segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Moringa

Conheça a árvore que pode acabar com a fome no mundo (e ainda despoluir a água)


Conheça a árvore que pode acabar com a fome no mundo (e ainda despoluir a água)
04 set 2015
1
38
Se tem uma árvore que você deveria plantar no seu quintal é a moringa. Pelo menos, é o que garantem pesquisadores de todo o mundo. Alvo de estudos em várias partes do planeta, a espécie, originária da Ásia e da África, é apontada como promessa para o combate à fome.
Por quê? Simples! A planta possui alto valor nutritivo. Mesmo! Pesquisas comprovam que a moringa possui:
– sete vezes mais vitamina C do que a laranja;
– quatro vezes mais vitamina A do que a cenoura;
– quatro vezes mais cálcio do que o leite de vaca;
– três vezes mais ferro do que o espinafre;
– e três vezes mais potássio do que a banana.

Ficou impressionado? Pois tem mais: a planta ainda tem, em sua composição, aminoácidos essenciais (aqueles que precisamos ingerir, porque o corpo humano não produz) e possuipropriedades medicinais – que podem curar de dor de estômago a malária.
A moringa é tão poderosa que está conseguindo afastar o fantasma da subnutrição do sul da Etiópia. E não é só isso! A planta ainda é capaz de despoluir a água. Segundo testes de laboratório feitos por pesquisadores do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais, a espécie pode remover até 99% dos resíduos presentes na água.
O segredo está na semente, que contém óleo e proteínas especiais e, quando triturada, gera um pó com propriedades capazes de atrair argila, sedimentos e bactérias. Demais, não? O poder da natureza é, mesmo, impressionante.
E aí? Está esperando o que para plantar uma moringa no quintal de casa?
Foto: Books for Life/Creative Commons

Como são feitas as ciclovias na Holanda


Como são feitas as ciclovias na Holanda


Ao contrário do que se tem visto no Brasil, os holandeses constroem ciclovias inteiras em apenas UM dia, e sem gastar milhões nem causar transtornos demorados no trânsito de ruas movimentadas.
No vídeo abaixo é possível ver como o processo é feito: a ciclovia é feita e uma nova camada de asfalto é aplicada nas ruas, para quem não hajam desníveis perigosos. No dia seguinte carros e bicicletas já circulavam.