quarta-feira, 11 de abril de 2012

Chapada dos Veadeiros ganha produtos turísticos sustentáveis

http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2012/04/03/chapada-dos-veadeiros-ganha-produtos-turisticos-sustentaveis/view


03/04/2012 11:54 - Portal Brasil

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, uma das mais importantes reservas do bioma Cerrado no País, ganhou aliados importantes para se tornar um destino turístico sustentável. Na última semana, foram apresentados, em Alto Paraíso (GO), os quatro produtos turísticos resultantes do Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno, iniciativa do Ministério do Turismo, em parceria com o Sebrae.



Estudo da Imagem da Biosfera Goyas, Mapas Turísticos do Parque, Plano de Marketing e Plano Municipal de Turismo são resultados de dois anos de trabalhos realizados no parque. Com o mapa, o turista terá em mãos a oferta de produtos e de serviços turísticos ofertados na unidade de conservação e em seu entorno. Os planos e o estudo fazem parte do conjunto de iniciativas voltadas para fomentar a integração e o desenvolvimento do turismo nas unidades de conservação contempladas.
“Com esse projeto, conseguimos estimular um diálogo entre os diversos atores que compõem a cadeia produtiva da região, promovendo a conservação e o desenvolvimento do turismo local. O objetivo é chegarmos a um modelo de turismo sustentável e a uma promoção consciente dos atrativos desses destinos”, explica a coordenadora geral de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo, Rosiane Rockenback.
Os produtos foram entregues durante o Seminário de Encerramento do Projeto Fomento ao Parque Nacional de Chapada dos Veadeiros. O seminário contribuiu para a conscientização dos empresários para a melhora da qualidade do serviço e, principalmente, para mostrar a importância dos parques para o turismo da região. “A preservação do parque traz um grande fluxo de turistas, com o apoio das entidades parceiras conseguimos trabalhar melhor junto ao trade turístico”, afirma o secretário de Turismo de Alto Paraíso, Fernando Couto.
O Parque da Chapada dos Veadeiros é o primeiro de cinco parques incluídos no Projeto de Fomento ao Turismo em Parques Nacionais e Entorno a conhecer os produtos do projeto. O Ministério do Turismo definiu um cronograma de apresentação dos resultados também no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ), Parque Nacional Aparados da Serra (RS/SC), Parque Nacional de Anavilhanas (AM) e o Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PE).
O projeto conta também com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Associação Brasileira de Turismo de Aventura e Ecoturismo (Abeta) e governos locais.

Fonte: