e diversos pássaros. “É um passeio maravilhoso. Pude ver até uma preguiça alimentando seu filhote. Adorei e vou indicar a outras pessoas”, disse Joel Datz, de 70 anos, após percorrer uma trilha, acompanhado pela Brigada Ambiental.

Passeios - Para estimular a visitação, a Prefeitura do Recife continuará realizando passeios ao Jardim Botânico, todos os domingos de janeiro e fevereiro. Os interessados devem se inscrever no dia em que acontece o circuito, sempre a partir das 8h, no estande da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, montado na área interna do Parque da Jaqueira. Pela manhã, haverá uma viagem, às 9h, com o retorno previsto para 11h. À tarde, a saída está programada para as 14h e a volta às 16h. Quem quiser ir por conta própria, poderá conferir as belezas da reserva, de terça a sexta, das 8h30 às 15h30; e nos sábados e domingos, das 9h às 15h30. A entrada é de graça.

Serviço

Jardim Botânico do Recife
Funcionamento: de terça a sexta, das 08h30 às 15h30.
Sábado e Domingo, das 09h às 15h30.
Entrada: Gratuita
Endereço: BR-232, Km 7,5 – Curado, Recife – PE
Telefones: 3355.0000 / 3355.0002


Atrativos do Jardim Botânico

1. Trilhas ecológicas
2. Orquidário
3. Jardim Sensorial
4. Jardim de Flores Tropicais
5. Jardim de Plantas Medicinais
6. Jardim de Palmeiras
7. Meliponário
8. Viveiro Florestal
9. Coleção de Cactáceas
10. Coleção de Bromélias
11. Núcleo de Educação Ambiental


O que usar e levar nas visitações

1. Vestir roupas leves e calça comprida
2. Usar meias e sapato fechado
3. Colocar repelente e chapéu
4. Levar lanche e água, pois não há comércio na área do parque. 

Fonte: Prefeitura do Recife