sábado, 12 de novembro de 2011

SWU


Conheça as ações de sustentabilidade que acontecem no Festival SWU


A segunda edição do SWU Music & Arts Festival e do Fórum Global de Sustentabilidade, que acontece na cidade de Paulínia (SP), nos dias 12, 13 e 14 de novembro, trará para o público ações que unirão entretenimento e conscientização sobre sustentabilidade. Saiba o que será feito durante o festival:
Resíduos:
Na primeira edição, o SWU trouxe para a arena uma estação de reciclagem para demonstrar como os resíduos são tratados. Neste ano, o trabalho será feito diretamente na usina onde eles serão separados e prensados. Dessa forma o processamento ficará mais ágil, exigindo, assim, um menor uso de geradores durante o evento.
A meta do festival é alcançar 100% da reciclagem dos resíduos sólidos. As empresas Santo Serviço e Corpus serão responsáveis pela limpeza e coleta de todo o lixo gerado durante o evento e a cooperativa local Cooperlínia Ambiental do Brasil, pela separação e direcionamento desse material à usina de reciclagem. Todo o resíduo orgânico gerado pelo SWU será destinado para a compostagem. No ano passado, 560 quilos de material orgânico foram submetidos à técnica de oxigenação, transformando o que era lixo em adubo.
Energia
Em relação ao evento do ano passado, o consumo total de energia será maior, mas, para reduzir os impactos no meio ambiente, parte dessa energia será limpa (hidrelétricas), proveniente da uma parceria do SWU com a CPFL, que, durante os dias do evento, realizará manobras em seus circuitos de distribuição, de modo que o abastecimento ocorra por uma rede elétrica exclusiva. Sendo assim, reduzimos o uso de geradores.
A CPFL também irá disponibilizar quatro carros elétricos para uso e demonstração das suas vantagens para o meio ambiente. Durante o evento, serão utilizados ainda geradores à base de biodiesel.
Água
O SWU mantém neste ano sua meta de conscientização sobre o desperdício de água limitando o tempo de banho dos campistas a 7 minutos. O festival também acaba de lançar um aplicativo gratuito para iPhone que estimula o usuário a reduzir o tempo de banho em casa – caso ele ultrapasse o tempo estipulado, uma música irritante começa a tocar no aparelho.
Cenário
Para a cenografia do festival, foram utilizados, quando possível, materiais de baixo impacto ambiental como madeira certificada e/ou reciclada, papel reciclado, tinta à base de água e lâmpadas LED.
Fornecedores
O trabalho de conscientização em prol da sustentabilidade também é feito junto aos fornecedores do evento, através do Manual do Fornecedor. Nele, são detalhados os procedimentos de legislação do trabalho, de respeito e boas práticas no ambiente corporativo, além de dicas para fomentar o uso consciente dos materiais.
Em parceria com a ONG Recicleiros, será construída uma estação de geração de energia solar, onde as pessoas poderão recarregar os celulares. Serão três containeres com uma exposição fotográfica no interior de 12 artistas plásticos que trabalharam na estilização de latões de lixo.
2º Fórum Global de Sustentabilidade SWU
O Fórum Global de Sustentabilidade SWU, que em sua segunda edição conta com o apoio oficial do Pacto Global da ONU, reunirá 29 palestrantes nacionais e internacionais para 3 dias de debates em torno da sustentabilidade. Entre os palestrantes, personalidades como os músicos Neil Young e Bob Geldof, a atriz Daryl Hannah, a Nobel da Paz Rigoberta Menchú e a ex-ministra Marina Silva, entre outros.
O fórum acontece no Theatro Municipal de Paulínia, na mesma área do festival SWU. O objetivo do encontro é promover o debate e inspirar pessoas para a prática da sustentabilidade através do exemplo e da experiência de indivíduos, empresas e organizações que já contribuem para um modo de vida mais sustentável.
São dois painéis de debates por dia, um de manhã (das 10h às 13hs) e outro à tarde (das 14h às 17h). A mediação será feita mais uma vez pela jornalista e apresentadora Renata Simões. O público poderá participar mandando perguntas por escrito e através das redes sociais. O fórum é aberto exclusivamente a quem tem ingressos para o festival e as inscrições já estão encerradas.
Pacto Global da ONU
Essa é a primeira vez que a organização apóia um evento como o Fórum Global de Sustentabilidade do SWU, que acontece dentro de um festival de música, voltado para o público jovem. O Pacto Global é a maior iniciativa mundial de responsabilidade corporativa, com mais de 6.000 empresas participantes, em mais de 130 países. O programa foi criado para incentivar e reconhecer as boas práticas empresariais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e combate à corrupção.
PROGRAMAÇÃO
Dia 12 / manhã - Painel 1:
Desafios, impactos e interesses de um planejamento energético
- Investimento responsável: avanços no comprometimento com questões ambientais, sociais e de governança;
- Desenvolvimento de energia limpa como forma de redução de emissões de gases de efeito estufa;
- Os desafios do planejamento energético brasileiro.
Palestrantes
Neil Young (músico e defensor do uso de energias renováveis)
Matthias Stausberg (porta-voz do Pacto Global da ONU)
David Cahen (chefe do Departamento de Energia Alternativa do Instituto Weizmann de Ciências de Israel)
José Eli da Veiga (professor e pesquisador, especialista em desenvolvimento sustentável)

