segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

reaproveitar a água da máquina de lavar roupa

4 sistemas para reaproveitar a água da máquina de lavar roupa
09 de Janeiro de 2015 • Atualizado às 15h12


Em tempos de estiagem e crise hídrica, que afetam principalmente a região sudeste do Brasil, economizar é palavra de ordem. A máquina de lavar roupas é um dos aparelhos que mais consomem e desperdiçam água em uma residência. Diante disso, o CicloVivo separou quatro vídeos de sistemas simples criados por cidadãos comuns para reaproveitar a água da lavagem e impedir que muita água seja descartada ainda em condições de uso.
A primeira ideia foi concebida pela paulista Rosana Gaviglia. O vídeo de sua própria autoria foi publicado no Facebook e já tem mais de dois milhões de visualizações. O sistema é bastante prático e facilita o reuso da água para a próxima lavagem ou para a limpeza de quintais, calçadas e rega de plantas.

A segunda sugestão foi colocada em prática por Dirlei Bodine, que investiu R$ 230 em um sistema facilmente replicável em qualquer local. Não é necessário ter muito espaço e o retorno do investimento é rápido, visto a economia que ele proporciona.

A terceira opção para o reaproveitamento da água usada no enxágue da máquina foi demonstrada por José Diniz Tavares de Lira. O diferencial deste para os outros projetos é que a água mais suja, do primeiro enxágue vai para um recipiente diferente. Assim sendo, a água residual do segundo enxágue, que é muito mais limpa, é armazenada em um galão e pode ser usada novamente para a lavagem.
O quarto exemplo foi feito por Paulo de Jesus. Por ter dois cachorros, ele sempre se via obrigado a lavar o quintal. Com o reaproveitamento da água da máquina de lavar roupas, ele evita o uso de água limpa e potável para esta higienização. Além disso, o auge de sua ideia é o uso duplo do tambor, que também está conectado à calha da casa. Assim, quando chove o recurso permanece guardado no recipiente para uso posterior.
Redação CicloVivo