domingo, 12 de maio de 2013

Telhado verde...


TETO VERDE


SUSTENTABILIDADEpor Joanna Guinle


05_Tetoverde_aberto
Basta dar uma olhada pelo Google Earth sobre qualquer grande cidade do hemisfério norte para ver que cada vez mais edificações optam pelo telhado verde, como alternativa ao quase sempre cinza.

Na Alemanha, por exemplo, cerca de 10% dos telhados são verdes. Na Suíça, em Toronto e em Tokyo, a legislação exige que, em novas construções, certa porcentagem do telhado seja plantada.
 
As principais vantagens do telhado verde são: facilitar a drenagem, fornecer isolamento acústico e térmico, além, é claro, de produzir um diferencial estético e ambiental. Em tempos de calor infernal, os telhados verdes resfriam casas e escritórios em até 3ºC.
 
Ter um desses não é nada complicado. As técnicas são diversas, pode se optar por plantas ornamentais, plantas nativas e até uma horta. O importante é garantir uma boa impermeabilização. Não é necessário nenhum tipo de autorização de órgãos públicos, tão pouco trata-se de um investimento alto como muitos pensam. Não é necessário nenhum tipo de manutenção, já que, diferente de um jardim comum, quanto maiores as plantas e a forração, mais eficaz ele será e, na "terra da garoa", água para irrigação não falta.
 
O edifício Matarazzo (na foto, no canto direito de baixo), onde funciona a prefeitura de São Paulo, no centro, é um exemplo muito bem sucedido de telhado verde.
 
Várias empresas se especializaram nesse tipo de serviço. Caso você goste da ideia e queira tentar um desses em sua casa ou empresa, aqui vão minhas dicas de fornecedores: