sábado, 16 de junho de 2012

SEHAB consegue o primeiro Selo Casa Azul do Programa de Construção Sustentável da CEF para o Projeto de Urbanização de Paraisópolis. Agora, tem!

fonte: 
15/Junho/2012




Projeto de habitação social em Paraisópolis recebe selo de sustentabilidade

http://www.piniweb.com.br/construcao/sustentabilidade/projeto-de-habitacao-social-em-paraisopolis-recebe-selo-de-sustentabilidade-260937-1.asp




Condomínios G e E foram os primeiros projetos de Habitação de Interesse Social a ter o selo da Caixa



Aline Rocha




A Caixa Econômica Federal concedeu na última quarta-feira (15) o Selo Casa Azul para o Projeto de Urbanização de Paraisópolis, em São Paulo. Os condomínios G e E foram os primeiros projetos de Habitação de Interesse Social (HIS) a ganhar o selo do Programa de Construção Sustentável da Caixa, ligado a sustentabilidade.
Fernando Pereira/Prefeitura de São Paulo
Condomínio G

Dos 53 critérios estabelecidos (19 obrigatórios e 34 opcionais) a obra da Secretaria Municipal de Habitação cumpriu 39, o que possibilitou a entrega da categoria ouro do selo. As categorias analisadas são: qualidade urbana, projeto, conforto, eficiência energética, conservação de recursos materiais, gestão de água e práticas sociais.
Entre as alterações necessárias para conseguir o selo, foram instaladas lâmpadas econômicas e vasos sanitários com alternância no fluxo de água. Para a qualidade urbana, por exemplo, o projeto foi inserido em uma área com acesso fácil a escolas, transporte público, áreas de lazer, saúde e segurança. Também foram realizadas obras no entorno, com a recuperação de áreas ambientalmente degradadas.
Para o projeto e conforto, adotou-se materiais que fornecem condições favoráveis de insolação e ventilação, além de um projeto de paisagismo que possui local para coleta seletiva. No critério de eficiência energética, além das lâmpadas econômicas, foram instalados dispositivos economizadores de energia nas áreas comuns e medição individual de gás.
No quesito conservação dos recursos materiais, foi utilizada a coordenação modular para evitar o desperdício de materiais de construção. A medição individual de água e a utilização de bacia sanitária com duplo acionamento também foram adotadas, além de arejadores nas torneiras e reguladores de vazão.
Os condomínios premiados possuem 171 unidades habitacionais divididas em sete blocos e fazem parte da 3ª fase de obras na comunidade. Em abril deste ano, o projeto recebeu o segundo lugar na premiação de sustentabilidade do Holcim Awards, em Zurique, na Suíça.

Fernando Pereira/Prefeitura de São Paulo
Condomínio E



Saiba mais sobre Sustentabilidade - Manuais de Sustentabilidade da Caixa Econômica Federal




http://www1.caixa.gov.br/rio+20/mapa.html

http://www.labeee.ufsc.br/sites/default/files/projetos/Selo_Casa_Azul_CAIXA_versao_web.pdf


http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp


http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sustent/manuais/Eficiencia_Energetica_Habitacoes_Interesse_Social.pdf

http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sustent/manuais/Guia_caixa_para_sustentabilidade_ambiental.pdf

http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sustent/manuais/Caderno_Licenciamento_Ambiental.pdf

http://downloads.caixa.gov.br/_arquivos/sustent/manuais/Sistema_Aquecimento_Solar.pdf

http://www1.caixa.gov.br/download/asp/download.asp