domingo, 21 de junho de 2015

Parques de Ribeirão Pires têm problemas de infraestrutura


Nelson Donato 
Especial para o Diário
Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra
Os parques de Ribeirão Pires possibilitam contato com a natureza, mas a infraestrutura deixa a desejar. Com eles o Diário encerra o raio X das áreas verdes da região, já que Rio Grande da Serra não possui nenhuma, embora haja projeto para tal.
O Parque Municipal Milton Marinho de Moraes, conhecido como Camping, fica às margens da Represa Billings. Lá é possível relaxar na bela Praça das Bromélias, com muitas flores que têm efeito calmante em quem passa um tempo ali.

Em Destaque

As grandes árvores também são determinantes para o visual e a identidade do local. A capinação e poda estão em dia, inclusive, equipe realizava o serviço durante a visita da equipe do Diário.
Apesar dos pontos positivos, a área possui problemas. Muitos bancos estão quebrados. A trilha está esburacada e as lixeiras estão enferrujadas.
Os banheiros, apesar de limpos, têm torneiras danificadas, mesma situação das redes e alambrados das quadras, que estão em estado deplorável. O vandalismo se faz presente e há muitas pichações. Na entrada, portal foi alvo dos vândalos, que também depredaram as paredes de um quiosque.
O músico Noel Bastos, 26 anos, conta que adora o espaço, mas que a falta de infraestrutura prejudica o passeio. “Falta uma lanchonete aqui para comprar pelo menos água. Também precisa ter mais manutenção e acredito que ainda poderia haver aulas de educação ambiental, seria um espaço perfeito para isso”, sugere.
Pérola da Serra tem vários sinais de completo abandono
O Parque Municipal Pérola da Serra tem condições preocupantes. A bela área verde, lar de muitas espécies de árvores e flores, sofre com a falta de cuidado do poder público.
Muitos bancos estão enferrujados e quebrados. O mato necessita de capinação em diversos pontos, principalmente na parte inferior do terreno.
O Jardim Sensorial está abandonado e poucas espécies ilustradas nas placas de identificação estão plantadas. As estreitas escadarias de pedra estão cobertas por limo e faltam várias lâmpadas nas luminárias, que estão enferrujadas.
Uma grande ponte de madeira que liga duas áreas do parque está interditada. A estrutura possui diversos buracos no piso e, em alguns pontos, não tem proteção. Segundo funcionários do parque, a interdição faz parte de projeto de revitalização que está em andamento.
Segundo a operadora de telemarketing Camila Passos Claudino, 24 anos, o parque já viveu dias melhores. “Trabalhei aqui por um tempo e era mais bem cuidado.”  

Árvore cai e derruba muro do cemitério da Consolação. Não houve vítimas.

Haddad troca comando de Meio Ambiente para agradar base aliada


Prefeito de São Paulo dá posse a secretário indicado pelo PR. Mudança na prefeitura é a segunda em uma semana

 
    
 postado em 15/06/2015 14:01 / atualizado em 15/06/2015 15:05
 Agência Estado
Fernando Pereira/ Secom/ PMSP

Dando continuidade à troca de nomes no primeiro escalão municipal para atender os partidos da base aliada, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, deu posse nesta segunda-feira ao novo secretário municipal de Meio Ambiente. O presidente estadual do PR, José Tadeu Candelária, assume a pasta após uma "reconfiguração de forças na Câmara", nas palavras do prefeito.

A posse se deu sob o olhar do ministro dos Transportes, Antônio Carlos Rodrigues, responsável pela indicação e principal nome do PR no Estado. "(A escolha) foi feita de comum acordo com o ministro Antônio Carlos Rodrigues. Ele me foi apresentado e acho que está a altura do cargo", justificou o prefeito. No discurso da cerimônia de posse, Haddad saudou o PR e disse que o partido será peça fundamental na administração municipal.

O PR foi aliado do PT na campanha de Alexandre Padilha em 2014 - quando o próprio Candelária foi o 1º suplente de Eduardo Suplicy - e é um potencial aliado de Haddad na disputa pela reeleição em 2016.

Responsável pela indicação, o ministro dos Transportes falou em discurso sobre a "determinação do partido" em integrar a administração petista em São Paulo. "Essa posse é muito importante para todos nós do PR, representa a determinação de nosso partido em integrar e apoiar o governo de Fernando Haddad".

Haddad justificou a troca do arquiteto Wanderley Meira do Nascimento por Candelária falando da preocupação da Prefeitura em evitar obstruções dos vereadores em projetos da administração municipal. "Estamos fazendo um governo de coalizão que busca corresponsabilidade dos partidos da base de apoio. Nessa direção eu preciso tomar providências para garantir o nosso projeto continue avançando na Câmara, como está".

A posse de José Tadeu Candelária é a segunda em menos de uma semana na prefeitura. Na última sexta, o ex-líder sindical Luiz Antônio Medeiros, filiado ao PDT, assumiu a Secretaria das Subprefeituras.