quinta-feira, 14 de maio de 2015

Instalação do primeiro ossário comunitário sustentável






14/05/2015 14h46

Instalação do primeiro ossário comunitário sustentável

cemitério Campo Grande

Imagem do post

O cemitério Campo Grande, zona sul da capital, recebeu, no último dia 9 de maio, o primeiro ossário comunitário sustentável para abrigar ossos exumados, o outro será instalado no próximo dia 19 de maio. Tendo em vista que a necrópole não tem mais espaço físico para armazenamento ou construção de ossário comunitário em concreto armado ou em alvenaria, os dois ossários comunitários sustentáveis terão capacidade para acomodar, aproximadamente, 7.000 ossadas, sendo que cada contêiner metálico tem 6 metros de comprimento, 2,44m de largura e 2,60m altura.
A superlotação dos ossários comunitários em concreto armado de todos os cemitérios ocorre por conta de que mais de setenta mil pessoas são sepultadas anualmente e, passados três anos, os corpos devem ser exumados, conforme previsto por lei. Entretanto, grande parte dos familiares não procura a administração para formalizar a exumação, seja para cremação ou para contratação de ossário individual, etapa que findaria o processo biológico. Assim, os corpos são exumados e seguem, com identificação, para os ossários comunitários, à medida que precisam ser liberadas as quadras para novos sepultamentos.
O ossário comunitário proposto é sustentável porque ele é transportável, mais rápido para se instalar, o material é reciclável, é mais econômico com relação ao ossário convencional, além de estar aterrado contra as descargas atmosféricas, possui maior iluminação e ventilação, portanto o ambiente interno é mais salubre e integra à paisagem verde do cemitério. A instalação de ossário comunitário sustentável se estenderá para outros cemitérios, assim como projeto paisagístico será adotado para os mesmos, visando integrá-lo ao cenário local. A medida inédita compõe o plano da gestão de encontrar soluções sustentáveis para os cemitérios municipais, tornando esses locais cada vez mais convidativos para a apropriação da população do entorno para uso desses espaços como parques, uma vez que agora integram o sistema de áreas verdes da cidade de São Paulo.

autor do projeto: Fred Okabayashi