Dia 12 / tarde - Painel 2:
Inclusão e bem estar social para além de fronteiras culturais e econômicas
- Direitos humanos e diversidade cultural: como solucionar os conflitos?;
- Educação e conhecimento como bases do bem estar social;
- Multiplicidade cultural: como alcançar a inclusão de todos?
Palestrantes
Rigoberta Menchú (líder indígena guatemalteca e Nobel da Paz)
Laís Bodansky (cineasta)
Gilberto Dimenstein (jornalista)
Oskar Metsavaht (estilista)

Dia 13 / manhã - Painel 3:
Oportunidades e limites do modelo de desenvolvimento sustentável
- Mudanças climáticas: soluções para um desafio global;
- Os novos valores de um mundo em crise;
-Tecnologia e inovação na busca por um novo padrão de desenvolvimento.
Palestrantes
Marina Silva (ex-ministra do Meio Ambiente)
Mário Mantovani (diretor da SOS Mata Atlântica)
Dra. Vera Camará (psicóloga)
Karla Parra (representante brasileira do Pacto Global da ONU)
Darian Heyman (representante da empresa de certificação de design sustentável Cradle to Cradle) / Jason Salfi (fundador da Comet Skateboards)
Carla Mayumi (pesquisadora)

Dia 13 / tarde - Painel 4:
Desenvolvendo novas responsabilidades: iniciativas transformadoras
- A importância de ferramentas coletivas em atitudes de paz;
- Responsabilidade compartilhada pelo meio ambiente e cidadania;
- Internacionalização: até que ponto o meu bem estar impacta a qualidade de vida do outro?
Palestrantes
Daryl Hannah (atriz e ativista ambiental)
Manoel Cunha (presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros)
Virgílio Viana (diretor da Fundação Amazonas Sustentável)
M. K. Asante (escritor e cineasta americano)
The Voice Project (ONG que atua na Africa)
Cristian Del Campo (porta-voz da ONG chilena Um Teto para Meu País)

Dia 14 / manhã - Painel 5:
Água – Segurança hídrica: conflitos, gestão e compromissos
- Pegada da água como nova ferramenta de gestão de recursos hídricos;
- Busca pela sobrevivência: água potável em escassez global;
- Guerra fria do século XXI: recursos naturais na mira de conflitos mundiais.
Palestrantes
David De Rothschild (ambientalista)
Céline Cousteau (ambientalista e documentarista)
Fabio Feldman (ambientalista)
Jon Rose (fundador da ONG Waves4Water)
Milena Boniolo (Prêmio Jovem Cientista)

