quarta-feira, 16 de novembro de 2011

15.11.2011

Cerca de 70% dos fumantes dos Estados Unidos dizem querer largar o vício

Relatório do CDC aponta ainda que 52,4% dos fumantes norte-americanos tentaram parar de fumar em 2010

Foto: Divulgação/Discount Cigarette
Segundo estudo, 48,3% dos fumantes que foram atendidos por um profissional de saúde nos EUA, no ano passado, receberam conselhos para deixar de fumar e 31,7% usaram aconselhamento e/ou medicamentos no período

Segundo estudo, 48,3% dos fumantes que foram atendidos por um profissional de saúde nos EUA, no ano passado, receberam conselhos para deixar de fumar e 31,7% usaram aconselhamento e/ou medicamentos no período
A maioria dos adultos fumantes que residem nos Estados Unidos deseja parar de fumar e mais da metade tentou largar o vício em 2010, segundo relatório do Centers for Disease Control and Prevention.
O estudo aponta que 68,8% dos adultos que fumam no país atualmente desejam parar de fumar e 52,4% dos adultos fumantes tentaram parar no ano passado. O relatório diz que 48,3% dos fumantes que procuraram um profissional de saúde no ano passado lembraram-se de ter recebido conselhos para deixar de fumar e 31,7% usaram aconselhamento e/ou medicamentos no período. O uso destes tratamentos eficazes pode chegar a duplicar ou até a triplicar as chances de parar de fumar.
"Mais de dois terços dos fumantes querem parar de fumar e mais da metade tentou parar no ano passado. Os fumantes que tentam parar com seu vício podem dobrar ou triplicar suas chances de sucesso ao obter aconselhamento, remédios, ou ambos. Outras medidas que aumentam a probabilidade de se parar de fumar incluem campanhas contundentes na mídia, políticas 100% livres de fumo, e preços mais elevados para o tabaco", disse o diretor do CDC, Thomas R. Frieden.
Segundo o relatório, tornar os locais de cuidados com a saúde, bem como todos os locais de trabalho e locais públicos livres de fumo oferece aos fumantes um incentivo adicional para ajudá-los a parar. O relatório também aponta que a indústria de cuidados de saúde pode aumentar o número de tentativas bem sucedidas ao oferecer uma cobertura de seguro ampla sem franquia ou co-pagamentos para os tratamentos e serviços para cessar o tabagismo.
O uso do tabaco continua a ser a principal causa evitável de morte e de doenças que incluem o câncer, a doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças pulmonares, nos Estados Unidos. O tabagismo e a exposição à fumaça do tabaco matam cerca de 443 mil americanos por ano. Para cada morte relacionada ao fumo, mais 20 pessoas vivem com uma doença relacionada ao tabagismo. O presidente Obama e sua administração estão empenhados em ajudar os adultos a parar e prevenir as crianças de iniciarem-se no uso do tabaco.