sábado, 23 de março de 2013

Cobertura verde


Cobertura verde



http://www.revistatechne.com.br/engenharia-civil/192/cobertura-verde-cuidados-no-dimensionamento-e-na-montagem-do-279048-1.asp

Cuidados no dimensionamento e na montagem do sistema são fundamentais para evitar transbordamentos e infiltrações na laje



Divulgação: Ecotelhado

Dimensionamento da estrutura
Basicamente, existem dois tipos de cobertura verde: intensivo, que é o sistema de drenagem, o substrato e o jardim, e o extensivo, que além da área verde ainda possui mobiliário e espaços planejados para o uso de pessoas. Independentemente do sistema adotado, a laje deve ser dimensionada para suportar cargas equivalentes ao acúmulo de água e ao peso total do sistema.
Divulgação: Instituto Cidade Jardim
Impermeabilização da laje
Devido à acumulação da água da chuva na cobertura, é importante que, antes da instalação do sistema, a superfície seja bem impermeabilizada. Quanto ao tipo de produto impermeabilizante, a especificação depende do tipo do projeto e da preferência de cada executor. A proteção pode ser feita com manta de polietileno de alta densidade (PEAD), cimento polimérico, manta asfáltica geotêxtil ou com tratamento antirraiz, dependendo do tipo de vegetação.


Divulgação: Remaster

Encontro com a parede
Um dos pontos críticos da instalação dos telhados verdes é a junção das placas com a alvenaria, nos sistemas com reservatório de abastecimento de água. Deve-se aplicar manta asfáltica adesiva no local para evitar que a terra caia no vão inferior.



Divulgação: Instituto Cidade Jardim
Logística dos materiais
As coberturas das edificações são, na maioria das vezes, áreas de difícil acesso. Deve-se prever, no planejamento logístico da obra, os recursos e procedimentos para elevação dos materiais que compõem a cobertura verde. Em muitos casos, o sistema chega ao canteiro paletizado e é transportado por empilhadeiras ou até mesmo guindastes.

Divulgação: Instituto Cidade Jardim
Ralos livres
Entre os erros comuns na instalação de cobertura verde, está a obstrução dos ralos com vegetação ou subtrato. Esses pontos devem estar sempre visíveis para facilitar a drenagem da água e a manutenção do sistema.



Divulgação: Ecotelhado

Distribuição do substrato
Depois que os tubos de irrigação estão instalados e devidamente vedados, pode-se colocar o substrato em toda a extensão da laje. Deve-se evitar a formação de pontos alagados ou lamacentos na cobertura.





Marcelo Scandaroli
Nivelamento das placas 
Nos sistemas de irrigação por capilaridade, as placas elevadas com ajustes rosqueáveis nos pedestais devem ser instaladas com o auxílio de níveis de bolha. Dessa forma, não se criam irregularidades nas juntas, por onde o substrato poderia vazar para o reservatório inferior.
Vedação
Também para evitar vazamentos do substrato, é preciso aplicar selante à base de silicone na junção entre a placa de piso e o tubo de irrigação.

Apoio técnico: João Manuel Feijó, diretor da Ecotelhado, Ricardo Paschoal, engenheiro de produto da Remaster, e Sérgio Rocha, diretor do Instituto Cidade Jardim.