quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Projeto usa restos de madeira para criar móveis e casas para refugiados


Projeto usa restos de madeira para criar móveis e casas para refugiados

09/01/2013 - 06h25 
DE SÃO PAULO
Com foco na situação habitacional de milhares de refugiados no mundo, o projeto "The Pallet House" da firma americana I-Beam Design trabalha em uma solução eficaz, econômica e sustentável para a construção de móveis e de lares temporários.
A iniciativa nasceu inicialmente como uma forma de oferecer conforto aos desabrigados durante os conflitos no Kosovo, mas hoje é considerada uma opção viável para países em zona de guerra.
As casas de 20 metros quadrados utilizam apenas 80 paletas de madeira, provenientes de descartes, como matéria-prima principal. Outra vantagem da proposta é a sua rapidez: em apenas uma semana, cinco pessoas conseguem erguer uma moradia.
Entre os móveis, destacam-se bancos e luminárias confeccionados com destroços.
Em seu site o escritório explica o conceito adotado na elaboração do projeto:"Essas pessoas precisam de uma alternativa imediata que possa se transformar em uma possível casa permanente, mesmo sem o acesso a ferramentas".

Restos de madeira viram casa para refugiados

 Ver em tamanho maior »
Divulgação
AnteriorPróxima
Pedaços de madeira provenientes de construções destruídas pelo furação Sandy formam ganchos descolados. Obra do designer Kiel Mead

Universitários constroem casa de madeira para família na Grande SP

14/12/2012 - 16h36 
DE SÃO PAULO
Alunos da Faculdade de Engenharia da Unesp de Ilha Solteira (a 660 km de São Paulo) construíram uma casa "emergencial" para uma família carente na cidade de Suzano (Grande São Paulo).
O projeto é feito em parceria com a ONG Teto, que atua na Grande São Paulo com foco na construção de pequenos imóveis para famílias que vivem em condições precárias ou em áreas de risco. A casa fica no Jardim Gardênia, em Suzano. Ela será pintada neste sábado (14/12).
Divulgação
Famíliam e participantes da construção da casa
Família e participantes da construção dentro da casa; pintura será no sábado (15/12)
A aluna de engenharia Lucianne Vieira, 22, participou da obra e conta que para a escolha da família que receberá a casa é feita uma avaliação prévia, "para ver quais são as mais necessitadas". Segundo Vieira, os alunos arrecadaram R$ 3,6 mil para a construção por meio de doações e trabalhos sociais.
As casas feitas pela ONG, de custo mais baixo, utilizam madeira pré-fabricada e são cobertas por manta térmica. Além disso, há um telhado de zinco. O objetivo é que possam servir de abrigo enquanto a família não consegue uma residência definitiva. A metragem é de 18 metros quadrados.
Segundo a ONG, foram construídas 1.310 nos seis anos de atuação, com durabilidade média de 6 a 7 anos.
Cada família fica responsável pela alimentação dos integrantes da obra e paga R$ 150 pela residência. O restante do valor é pago por empresas e pessoas físicas.