São Paulo - Assim como os seres humanos, os objetos têm uma história de vida. Ela se inicia na extração da matéria prima para fabricação, passa pelo processo de produção, transporte, comercialização, utilização e termina no descarte final do produto, quando julgamos que ele perdeu sua utilidade. 
Todo este processo, chamado de ciclo de vida, é marcado por impactosambientais e sociais,  em maior ou menor escala.
Buscando alertar sobre os efeitos de uma cultura baseada no comprar-usar-descartar, a ONG ambientalista Greenpeace criou um vídeo que mostra o ciclo de vida de um objeto bem comum: a colher de plástico, cuja 'história' resume bem o destino de outros produtos descartáveis.

O vídeo faz uma viagem por todo o planeta mostrando quanto de recurso e energia são usados para criar um produto que é usado apenas uma vez e descartado.
"Esta ideia, obviamente, vai além de uma colher. Trata-se de como nos relacionamos com as coisas que consumimos. É sobre as escolhas que fazemos. Através delas, podemos mudar esse sistema e criar um mundo onde os humanos vivem dentro dos limites da Terra", diz a ONG em seu site no Reino Unido.
"Tudo começa com você e aquela colher. É só lavá-la, reutilizá-la e amá-la", resume a ONG. Confira, no vídeo abaixo (em inglês), a vida e a morte de uma colher de plástico em 2 minutos: