quinta-feira, 23 de maio de 2013

Voluntários para Programa de Meio Ambiente


21/05/2013 17h47 - Atualizado em 21/05/2013 17h47

Ferraz recruta voluntários para Programa de Meio Ambiente


Participantes esclarecerão dúvidas sobre práticas sustentáveis.
Cerca de 30 vagas estão abertas para interessados.



Do G1 Mogi das Cruzes e Suzano

A Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente de Ferraz de Vasconcelos está recrutando voluntários para o seu novo Programa de Educação Ambiental. São aproximadamente 30 vagas para pessoas que estejam interessadas em ajudar. Segundo a secretaria, os trabalhos serão feitos nas ruas, escolas, comércio, abordando pessoas e fazendo pesquisas para melhoria do bem-estar da população. Não há um perfil definido e todos podem participar.
Segundo a Secretaria do Verde e Meio Ambiente, a ideia é que essas pessoas ensinem e busquem na população sugestões de melhorias para o meio ambiente na cidade.
Para pontuar a importância da Semana do Verde e Meio Ambiente, os voluntários estarão nas ruas já na primeira semana de junho, de acordo com a pasta. O trabalho será conversar com a população, orientar sobre o tema, e distribuir folhetos educativos.


Programa de Educação Ambiental
De acordo com a Prefeitura, o voluntariado faz parte de uma iniciativa maior que tem como nome Programa de Educação Ambiental. O objetivo é incentivar a comunidade a participar da construção de uma cidade sustentável, adotando práticas que evitem o desperdício e que valorizem a preservação do meio ambiente

O programa teve início na segunda-feira (20) e, primeiramente, os cinco agentes que ficarão responsáveis pelas atividades estão passando por capacitações. Finalizados estes cursos, os profissionais ficarão responsáveis por atividades que serão desenvolvidas em escolas de ensino fundamental, em estabelecimentos comerciais e nas ruas de Ferraz de Vasconcelos.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Clóvis Caetano, o grupo de agentes será responsável por conceder esclarecimentos à comunidade sobre as ações que afetam negativamente a natureza e o que deve ser feito para que haja a preservação e a garantia de melhor qualidade de vida. “Além de palestras educativas nas escolas da rede municipal e distribuição de materiais para os estudantes, vamos entregar folders em farmácias, supermercados e postos de gasolina. Também serão feitas abordagens nas ruas do centro, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a importância de não se jogar lixo no chão e de se adotar coleta seletiva, para que a cidade se torne mais limpa e sustentável, por exemplo”, complementa.  
Ainda segundo o secretário de Meio Ambiente, serão estabelecidas parcerias entre a municipalidade e empresas especializadas em produtos que não são mais utilizados, como óleo de cozinha. “Queremos trabalhar a logística reversa de estabelecimentos, ou seja, as farmácias poderão ganhar ponto de coleta de remédios vencidos, os supermercados, ponto de coleta de pilhas e de baterias utilizadas. Queremos, ainda, pontos de coleta de lixos eletrônicos, como computador, mouse, placas, tevês e celulares”, complementa.
Inscrições para Voluntariado
Local: Nosso Recanto
Endereço: Avenida Lourenço Paganucci, 1133, Jardim Pérola, Ferraz de Vasconcelos
Data: de segunda a sexta-feira
Horário: das 8h00 às 17h00