terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Consumo de Cigarros Cresce Entre Classe “A”

Consumo de Cigarros Cresce Entre Classe “A”, Aponta Pesquisa


Percentual de fumantes da classe A, em 2006, era 5,2%; e subiu para 10,9%, no ano passado

publicado em 13/12/2013 às 12:31
  • Compartilhe:
RENATO Macchione ressalta que as vendas de drogas lícitas deveriam ser proibidas
RENATO Macchione ressalta que as vendas de drogas lícitas deveriam ser proibidas
Recente estudo feito pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revela que o consumo de cigarro aumentou nos últimos seis anos, entre os mais ricos. Na contramão da média nacional, com queda de 20% no uso de tabaco, a população classe “A” do país elevou o consumo de cigarros em 110%, entre 2006 e 2012.
De acordo com o médico pneumologista, Renato Macchione, o tabagismo representa a pior epidemia do século XXI, por causa dos milhares de males causados, maior incidência de câncer, entre outras doenças crônicas e incapacitantes. “O cigarro é o maior causador de dependência física e psíquica entre todas as outras drogas, principalmente pela ação da nicotina que atua na liberação de neurotransmissores  no cérebro, cuja ação desencadeia um falso relaxamento ou aumento de atenção” informa doutor Macchione.
A pesquisadora Ana Cecília Marques, que participa do estudo, acredita que no momento da decisão sobre comprar ou não um maço de cigarros, o dinheiro no bolso pesa mais que alta escolaridade e maior esclarecimento sobre os efeitos nocivos do fumo. “Embora a classe econômica mais privilegiada tenha mais conhecimento, o fato de ter dinheiro para comprar se torna mais importante. Eu acho que isso mostra a importância de se pensar em aumentar o imposto, porque é um fator que pode, muito provavelmente, ser mais eficaz que campanhas de conhecimento de que o cigarro faz mal”, defende.
Já o doutor Renato Macchione o aumento do número de fumantes pela classe de maior poder de consumo ocorre devido à facilidade de acesso a compra da droga. “Desta maneira, quanto maior o preço e a dificuldade em adquirir o produto, menor será o consumo” aponta Macchione.
Para ler esta e outras notícias, na íntegra, confira a edição impressa e/ou se cadastre no site para ter acesso a versão Online de O REGIONAL desta sexta-feira (13/12).
Karla Sibro
Da reportagem local
Foto: O Regional