Dia 14 / tarde - Painel 6:
Mobilização em tempos de crise
- A importância da atuação participativa no cenário mundial;
- Nova era de negócios: o empreendedorismo mobilizador;
- Desenvolver novas estratégias para promover interesses mútuos.
Palestrantes
Bob Geldof (músico e idealizador dos concertos humanitários Live Aid e Live 8)
SolarAid (ONG britânica)
Julia Craik (criadora do estúdio sustentável de música Premises Studios)
Marcelo Furtado (diretor do Greenpeace Brasil)

Ações em parceria com ONGs
Horário de Funcionamento das tendas: das 12h às 0h
SOS Mata Atlântica - Túnel dos sentidos - Tenda onde o público será convidado a vivenciar o clima, relevos, texturas, odores e sons da Mata Atlântica.
Projeto Guri - Mixer Guri - O Projeto Guri, que ensina música clássica para jovens de comunidades carentes, trará para o festival a experiência de criar e mixar músicas. As pessoas poderão criar sua própria música a partir de sons disponíveis no programa, partindo de uma música base.
Um Teto Para Meu Pais - Casa Emergencial com Graffiti - Durante os três dias de festival, os voluntários da ONG Um Teto para Meu Pais construirão uma casa de madeira emergencial. O grafiteiro Mundano fará um Live Painting nas paredes externas da construção, com frases e ilustrações.
Matilha Cultural - Mini Matilha Cultural - O estande apresenta painéis indicativos sobre produção e destinação de alimentos e insumos nacionais divididos por regiões; filmes da mostra sobre sustentabilidade, meio ambiente e social, além de mobiliário sustentável.
Fundação Amazonas Sustentável - Rádio FAS e Oficina com Artesãs locais - Conhecida por sua atuação nas comunidades ribeirinhas da região da Amazônia, a Fundação Amazonas Sustentável preparou um espaço voltado à exposição e venda de produtos locais como castanha do Pará, pulseiras, brincos e artesanato em geral. O espaço terá ainda a Rádio FAS, por meio da qual o público poderá participar de uma “radio-novela” com personagens locais, com música e muita diversão.
Greenpeace - Exposição Greenpeace - o estande do Greenpeace terá duas principais atrações:
1- Exposição fotográfica com abordagem do público: 10 pessoas se revezarão para abordar o público e apresentar o trabalho da ONG através de exposição de fotos.
2- Oficina de equipamentos solares: aqui estarão à mostra alguns utensílios domésticos (fogão, forno, aquecedor, desidratador) que utilizam apenas energia solar no seu funcionamento. O objetivo é mostrar ao público que a energia solar pode ser usada no dia a dia, sem complicação. Haverá também pequenos workshops de hora em hora para demonstração, além de 3 bicicletas que geram energia para carregar baterias de celular.
Casa do Zezinho - Exposição Casa do Zezinho – A exposição trará para o público do festival um pouco do que é realizado na Casa do Zezinho, na região do Capão Redondo (SP). Nesta tenda estarão expostos painéis com imagens e desenhos produzidos por jovens e crianças atendidos pela organização. Ali também estarão à venda sacolas, bolsas e outros produtos confeccionados pelo Grupo de Mães e Amigos da Casa do Zezinho.
Cooperacs - Exposição Planeta Sucata - Um planeta de 2,30 metros de altura, confeccionado com materiais reciclados e sucata, estará exposto na entrada do Teatro Municipal de Paulínia, dando as boas vindas ao II Fórum Global de Sustentabilidade.

