terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Confluence: Bairro francês é modelo de sustentabilidade e qualidade de vida.

Bairro francês é modelo de sustentabilidade e qualidade de vidahttp://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/01/05/interna_ciencia_saude,406325/bairro-frances-e-modelo-de-sustentabilidade-e-qualidade-de-vida.shtmlAcesso fácil ao transporte público, ciclovias, fontes de energia limpa e áreas residenciais voltadas para todas as camadas sociais fazem do distrito de Le Confluence, em Lyon, um bairro ecológico modelo

Publicação: 05/01/2014 08:00 Atualização:

O bairro sustentável fica em uma península cercada pelos rios Rhône e Saône: 25% das moradias do distrito sustentável são destinadas à habitação social (Metrhispanic/Reprodução - 27/12/13)
O bairro sustentável fica em uma península cercada pelos rios Rhône e Saône: 25% das moradias do distrito sustentável são destinadas à habitação social
Lyon — A península era um pântano que foi aterrado e se transformou num bairro industrial que caiu em decadência e que está se transformando num modelo de bairro ecológico, sustentável e misturado — escritórios, comércio, turismo, cultura, lazer, gastronomia e moradias. Misturado mesmo, porque, embora seja uma região que está atraindo moradores em busca de mais qualidade de vida com responsabilidade ambiental, 25% das residências são destinadas à habitação social. Trata-se do distrito de Le Confluence, em Lyon, segunda maior cidade da França em área urbana.


Confrontado com o fracassado exemplo de Brasília, cujo plano original de Lucio Costa previa a mistura de ricos, remediados e pobres nas superquadras do Plano Piloto, o diretor de Comunicação da SPL Lyon Confluence, Benoít Bardet, respondeu em estilo francês. Mas antes repetiu com uma interjeição: “Oui, Costá!”, identificando o brasileiro que, nos anos 1950, projetou a capital do Brasil. Em seguinte, marcou posição: Na França, não há possibilidade de um plano do gênero não dar certo. “O Estado é jacobino. É forte e poderoso e se impõe à eternidade.” As habitações populares funcionam em regime de aluguel social, instrumento previsto por lei e garantido pelo Estado.




Desde o início da recuperação e da transformação do antigo distrito industrial decadente, ficou decidido que o Le Confluence teria de ser habitado também pelas populações de menor poder aquisitivo. A proporção média de habitação social já atingiu os 25% das unidades habitáveis.



Reconhecido como bairro ecológico exemplar pela organização ambiental WWF, o Confluence é uma área de 150 hectares (1,5 mil quilômetros quadrados, pouco mais de um terço do Plano Piloto de Brasília) que se forma na confluência dos rios Rhône e Saône até que eles se encontram na extremidade sul da península em forma de folha. Até os anos 1770, Lyon terminava antes da península, porção de terra que estava submersa.