quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Transformar dejetos humanos que normalmente são desperdiçados em água potável e eletricidade

Bill Gates apresenta máquina que transforma lixo em água potável

Por Redação Olhar Digital - em 06/01/2015 às 14h17
Avaliação:
Avaliar:

  • Bill Gates
  • Ciência
  • Microsoft
  • Saúde


 Share122 

Bill Gates parece determinado a salvar a humanidade de si mesma. Em sua mais nova empreitada filantrópica, o fundador da Microsoft pretende transformar dejetos humanos que normalmente são desperdiçados em água potável e eletricidade.
Através da Bill and Melinda Gates Foundation, o executivo desafiou alguns pesquisadores universitários a desenvolver soluções para o que pretendia, então ele se uniu a Peter Janicki e os dois deram vida ao Janicki Bioenergy Omniprocessor.

A máquina recolhe quantidades enormes de dejetos e reaproveita tudo num processo que dura alguns instantes. Em um vídeo demonstrativo é possível ver Gates beber um copo com água que cinco minutos antes era lixo.




O potencial do JBO é grande. Com o material produzido em uma comunidade de 100 mil pessoas, a máquina libera 86 mil litros de água e 250kw de eletricidade diariamente. E esses padrões podem ser reajustados para lugares mais ou menos populosos.
Com isso, Gates quer não apenas criar um sistema de reuso, mas também diminuir os gastos em países em desenvolvimento (porque sistemas de saneamento custam muito e, na maioria dos casos, não são totalmente eficientes) e melhorar a saúde desses lugares, uma vez que boa parte das doenças é causada pelo consumo de água suja.
Até o final do ano, Janicki levará o Omniprocessor a Dakar, no Senegal, para testar o recurso e descobrir suas potenciais falhas, além da possibilidade de entender se é possível controlá-lo a distância.

Jogo sobre sustentabilidade para crianças

06/01/2015 18h37 - Atualizado em 07/01/2015 11h01

Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças

http://g1.globo.com/sp/vale-do-paraiba-regiao/noticia/2015/01/alunos-da-unitau-criam-jogo-sobre-sustentabilidade-para-criancas.html

No jogo, as crianças se divertem passeando por cômodos de uma casa.
Para conquistar pontos, jogadores devem optar pela escolha sustentável.

Do G1 Vale do Paraíba e Região (*)
Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças (Foto: Divulgação)Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças. (Foto: Divulgação)
Com o objetivo de ensinar hábitos sustentáveis para crianças, dois estudantes da Universidade de Taubaté (Unitau) criaram um jogo educativo para computador que diverte e educa crianças. O objetivo da ferramenta é mostrar de maneira divertida a importância das escolhas sustentáveis para o meio ambiente.
A ideia de criar esse "mundo virtual" veio do estudante Alan César de Oliveira, de 24 anos, e da Flávia Nogueira Costa, de 26 anos, durante o projeto de conclusão do curso de engenharia de computação. "Decidimos criar o jogo, o tema veio logo depois em uma conversa com o professor. Sustentabilidade é um tema bem amplo e sentimos falta no mercado desse assunto direcionado às crianças", afirmou Alan de Oliveira.
No jogo, as crianças se divertem passeando por cômodos como o quarto, banheiro, sala e cozinha. Em cada fase, a criança se depara com situações do cotidiano e precisam optar pela prática mais adequada, como o banho mais rápido e a economia de água ao escovar os dentes. As situações vivenciadas e as escolhas da personagem determinarão seu futuro no game.
Alunos da Unitau criam jogo sobre sustentabilidade para crianças (Foto: Divulgação)
No jogo, crianças devem escolher a opção mais
sustentável. (Foto: Divulgação)
"O jogo tem quatro fases, em uma delas, na cozinha, a criança se depara com uma pia cheia de louças e precisa escolher uma das três opções de ações, sendo que uma delas é a mais sustentável e a correta", conta o estudante. O jogo "Vida Sustentável" também aborda assuntos como desperdício de recursos naturais, coleta seletiva e reciclagem.
Testes
Como ainda não está no mercado, uma fase de testes foi realizada com cerca de dez crianças com idade entre 8 e 14 anos. "A aceitação foi ótima, as crianças gostaram do jogo e conseguiram absorver bem o conteúdo do jogo", disse. Para medir o conhecimento adquirido, a dupla disponibilizou um questionário antes e depois da brincadeira, com perguntas direcionados ao tema sustentabilidade.

Para o futuro, os estudantes planejam disponibilizar o jogo online gratuitamente até maio de 2015 e realizar um novo testes com crianças em outra escola. Além de criar novas fases e expandir o jogo em versões mais simples para celular. "O projeto completo constitui em mais fases, mas estamos utilizando essa versão mais simples para testar. Nosso foco agora é terminar o projeto para computador e já disponibilizar para download", afirmou.
(*) Colaborou: Ana Paula Cunha