sexta-feira, 8 de junho de 2012

Biodiversidade

http://discoverybrasil.uol.com.br/experiencia/contenidos/biodiversidade/




A ação do homem sobre o meio natural gerou grandes frutos se observamos a história da humanidade nos últimos séculos, e mais especificamente, os últimos 50 anos. Grandes saltos culturais e tecnológicos ocorreram como resultado da constante disposição humana para a criação. No entanto, nem tudo foi feito corretamente e as consequências são visíveis. A contaminação do ar nas grandes cidades; a extensão dos danos causados ao solo pelo sistema de monocultura; a caça descontrolada de animais; a derrubada de florestas; o uso indiscriminado de um recurso tão vital e precioso como a água; o aumento da população mundial, são todos fatores que geram consequências para o futuro do planeta. Em outras palavras, a artificialização do meio natural colocou em perigo a biodiversidade.

Falar de diversidade biológica é falar da variedade de formas de vida que habitam o planeta, sejam pessoas, plantas, animais, ecossistemas, microorganismos e até seu material genético. E a biodiversidade refere-se a milhões de anos de evolução que nos conduziram ao momento presente, o ponto em que a riqueza alcança seu maior nível. No entanto, o que estamos fazendo para proteger a biodiversidade?

Saber aproveitar os recursos naturais sem exigir mais do que a Terra pode dar significa preservar a biodiversidade e, portanto, garantir o futuro da nossa espécie. Será possível mudar o rumo atual?