quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Desenvolvimento Orientado ao Transporte - DOT

Como um bom transporte público pode incentivar cidades sustentáveis



Do This Big City
A expansão urbana tem fortes impactos sobre a mobilidade sustentável nas cidades. É um fenômeno que não só incentiva o uso do carro, mas também torna mais caro para os governos locais prestar serviços de transporte público. Para os indivíduos, a expansão faz com que seja muito difícil caminhar ou andar de bicicleta para as atividades diárias.
A expansão urbana é geralmente associada a países como os Estados Unidos, mas isso também acontece nos países em desenvolvimento como o México. Lá, os efeitos da expansão urbana são mais prejudiciais, especialmente por causa da falta de infraestrutura e recursos públicos para prestação de serviços. A expansão também levanta questões de equidade, já que menos pessoas nos países em desenvolvimento podem comprar um carro.
No entanto, é possível, mesmo em países com poucos recursos, a implementação de estratégias que apontam o transporte público com o desenvolvimento urbano e econômico, a fim de gerar as cidades sustentáveis. Um exemplo é Curitiba com a sua estratégia de desenvolvimento de tráfego orientado (TOD) em torno de seu sistema de Bus Rapid Transit (BRT).
O ITDP México fez um infográfico animado para explicar os problemas de mobilidade causados ​​pela rápida expansão das cidades, e introduzir a estratégia de TOD aos funcionários de desenvolvimento urbano do país, para que possam implementá-lo. O vídeo faz parte de um projeto maior patrocinado pela Embaixada Britânica no México para promover o crescimento de baixas emissões de carbono nas cidades mexicanas. Assista ao vídeo.