Buriti Filmes - Cinema ao Ar Livre
A Buriti Filmes, da cineasta Laís Bodansky, realiza uma mostra ao ar livre de filmes sobre sustentabilidade (curtas, longas e animações), com projeção em tela inflável. A curadoria é uma parceria entre o SWU e a instituição italiana Ecovision. Serão oito horas de exibição, nos três dias do evento, entre 20h e 3h, atrás do Theatro Municipal de Paulínia.
O Ecovision é um festival internacional de cinema focado na temática socioambiental, que nasceu na Itália em 2005. Ao longo das suas cinco edições na Itália, o festival reuniu um acervo de mais de 5 mil obras, provenientes de cerca de 80 países. Em um processo de internacionalização, o festival será realizado no Brasil pela primeira vez em junho de 2012. A sede do evento será em Inhotim (Minas Gerais), Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico reconhecido internacionalmente. O evento faz parte da programação oficial do Movimento Itália-Brasil, iniciado em outubro de 2011 e que vai até junho de 2012.
Dada a convergência de temática entre o Ecovision Festival e o SWU Music & Arts Festival foi montada uma mostra cinematográfica com algumas das melhoras obras já apresentadas no Ecovision, entre curtas, longas, documentários e animação que transmitem mensagens universais e que dispensam tradução. A mostra de três dias, entre 12 e 14 de dezembro no SWU, será a apresentação formal do Ecovision no Brasil.
O diretor-artístico do Ecovision, o documentarista italiano Daniele Ottobre selecionou 54 obras representativas de diversas cinematografias que têm em comum o compromisso com o debate da sustentabilidade e seus temas sociais correlatos. "Muitos desses filmes trazem uma linguagem universal. Portanto, dispensam diálogos para serem compreendidos", explica Ottobre. Um dos destaques são os filmes de animação, que tratam com humor e inteligência de questões importantes. Um bom exemplo é o desenho animado irlandês "Agricultural Report", uma divertida crítica ao furor causado nos meios de comunicação com o mal da vaca louca.
Na seleção da mostra EcoVision para o SWU Music & Festival estão também filmes e documentários premiados em vários festivais de prestígio internacional e ainda indicados ao Oscar ("Lavatory-Lovessory", do russo Konstantin Bronzit, e "Même Les Pigeons Vont Au Paradis", do francês Samuel Tourneux). O público brasileiro poderá ver ainda o vencedor do grande prêmio EcoVision 2009, "Colours at The End of The World", de Ale Corte. Trata-se de uma coprodução Argentina, Inglaterra e Itália, que mostra a luta de um casal de índios Mapuches contra a gigante Benetton para se manter em sua terra ancestral na patagônia argentina.
São filmes que foram selecionados ao longo dos últimos seis anos, graças à colaboração de prestigiosos críticos e ex-diretores do Festival de Cinema de Veneza, que fizeram e fazem parte do júri do EcoVision.
O diretor-artístico Daniele Ottobre é um cineasta italiano com experiência em diversos estúdios europeus, entre eles Ardmore (Irlanda). Em 1990 funda a DOC, sua produtora independente (Daniele Ottobre Comunicazione). Produz documentários e spots para a televisão italiana com foco na temática social e ambiental. Obteve reconhecimento e prêmios em 123 festivais ao longo de sua carreira. Entre suas obras mais premiadas estão "Discharge: Percepções de uma Índia Pós-Atômica" (2000) e "Breeze" (2002), Prêmio Kodak no Festival de Gênova, presidido por Lina Wertmuller. Este último também em exebição na Mostra EcoVision no SWU 2011.
Filmes
Cartela CTB – Buriti
Abertura: Mostra Ecovision (50 filmes – 180 minutos aproximadamente)
Cartela CTB – Buriti
A Conversation in Pictures – Greenpeace (6 minutos)
Cartela CTB – Buriti
The Rainbow Warrior of the Waiheke Island (87 minutos)
Cartela CTB – Buriti
Moving Planet – 350.org
Cartela CTB – Buriti
A Time Comes – Greenpeace (19 minutos)
Cartela CTB - Buriti
Vegana – Instituto Nina Rosa (55 minutos)
Cartela CTB – Buriti
Viva Vitão – Viva Vitão ( 2 minutos)
Cartela CTB – Buriti
Chernobyl 25 anos depois – Greenpeace (6 minutos)
Cartela CTB – Buriti
Light Bulbs – Greenpeace
Cartela CTB – Buriti
Mind Bomb – Greenpeace (55 minutos)
Cartela CTB – Buriti
Anais – Greenpeace (2 minutos)
Cartela CTB – Buriti
The Bottom Line – Greenpeace (8 minutos)
Cartela CTB – Buriti