domingo, 17 de novembro de 2013

Nosso futuro...

Planetas | 14/11/2013 17:09

Vídeo da NASA mostra que Marte já foi como a Terra



Em nota, a NASA afirma que quando Marte era um jovem planeta – a bilhões de anos atrás – parecia ter uma densa camada atmosférica

Vanessa Daraya, de 
Michael Lentz/NASA Goddard Conceptual Image Lab
Vídeo da NASA mostra que Marte já foi como a Terra
Vídeo mostra que Marte já foi como a Terra: NASA ressalta que ainda não se sabe se o clima habitável durou o tempo suficiente para a vida a surgir em Marte
NASA, agência espacial americana, divulgou um vídeo que mostra como Marte era há 4 bilhões de anos. Após estudar muito o planeta vermelho, cientistas colheram informações preciosas sobre como nosso vizinho pode ter sido. E concluíram que o cenário era muito parecido com o da Terra atualmente.
Em nota, a NASA afirma que quando Marte era um jovem planeta – a bilhões de anos atrás – parecia ter uma densa camada atmosférica. Ela era quente o suficiente para suportar oceanos de água líquida, um ingrediente considerado importante para a vida.
Se existia água líquida na superfície, a atmosfera de Marte tinha um clima diferente. Era mais quente, com uma pressão atmosférica próxima ou superior à pressão da terrestre. A água líquida não pode existir pela superfície de Marte atualmente por causa da baixa pressão atmosférica e pela temperatura da superfície.
Hoje, Marte é um planeta frio e árido, sem nenhum sinal de vida (pelo menos na superfície). Mas a NASA ressalta que ainda não se sabe se o clima habitável durou o tempo suficiente para a vida a surgir em Marte.
Segundo a NASA, a simulação mostra como a superfície de Marte supostamente era. As nuvens se movimentam rapidamente para sugerir a passagem do tempo e das alterações climáticas, que oscilam entre períodos quentes e frios, úmidos e secos. Na medida em que os lagos secam, a atmosfera para de refletir o céu e mostra um tom mais avermelhado, com mais poeira.
Fica a curiosidade: será este o futuro do nosso planeta? O vídeo é uma das animações mais complexas já produzidas pelo Laboratório de Imagem conceitual da NASA, localizado no Instituto Goddard de Estudos Espaciais. Veja o vídeo abaixo: